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Sistema CMS - Content Management System, ou popularmente conhecido como Gerenciador de conteúdo, é uma plataforma para gerenciar, publicar, atualizar e armazenar conteúdos de um site ou portal web.
O primeiro CMS surgiu em 1997, com o intuito de facilitar e agilizar o trabalho dos criadores de conteúdo, de uma forma que o gerenciamento de várias páginas e conteúdo ficassem centralizados em um único lugar. Mas e como ele funciona? Quais suas características? Neste artigo você encontrará essas respostas!
Como funciona um CMS?
Antes de falar sobre o funcionamento de um CMS, vamos imaginar que você trabalha em um portal de notícias, onde todo dia tem notícias novas para serem publicadas. Todo dia você vai precisar criar uma estrutura complexa, criar páginas do zero, utilizando linguagem de programação como HTML, PHP, Javascript, entre outras. Seria um trabalhão e tanto, não é mesmo? Sem falar do alto custo que isso teria para a empresa. Mas e se todo esse processo se tornasse algo fácil de fazer, sem ter a necessidade de saber linguagem de programação? Assim funciona um Sistema CMS.
Um CMS “pula” toda essa parte complexa da criação de um site ou página, sem precisar escrever códigos de front ou back-end. Você vai conseguir criar páginas inteiras através de templates prontos, adicionar vídeos, imagens, textos, tudo de forma fácil, sem precisar criar nada do zero. O uso de CMS é tão simples que permite que a equipe foque mais na estratégia e menos na parte operacional.
Quais as características de um CMS?
As principais características de um Sistema de Gestão de Conteúdo são:
- Interface amigável e acessível;
- Ferramentas de arrastar e soltar para modificar páginas;
- Criação e publicação de páginas web;
- Atualização e edição de textos;
- Gerenciamento de conteúdo para vários canais;
- Bibliotecas de armazenamento de mídia;
- Histórico de versões para restaurar alterações anteriores;
- Controle de acesso por níveis;
- Painel de administração;
- URLs amigáveis para SEO;
- Integração com outros softwares;
- Escalabilidade.
O que é preciso para adotar um CMS?
O primeiro passo para adotar um CMS na sua empresa é, entender as suas necessidades e ver quais CMS disponíveis no mercado irão atender às suas necessidades. Vale conhecer também plataformas DXP que possuem CMS integrado e tem funcionalidades que vão além de só gerenciamento de conteúdo.
Após identificar a plataforma ideal para sua empresa, é preciso definir e contratar uma empresa de hospedagem de site, onde será a instalação e hospedagem do seu CMS. Também é preciso ter um provedor de hospedagem que seja compatível com a plataforma escolhida. Feito isso, você precisa escolher qual será o domínio do seu site e depois fazer a instalação do seu CMS. Depois, é só acessar a sua plataforma e iniciar os trabalhos.
Saber como funciona um sistema CMS, suas características e como adotar, permite que você tenha as informações necessárias para saber o que é melhor para a sua empresa. O uso de um sistema CMS permite que empresas, independente do tamanho, estejam presentes no mercado digital, garantindo crescimento do alcance da marca.