Customer Data Platform

Você vai ler sobre:

  1. O que é Customer Data Platform?
  2. Como uma CDP ajuda na gestão da experiência dos clientes?

Já não é mais novidade que a experiência do cliente é hoje um fator determinante para as ambições de um negócio. Com os consumidores cada vez mais exigentes e munidos de informações, oferecer experiências personalizadas é imprescindível para que uma organização tenha sucesso em sua jornada. Neste sentido, para que as empresas consigam oferecer experiências ricas e engajadoras para seus usuários é fundamental que ela conte com uma Customer Data Platform. Quer saber por quê? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Aqui no blog, já falamos sobre como não há mais espaços para achismos. Ou seja, para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado é fundamental que suas decisões sejam baseadas em dados. É dessa forma que uma CDP pode ajudar sua empresa.

O que é Customer Data Platform? 

O futuro do marketing está nos dados. Essa frase pode gerar certas discussões. Mas, há quem vá além, considerando os dados o novo petróleo do mercado. Essas afirmações por si só já mostram como nos dias atuais a coleta, o cruzamento e armazenamento de dados são essenciais para o sucesso de uma organização. De fato, hoje os dados são fundamentais para um negócio. As empresas que desejam oferecer uma experiência personalizada e rica para seus clientes, o que é fundamental para se manter competitivo no mercado, precisam ter uma cultura data-driven.

Mas você deve estar se perguntando, com tantos dados disponíveis, como facilitar o acesso a eles? Como proteger tantos dados? Como unificar tantas informações em um só sistema? A resposta é simples, com uma CDP! CDP, sigla para Customer Data Platform, é um software que permite um maior controle das informações disponíveis acerca do seu consumidor, em tempo real, em um único local, unificando e tornando acessíveis as informações de diversos tipos e fontes. Em outras palavras, podemos definir CDP como uma plataforma que armazena, conecta e unifica todas os dados de seus clientes, para fornecer uma visão abrangente e atualizada dos consumidores.

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Não deve ser novidade para ninguém que conhecer a fundo o cliente é importante para qualquer organização. Fica cada vez mais evidente que hoje entender os anseios dos seus consumidores é inevitável. Isso acontece porque os clientes de hoje simplesmente supõem que sua empresa sabe - e se lembra - quem eles são, o que fizeram e o que querem, o tempo todo e em todos os canais. Mas os clientes não sabem ou se preocupam com esses desafios. Se você não atender às expectativas deles, eles assumirão que você não se importa com eles e levarão os negócios para outra pessoa que eles acreditem que os tratará melhor. Se essas outras empresas realmente lhes proporcionam uma experiência melhor você terá que lutar duas vezes mais para recuperá-las. Não é de admirar que tantos profissionais de marketing tenham feito da experiência unificada do cliente sua maior prioridade.

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Como uma CDP ajuda na gestão da experiência dos clientes?

Bom, entendido o que é uma CDP fica fácil descobrir o grande potencial que a ferramenta pode trazer para sua empresa, não é mesmo. Falando sobre a gestão experiência do cliente, a plataforma torna-se um ponto ainda mais crítico. As empresas que desejam oferecer experiências altamente personalizadas, sabem que não é fácil reunir e agir com base em informações unificadas dos clientes. De fato, apenas algumas empresas conseguiram uma integração completa. Por isso, uma CDP é imprescindível para o sucesso das ações de Customer Experience.

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Segundo Kishnan Nedungadi, CTO da Lumis, uma Plataforma de dados de clientes é peça chave para as áreas de negócio. “Através de um CDP áreas de negócios vão ter a facilidade de analisar, em tempo real, as jornadas dos seus clientes num nível individual, com acesso aos dados granular e omnichannel. Um Digital Experience Platform (DXP) deve conseguir utilizar o CDP para segmentar usuários e gerar experiências personalizados baseado nos seus comportamentos.”, conta Kishnan.

Como vimos, manter uma CDP como parte da gestão da experiência dos seus clientes é fundamental. A plataforma possui uma série de recursos, que trarão diversos benefícios para quem possui uma Plataforma de Experiência Digital. Para ficar mais claro, abaixo listamos alguns desses benefícios, confira:

Como vimos, contar com uma CDP traz uma série de benefícios para a gestão da experiência do cliente. Uma Plataforma de Dados do Cliente (CDP) é um componente importante de uma plataforma de experiência digital (DXP). Ainda que nem toda Plataforma de Dados seja utilizada para a gestão da experiência do cliente. As plataformas de Experiência Digital, que conta com recursos de uma CDP, tendem a ser muito mais eficientes. Isso porque, a ferramenta consolida e integra fontes dados de diferentes pontos de contato em um único repositório. O que facilita o conhecimento do seu público, a segmentação de usuários, a análises de informações e até a criação de automações de marketing. 

Portanto, contar com uma plataforma de dados dos clientes é essencial para as ambições das empresas que desejam melhorar a experiência dos seus clientes. Muito tem se falado sobre a importância de oferecer experiências cada vez mais personalizadas e engajadoras para os consumidores. E para chegar a este objetivo seu cliente deve ser ponto central do seu negócio. Para isso, é fundamental conhecê-lo, e é exatamente dessa forma que uma CDP pode ajudar sua empresa.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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