Você vai ler sobre:
- Para que servem as ferramentas de analytics?
- Como as ferramentas de Analytics podem ajudar no Ecommerce?
Como já falamos no blog, entender o comportamento do usuário é fundamental para oferecer boas experiências a seus clientes. Mas além disso, entender a fundo as necessidades do consumidor é um passo imprescindível para conseguir vender mais, ainda mais quando falamos de negócios virtuais onde o consumidor deseja, sempre que possível, resolver tudo sozinho.
Nesse sentido, contar com ferramentas de Analytics é um passo fundamental para empresas que desejam melhorar seu comércio eletrônico. Quer entender mais sobre a importância do Analytics no Ecommerce? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos nesse post.
Para que servem as ferramentas de analytics?
Antes de mostrar como as ferramentas de Analytics podem ajudar o Ecommerce da sua empresa é preciso que você entenda exatamente o que são e para que elas servem. Nesse sentido, posso te dizer que essas ferramentas são uma espécie de mecanismo para coletar, analisar e monitorar tudo que os usuários fazem dentro dos canais digitais.
Ou seja, é uma ferramenta estratégica que as empresas utilizam para entender o comportamento digital do consumidor. Para que assim, possam basear suas decisões em dados concretos, o que com a grande transformação digital vivida pelas organizações, é um passo imprescindível para se ter sucesso.
Aqui no blog, já comentamos algumas vezes como possuir uma cultura orientada a dados é cada vez mais necessário. Quando falamos isso, é no sentido de querer mostrar que em um mercado tão competitivo, como o que vivemos, não há mais espaços para achismos. As ferramentas de Analytics são peças chaves nesse processo, com elas uma marca consegue ter acesso a uma imensidão de dados, que resultarão em insights significativos para aumentar a satisfação dos consumidores.
Ou seja, implementando uma cultura data-driven sua empresa estará continuamente procurando as perguntas certas que ajudarão a refinar suas estratégias e buscando ferramentas de análise de marketing digital para fornecer essas respostas. Com as ferramentas de analytics sua empresa terá, por exemplo, acessos a informações dos usuários como:
- O modo como eles chegam até o seu site;
- Como eles interagem com seus canais digitais;
- O que buscam dentro das suas páginas;
- Quais páginas visualizaram;
- Quanto tempo permanecem dentro de seu site;
- E muito mais.
Como as ferramentas de Analytics podem ajudar no Ecommerce?
Bom, agora que você já sabe exatamente para que serve as ferramentas de analytics, fica mais fácil de entender como ela poderá ajudar o comércio eletrônico da sua marca. É preciso ter em mente que quando falamos de um Ecommerce, diferente de uma loja física, não é possível observar como o consumidor se comporta dentro da loja, portanto o entendimento das necessidades do indivíduo se tornam mais difícil. Nada que não possa ser acompanhado! Aliás, é exatamente dessa forma que uma ferramenta de analytics pode te ajudar.
Com os recursos disponíveis na plataforma, sua empresa conseguirá entender perfeitamente tudo que um usuário faz dentro dos seus canais digitais. Ou seja, o analytics fornece acesso a informações importantes, como taxa de conversão, taxa de rejeição, o que seus usuários estão buscando e muito mais. Além disso, a ferramenta possibilita que você conheça a fundo quem é seu consumidor, com dados detalhados sobre o perfil do usuário, como idade e sexo, localização, etc. Algo fundamental para as empresas que desejam oferecer uma experiência personalizada, que atenda exatamente às expectativas do cliente.
Como vimos, as ferramentas de analytics são extremamente valiosas nos dias atuais. Mas você deve estar se questionando quais são os benefícios práticos que o uso delas pode trazer para seu ecommerce, não é mesmo? Pensando nisso, listamos abaixo os principais pontos que no qual ela vai ajudar seu negócio, confira:
- Identificação de possíveis problemas:
As ferramentas de Analytics podem ser uma excelente fonte para descobrir possíveis falhas ou gargalos que possam existir nas suas jornadas. Alguns recursos disponíveis nas ferramentas permitem descobrir onde há uma taxa de rejeição grande. Logo, pontos de melhorias onde as organizações podem se concentrar para tornar a experiência do usuário mais satisfatória.
- Conhecimento do seu público:
Outro ponto chave que as ferramentas de Analytics ajudam a solucionar é no conhecimento e entendimento dos seus usuários. Como falamos para que as empresas consigam realizar a gestão da experiência do cliente é fundamental saber quem é o seu público. As ferramentas de Analytics possuem recursos como dados demográficos, que possibilitam à marca conhecer a fundo seu público.
- Geração de insights:
As ferramentas de Analytics também podem ser uma excelente fonte de insights para seu negócio. Isso porque, a maioria delas contam com métricas que permitem que a empresa saiba exatamente o que seus usuários estão buscando em seus canais digitais. Ou seja, é possível tirar importantes insights, sobre produtos, serviços ou conteúdos que seus usuários estão buscando, mas você (pelo menos ainda) não possui.
- Tomada de decisões assertivas:
Outro grande benefício alcançado com as ferramentas de Analytics é na tomada de decisões mais assertivas. Como mostramos acima, hoje no mercado não há mais espaço para achismos. Portanto, coletar, medir e analisar o que acontece dentro dos seus canais digitais é um passo fundamental para tomar decisões efetivas, que realmente atendam às necessidades dos consumidores.
- Melhoria na experiência do usuário:
Esse conjunto de benefícios listados acima, proporcionam a principal vantagem que as ferramentas de Analytics podem trazer para seu negócio. Que é a possibilidade de oferecer experiências digitais cada vez mais ricas, personalizadas e engajadoras para os seus usuários.
Bom, como vimos, adotar uma cultura data-driven é um ato essencial para empresas modernas, que desejam se destacar no mercado. Quando essas empresas possuem negócios online, o que é praticamente uma necessidade no mundo atual, contar com dados para tomada de decisões se torna ainda mais importante.
Por isso, investir em ferramentas que tenham como função coletar, analisar e entender o comportamento do usuário é imprescindível para melhorar a experiência dos usuários e aumentar os resultados do seu negócio.