Você vai ler sobre:
- Como as DXPs funcionam?
- Como as DXPs ajudam empresas em processo de transformação digital?
- Quais são as tendências para o uso de DXP para 2023?
A adoção de plataformas DXP vem se mostrando um importante diferencial para empresas que buscam adequar-se à realidade de transformação digital que vivenciamos.
Com recursos fundamentais para aproveitar o máximo do potencial que as redes digitais proporcionam, essas plataformas são um investimento facilmente encontrado em pequenas, médias e grandes empresas de diferentes segmentos.
Se você ainda não está familiarizado com as DXPs, mas procura formas de aprimorar a gestão da experiência digital obtida pelos seus clientes, fique tranquilo!
Neste conteúdo, explicamos como as DXPs funcionam, como elas ajudam empresas em processo de transformação digital e quais as tendências para o uso das plataformas DXP em 2023. Confira!
Como as DXPs funcionam?
Se você não sabe o que é são as plataformas DXP (Digital Experience Platforms, ou Plataformas de Experiência Digital), basta compreender que o termo é utilizado para se referir a sistemas que reúnem e integram as ferramentas tecnológicas essenciais para o desenvolvimento de soluções completas para a experiência digital dos usuários.
Basicamente, são sistemas que permitem o gerenciamento completo das experiências, desde o conteúdo publicado até a obtenção de dados, monitoramento de métricas e geração de relatórios.
Assim, além de contribuir para a gestão do relacionamento e interação com os clientes, as DXPs são voltadas para a criação de experiências omnichannel, uma das tendências mais importantes em experiência digital dos clientes.
Podemos resumir o papel desempenhado pelas DPXs pelas funcionalidades que destacamos a seguir!
Recursos para toda a jornada do cliente
As DXPs se caracterizam por oferecer ferramentas e soluções que contemplam todos os pontos de interação entre clientes e empresa, possibilitando, portanto, a otimização de toda a jornada do cliente.
As funcionalidades disponíveis ainda favorecem a concentração e filtragem de dados, utilizados, posteriormente, para a geração de relatórios e produção de insights que vão favorecer a entrega de conteúdos mais direcionados e personalizados para segmentos específicos do seu público.
Ferramentas integradas de forma estruturada
Uma das características mais importantes, que diferencia as DXPs de outras plataformas de gestão, é a sua capacidade de se integrar a diferentes sistemas normalmente adotados pelas empresas.
Assim, para contratar e implementar uma DXP, as empresas não precisam se preocupar com relação à integração de dados e informações de um sistema para outro, seja ele um CRM, um ERP, um PIM etc.
Frameworks voltados para escalabilidade
Atentas a necessidade de manter uma estrutura que não só permite, mas também ajuda a escalabilidade, as plataformas DXP são desenvolvidas pensando em sua capacidade de receber novas integrações e combinar seus recursos com outras tecnologias.
Logo, mesmo que a empresa passe por um crescimento exponencial, uma plataforma DXP será capaz de acompanhar essa evolução sem a necessidade de se contratar novas extensões DXP e integrações além das já utilizadas.
Como as DXPs ajudam empresas em processo de transformação digital?
O processo de transformação digital se tornou uma necessidade para empresas que desejam se projetar para o mercado ou se manter atualizadas e relevantes perante às novas práticas estabelecidas.
Mas, para isso, apenas manter uma presença digital, sem o uso de ferramentas adequadas para integrar as ferramentas e experiências nos diferentes canais utilizados não é mais o suficiente.
É aí que as DXPs cumprem um papel diferencial para o sucesso das empresas.
Para assegurar maior flexibilidade para as empresas moldarem as experiências dos clientes com base em informações, dados e integração, as DXPs ainda se baseiam em cinco princípios fundamentais para o aprimoramento das experiências digitais proporcionadas:
- Interfaces que combinam soluções front-end e back-end ― Dados obtidos na ponta dos clientes são automaticamente processados para promover mudanças no front-end e vice-versa;
- Transição de legado para novos sistemas ― Muitas empresas têm dificuldades em modernizar suas práticas por estarem apoiadas em softwares antigos e desatualizados. Porém, com uma DXP de arquitetura flexível, implementar e integrar novas soluções de softwares ou microsserviços podem ser implementadas sem dificuldades, grandes paralisações, ou perda de informações;
- Preparação para o omnichannel ― As experiências omnichannel vem determinando o futuro da gestão tecnológica e de experiência digital em empresas. Nesse sentido, as DXPs permitem a construção de todos os canais digitais em uma única plataforma, facilitando a conectividade entre eles, sem que o usuário tenha perda de informações;
- Visão global dos pontos de contato ― Para garantir maior assertividade e eficiência na gestão das informações e dados relativos aos clientes, as DXPs possibilitam o controle detalhado e analítico de todos os pontos pelos quais visitantes entram em contato com a empresa, permitindo, assim, uma visão completa da jornada, baseada em dados quantificáveis e verificáveis;
- Abertura à informação e unificação de silos ― Para completar o processo de transformação digital é necessário que os gestores tenham acesso a informações unificadas, possibilitando o compartilhamento de informações de todos os níveis com qualquer departamento.
Quais são as tendências para o uso de DXP para 2023?
O uso de plataformas DXP é uma tendência que deve se estabelecer de forma ainda mais forte em 2023.
Então, para concluir este conteúdo, confira a seguir as principais tendências para o uso de DXPs em 2023!
Suporte para estratégias longo prazo
Embora também sejam ferramentas indicadas para aprimoramentos e reestruturações no curto e médio prazo, as DXPs cumprem uma importante função de planejamento a longo prazo, ajudando as empresas a planejarem o futuro conforme as bases estabelecidas pelas práticas já instituídas na empresa.
Ou seja, mesmo que se precise adotar novas tecnologias e ferramentas, as DXPs são preparadas para se integrar e contribuir para a evolução das estratégias.
Mais agilidade no atendimento das expectativas criadas
Um dos aspectos mais cruciais para o sucesso de empreendimentos no contexto de transformação digital é a sua capacidade de adaptação e agilidade para atender às expectativas criadas pelos clientes.
Como é da natureza dos tempos atuais, essas expectativas mudam rapidamente, podendo surgir demandas completamente novas em um curto período.
Logo, quanto mais rápido as expectativas forem atendidas por mudanças internas promovidas no negócio, mais respaldo a empresa terá por parte dos clientes, investidores e colaboradores.
Para atender a essas tendências, as DXPs contam com funcionalidades simples e flexíveis, facilmente adaptáveis às condições impostas pelo comportamento dos clientes.
Abertura à inovação
A abertura à inovação é uma necessidade à qual as empresas precisam se adaptar para se manterem competitivas no médio e longo prazo. E é justamente para não engessar as mudanças que se fazem necessárias que as DXPs são ferramentas com alta flexibilidade de integração.
Porém, é preciso ficar atento, já que nem todas as plataformas DXP contam com a flexibilidade necessária para realizar as integrações que podem se fazer necessárias no futuro.
Por isso, antes de escolher uma DXP, recomendamos que você procure mais informações para encontrar a plataforma que melhor se adequa às suas necessidades. Então, aproveite e continue reunindo informações com nosso conteúdo: Do CMS a DXP: a evolução dos sistemas de gerenciamento de conteúdo