Você vai ler sobre:
- O que são ferramentas de Analytics?
- Por que as ferramentas de analytics são importantes para experiência do usuário?
Aqui no blog buscamos sempre demonstrar como a experiência que um cliente recebe é um fator determinante para sua satisfação. É por isso que nos dias de hoje uma das principais preocupações (se não a maior) das organizações é oferecer boas experiências para os consumidores. Para fazer isso é preciso deixar achismos de lado e tomar decisões sempre baseadas em dados.
Por isso, coletar, analisar e medir o comportamento dos usuários é tão importante para as empresas. E é dessa forma que as ferramentas de Analytics podem ajudar. Quer saber mais como essas ferramentas podem auxiliar na melhoria da experiência dos seus usuários? Então siga conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
O que são ferramentas de Analytics?
Você sabia que 75% dos usuários de smartphones abandonam os sites que não são responsivos? Esse número mostra como as empresas precisam se preocupar com a experiência que os usuários de smartphones recebem. Mas como que é feito esse cálculo? Como as empresas conseguem descobrir que os usuários estão abandonando seus sites por determinado motivo? Como fazer essa análise? É para isso que servem as ferramentas de Analytics!
Podemos definir essas ferramentas como o mecanismo para coletar, analisar e monitorar o que os usuários fazem dentro dos canais digitais. Ou seja, é uma estratégia que as empresas utilizam para entender o comportamento digital do consumidor. Para que dessa forma elas possam basear suas decisões em dados concretos e que resultem em uma melhoria na experiência digital dos seus clientes.
Portanto, podemos dizer que as ferramentas de Analytics tem o objetivo de responder algumas perguntas que são essenciais para que as empresas conheçam seu público. Como por exemplo: quantos usuários acessam seu site, quais as páginas mais acessadas, quanto tempo eles permanecem no canal, por onde eles chegam, entre outras.
As respostas dessas perguntas são essenciais para a área de marketing de uma empresa. Que com a transformação digital, necessitam estar sempre otimizando seus canais digitais para oferecer jornadas cada vez mais relevantes e experiências mais engajadoras.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Segment, 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal. Ou seja, os usuários estão cada vez mais em busca de conteúdos personalizados, que atendam exatamente suas necessidades. Por isso, conhecer bem seu cliente é essencial. É através desse conhecimento que as empresas podem traçar estratégias de marketing de maneira mais inteligente e a favor dos interesses dos consumidores. E além disso, fornecer uma experiência cada vez mais personalizada e unificada.
Por que as ferramentas de analytics são importantes para experiência do usuário?
Como consumidor, você já deve ter parado para pensar em como as empresas parecem nos conhecer de verdade. Parece que estamos sendo ouvidos a todo momento, não é mesmo? De fato, estamos! Hoje, as empresas que desejam oferecer boas experiências, devem monitorar todos os passos dos consumidores. Esse acompanhamento é indispensável para conhecer e atender seus anseios.
Isso é, a maneira como os consumidores interagem com uma marca, e os caminhos que eles percorrem dentro dos canais digitais, são peças chaves para que as organizações possam otimizar os seus canais, aumentando a satisfação do consumidor, o que consequentemente gera um aumento nos seus resultados e ganhos para o negócio.
Como falamos, vivemos em um mundo em que os achismos devem sempre ser deixados de lado. Já comentamos aqui no blog, por exemplo, como hoje possuir uma cultura data-driven é imprescindível para o sucesso das organizações. Quando falamos em melhorar a experiência dos usuários, esses dados são ainda mais importantes. É através deles que as empresas terão conhecimento do seu público e saberam como agir para oferecer melhores experiências.
Você deve estar se perguntando como na prática essas ferramentas podem ser úteis, não é mesmo? Pensando nisso, listamos abaixo os principais benefícios que a coleta, medição e análise do comportamento dos seus usuários podem trazer para suas ações de Customer Experience, confira:
- Identificação de problemas:
As ferramentas de Analytics são ótimas fontes para encontrar possíveis problemas ou gargalos que possam existir na jornada do cliente. Com alguns números que as ferramentas oferecem é possível descobrir exatamente onde as organizações podem estar errando.
- Entendimento do cliente:
Um dos principais benefícios que a análise do comportamento dos usuários gera para as empresas é a possibilidade de conhecer melhor seu público. Hoje, para que suas ações de Customer Experience tenham sucesso é fundamental que você reúna o máximo de dados, que sejam relevantes para seu negócio, dos seus usuários. As ferramentas de Analytics podem ajudar neste sentido.
- Previsibilidade:
Mais do que entender o comportamento do usuário para tomar decisões, coletar e analisar o que seus clientes fazem dentro dos canais digitais permite gerar insights para tornar sua experiência mais personalizada. Ou seja, com o Analytics você consegue entender exatamente os anseios dos seus clientes e trabalhar para atender essas expectativas.
- Impactos na tomada de decisão:
Outra grande vantagem em coletar, medir e analisar o comportamento dos usuários é a possibilidade de tomar decisões baseadas em dados concretos. Hoje no mercado, não existe mais espaço para achismo. As ferramentas de Analytics permitem tomar decisões mais estratégicas e assertivas, o que contribui em maior segurança para seu negócio.
Como vimos, utilizar ferramentas de Analytics pode trazer diversos benefícios para a experiência dos seus clientes. Coletar, medir e entender o comportamento dos seus usuários é fundamental para oferecer boas experiências. Por isso, as organizações que desejam oferecer experiências cada vez mais ricas para os usuários não devem pensar duas vezes em contar com ferramentas de analytics.