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- O que é transformação digital?
- Quais são os 4 fatores da transformação digital nas empresas?
- Como a pandemia acelerou a transformação digital?
A transformação digital vem influenciando mudanças importantes em empresas de todos os segmentos. Mais do que entender os processos de transformação digital, implementá-los deve se tornar uma questão de sobrevivência para muitos negócios.
E embora migrar para um modelo em que a transformação digital seja a base para as relações dos negócios possa parecer um processo complexo, nos últimos anos muitas empresas já deram os primeiros passos sem ao menos perceber.
Por isso, neste conteúdo buscamos explicar de forma objetiva e clara alguns dos pontos mais importantes sobre a transformação digital.
Acompanhe e entenda o que é e do que a transformação digital trata, quais são os fatores que caracterizam a transformação digital em empresas e como a pandemia acelerou esse processo!
O que é transformação digital?
A transformação digital, como o próprio nome sugere, trata das novas formas de desenvolver processos de rotina em empresas e cuidar da gestão utilizando ferramentas digitais.
O conceito vem ganhando força desde o fim da década de 1990, quando o uso dos computadores, internet, redes sociais e sistemas de gestão se estabeleceram como uma tendência irreversível para a realidade das grandes empresas.
Naturalmente, essa transformação agrega diversas vantagens e benefícios para as empresas e, também, para os seus clientes, pois incentiva a chamada “cultura da inovação”, que impulsiona a criação de soluções mais eficientes a partir das ferramentas tecnológicas.
Para as empresas, processos que eram realizados de forma manual, estando mais suscetíveis a erros, são substituídos por ferramentas digitais e sistemas de gestão automatizados, aumentando a produtividade e aprimorando as práticas internas.
Para os clientes a experiência comprando produtos ou contratando serviços se torna mais personalizada, fortalecendo a chamada “experiência do cliente”.
Hoje, até mesmo pequenas e médias empresas precisam adequar suas práticas ao contexto de transformação digital que vivemos para serem mais competitivas.
Porém, para se inserir nessa realidade de forma realmente benéfica, não basta criar páginas para a empresa nas redes sociais ou desenvolver um aplicativo.
A transformação digital que realmente muda a realidade da empresa exige que a tecnologia e as ferramentas atualmente disponíveis sejam a engrenagem central para orientar processos internos, definir metas, guiar planejamentos e desenvolvimento dos produtos e serviços entregues.
Quais são os 4 fatores da transformação digital nas empresas?
Para entender melhor o que é a transformação digital na prática é essencial conhecer os 4 fatores, ou os 4 focos de atenção, que a orientam.
Basicamente, eles são:
- pessoas;
- experiência dos clientes;
- tecnologia e processos; e
- local de trabalho.
Vamos então explorar cada um desses fatores e como eles orientam a transformação digital em empresas.
Pessoas
O ponto de partida de todo processo de transformação digital são as pessoas, pois é delas que vai depender o sucesso ou fracasso das iniciativas. Se, por exemplo, os processos de transformação digital não considerarem as necessidades das pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes, dificilmente os resultados esperados serão alcançados.
Deve-se ter em mente que o aspecto humano é fundamental. Afinal, a tendência das relações de consumo atuais é a maior interatividade entre marcas, consumidores e produtos, e até mesmo no desenvolvimento interno dos processos é preciso estar atento às necessidades dos colaboradores para maximizar o seu potencial criativo e de rendimento.
Nesse sentido, um conceito muito aplicado no contexto das organizações que investem na transformação digital para aprimorar o trabalho realizado é o Crowdsourcing. Em suma, o conceito é utilizado para definir processos em que um grupo de pessoas se reúne para discutir ideias, alternativas e soluções visando a solução de um problema.
Experiência do cliente
Baseado no princípio de que as pessoas são o ponto de partida do processo de transformação digital, a experiência do cliente é outro fator determinante para o sucesso.
Assim, empresas que buscam se destacar usando a transformação digital precisam estar constantemente atentas aos sinais dados pelos seus clientes para aprimorar os processos internos.
Hoje, clientes, mais do que consumidores dos produtos ou serviços, podem se tornar verdadeiros promotores ou detratores de uma marca de acordo com a experiência obtida. Portanto, no contexto digital, não há mais espaço para empresas com posturas descomprometidas, seja no atendimento ou nas posturas que sustentam.
Tecnologia e processos
Em se tratando da transformação digital, é presumível a importância da tecnologia para otimizar os processos internos nas organizações.
Como já mencionamos anteriormente, na atualidade, uma das ações seguidas por empresas de diferentes portes e segmentos é a adoção de softwares e sistemas de gestão para automatizar processos manuais.
Os sistemas também podem ser utilizados para coletar dados e identificar padrões e comportamentos dos clientes, que serão extremamente úteis na definição de novas práticas e estratégias.
Entre outras tecnologias, o Big Data, a Computação em Nuvem, a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, também são consideradas alicerces da transformação digital em empresas.
Local de trabalho
Por fim, a transformação digital também tem em foco as mudanças na visão das empresas sobre os locais de trabalho.
O conceito de “employee experience”, começou como uma tendência das startups e empresas de tecnologia que, para incentivar a criatividade e proporcionar maior conforto aos colaboradores, investiram em mudanças no ambiente de trabalho e na forma como ele acontece.
Em algumas empresas, antes mesmo da pandemia, o home office já era uma prática de rotina e hoje já existem organizações que funcionam com colaboradores trabalhando de forma 100% remota.
Como a pandemia acelerou a transformação digital?
A transformação digital já era uma tendência em andamento quando a pandemia começou em 2020. No entanto, a necessidade de rápida adaptação à nova realidade que se impôs acelerou os processos de transformação digital de uma forma não imaginada.
Mesmo sem uma preocupação anterior em promover mudanças, empresas se viram obrigadas a adotar novos procedimentos para se manter durante a crise esperada. Com isso, a aplicação dos fundamentos da transformação digital que apontamos a seguir tornou-se indispensável.
1. Desenvolvimento da cultura da digitalização
Para manter a interação com os clientes e colaboradores foi necessário estar mais presente nos meios digitais.
Dessa forma, novos canais de comunicação e ferramentas digitais de trabalho foram adotadas e não devem ser abandonadas com o fim da pandemia.
2. Abertura para transformação e inovação
Uma das preocupações mais comuns em empresas durante a pandemia foi encontrar formas de inovar os processos internos e externos para passar pela crise.
Muitos negócios passaram a investir mais nas vendas online e no marketing digital para chegar a mais clientes.
3. Automação e mudança na infraestrutura
A mudança na infraestrutura é outro processo acentuado nas empresas pela pandemia e comum à transformação digital.
Além da adoção de softwares e sistemas de gestão para automação de mais tarefas, o uso de infraestrutura cloud se tornou imprescindível para criar pontos de acesso remotos para os colaboradores desenvolverem as atividades de rotina.
4. Atualizações de segurança
As atualizações nos protocolos de segurança são uma necessidade para fazer a transição sem riscos para a realidade digital.
Por isso, durante a pandemia, muitas empresas que investiram na digitalização dos processos também precisaram rever e atualizar os seus protocolos de segurança para preservar informações sensíveis de agentes mal-intencionados.
5. Coleta e processamento de dados
Para conseguir a melhor adaptação possível à nova realidade, a coleta e o processamento de dados é outro aspecto da transformação digital que teve muita atenção das organizações.
Essa é uma prática fundamental para que a empresa conheça os seus pontos fortes e fracos, entenda melhor o comportamento dos clientes e monitore constantemente as informações. Assim, promover melhorias, rever planejamentos e tomar decisões mais apropriadas torna-se mais fácil.
Neste cenário de transformação digital, vêm surgindo soluções que integram as ferramentas e práticas necessárias para promover as mudanças. Elas são chamadas de “Plataformas de Experiência Digital” (DXP) e podem ajudar as empresas em seu processo de transição. Entenda como uma DXP pode facilitar a transformação digital na sua empresa!