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Em um mercado cada vez mais competitivo, onde diversas empresas “brigam” pelo mesmo cliente, não é nenhuma novidade que aumentar a taxa de conversão é um dos maiores objetivos das organizações. As empresas desejam cada vez mais que os visitantes realizem uma ação dentro dos seus canais digitais. Nesse sentido, quanto mais otimizado forem suas páginas mais chance terá de um lead realizar a ação que você deseja.
Dessa forma, uma das maneiras mais eficientes para otimizar suas páginas e ações de marketing é através de estratégias de teste A/B. Mas você já sabe o que são esses testes e como sua empresa pode fazer uso desse mecanismo? Não? Então continue conosco, pois é isso que falaremos neste artigo.
Entendendo o que é o Teste A/B
Realizar testes sempre foi um processo essencial e muito comum para orientar o desenvolvimento de projetos web. O que muita gente não sabe é que a prática também contribui efetivamente nas ações de marketing digital de uma empresa, sobretudo quando falamos do Teste A/B. A estratégia, também conhecida como teste de divisão, é um processo para realizar experimentos com o objetivo de comparar diferentes variáveis para suas ações de marketing. Ou seja, é uma forma que vem se popularizando cada vez mais no mercado, onde é possível identificar qual variável alcança os melhores resultados a partir da conversão de leads.
Portanto, o teste A/B nada mais é do que uma forma que empresas encontraram para otimizar sua taxa de conversão. Isso é, descobrir quais palavras, frases, imagens, vídeos, depoimentos e outros elementos contribuem para que o usuário realize a ação desejada pela marca. Pode não parecer, mas mesmo as alterações mais simples têm o potencial de afetar a taxa de conversão de uma página.
Você pode reunir percepções qualitativas e quantitativas do usuário e usá-las para entender o comportamento dos seus consumidores e potenciais clientes para otimizar seus canais digitais. Aqui vale ressaltarmos que o teste A/B faz parte de um conjunto de ações de um processo muito maior que é a otimização da Taxa de Conversão (CRO). Ou seja, há outras estratégias que também contribuem para aumentar a efetividade das ações de marketing de uma empresa, mas hoje vamos focar no teste A/B!
Por que realizar o teste A/B é tão importante?
Bom, agora que você já sabe o que exatamente é o teste A/B, deve estar se questionando o motivo disso ser tão importante nos dias atuais, não é verdade? Nesse sentido, basta refletirmos sobre a realidade que as empresas enfrentam atualmente. Aqui no blog, já mostramos como o mercado está cada vez mais competitivo, onde cada vez menos há espaço para achismos ou decisões que não são baseadas em dados concretos.
Dessa forma, se sua empresa deseja aumentar o número de clientes e fazer com que os resultados melhorem é fundamental entender o comportamento dos seus usuários. O teste A/B permite que você experimente elementos para melhorar seu conteúdo, oferecer melhores experiências para o cliente e tornar a jornada do consumidor cada vez mais satisfatória, o que contribui significativamente para atingir suas metas de conversão mais rapidamente.
Portanto, realizar teste A/B é uma forma que as empresas possuem para evitar decisões sem que haja dados concretos que validem suas hipóteses. A estratégia oferece uma maneira muito sistemática de descobrir o que funciona e o que não funciona em qualquer campanha de marketing. É importante ter em mente que hoje grande parte dos esforços das equipes de marketing é aumentar o tráfego de usuários dentro dos canais digitais. Em contrapartida, os indivíduos estão cada vez mais sem paciência, buscando respostas rápidas para suas necessidades. Tendo isso em vista, torna-se fundamental oferecer aos seus usuários que acessem suas páginas a melhor experiência possível. O teste A/B contribui exatamente para esse objetivo.
Pensando em tornar o entendimento dos benefícios da adoção do teste A/B ainda mais claro, listamos abaixo as principais vantagens que sua empresa tende a conquistar fazendo uso da prática, confira:
- Crescimento na taxa de conversão:
Como foi dito, o teste A/B é a maneira mais fácil e eficaz de otimizar a taxa de conversão das suas ações de marketing. Portanto, esse é um dos maiores benefícios que sua empresa terá fazendo uso da prática. Isso porque, ao criar hipóteses e realizar diferentes experimentos você conseguirá identificar o que funciona ou não funciona com o seu público.
- Menor taxa de rejeição:
Outra vantagem em realizar testes A/B é a possibilidade de validar se suas páginas estão tendo um bom aceite dos seus usuários. Ou seja, fazendo uso da estratégia você terá acesso a uma combinação vencedora de elementos que mantém os visitantes em seu site por mais tempo.
- Redução de custos:
Um dos maiores benefícios ao adotar o teste A/B é a possibilidade de redução de falhas. Como vimos ao longo deste artigo, decisões que não são baseadas em dados precisam deixar de fazer parte do dia a dia de uma empresa. Portanto, com os experimentos feitos através do teste A/B é possível reunir dados confiáveis para que você abandone as decisões com base no achismo, gosto pessoal ou intuição. O que é fundamental para reduzir erros e consequentemente reduzir custos de operação.
- Melhora na experiência do cliente:
Outro grande benefício que a realização de teste A/B pode gerar é na melhoria da experiência dos seus usuários. Isso porque, ao realizar diferentes experimentos você terá em mãos informações fundamentais para entender como seus usuários se comportam. Dessa forma, poderá fazer uso desses dados para oferecer experiências cada vez mais personalizadas e envolventes.
- Aumento das vendas:
Bom, todas as vantagens listadas acima contribuem para que a empresa que faça uso da estratégia alcance o benefício mais importante que o teste A/B pode oferecer ao seu negócio, que é o aumento nas vendas. Ou seja, reduzindo a taxa de rejeição das suas páginas, melhorando a experiência dos seus clientes e fazendo com que a taxa de conversão cresça sua empresa certamente verá um grande aumento no número de vendas.
Portanto, realizar testes A/B é uma atitude que trará diversos benefícios para seu negócio. É importante ressaltar, que há várias formas de realizar esses experimentos, além de uma série de ferramentas especializadas na realização de testes A/B, cabendo à sua empresa definir aquela que melhor atenda às suas necessidades. A nova versão do LumisXP, por exemplo, conta com recursos exclusivos para a realização de testes A/B e até mesmo testes multivariados, que permitem testar mais de uma variável de uma só vez.
Como vimos, um dos maiores objetivos das equipes de marketing é aumentar a taxa de conversão das suas páginas. Por isso, não há mais espaço para achismos, é preciso que toda e qualquer estratégia adotada seja baseada em dados concretos que contribuam para decisões assertivas. Nesse sentido, fazer o uso de teste A/B é uma das principais maneiras de garantir que a empresa alcance os melhores resultados. Portanto, se sua marca ainda não faz uso dessa estratégia pode estar deixando de alcançar excelentes oportunidades.