fundo roxo com ilustrações, ao centro um ícone que representa a união, na direita uma mulher branca com a mão estendida, na esquerda um homem negro

Você vai ler sobre:

  1. O que é tecnologia humanizada?
  2. O que é preciso para ter uma tecnologia humanizada?

A princípio, uma relação entre tecnologia e humanização pode parecer contraintuitiva, no entanto, neste conteúdo pretendemos mostrar como a tecnologia humanizada vai ajudar a transformação digital a humanizar os processos de atendimento, deixando os clientes no centro das atenções em cada etapa.

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O que é tecnologia humanizada?

Basicamente, o conceito de tecnologia humanizada se refere ao uso de ferramentas tecnológicas e digitais para promover uma maior humanização nos processos de interação com o cliente. Logo, esse é um conceito intimamente ligado à experiência do cliente e o seu papel para o sucesso de empresas no contexto de transformação digital

Com o uso dessas ferramentas, é possível adquirir e operacionalizar informações para deixar mais humanizados os processos que envolvem clientes ou até mesmo colaboradores da empresa. Isto quer dizer, torná-los mais eficientes e agradáveis para os clientes, automatizando tarefas e personalizando o atendimento, mesmo quando se trata de um tipo de autoatendimento.

Implementar princípios de tecnologia humanizada é importante justamente em função da tensão de usar ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência, pois essas ferramentas não possuem capacidades emocionais e cognitivas, precisando, portanto, de aperfeiçoamento para tornar o atendimento mais agradável e personalizado. 

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O que é preciso para ter uma tecnologia humanizada?

Para conseguir implementar no seu negócio uma tecnologia com processos mais humanizados, alguns passos são fundamentais. Confira e entenda quais são os mais importantes nos próximos tópicos!

Pesquisa com consumidores

Primeiramente, é necessário compreender qual é a percepção dos consumidores sobre os processos tecnológicos que a empresa adota.

Uma pesquisa de experiência do cliente e satisfação com o atendimento indicará quais são os processos que precisam de melhorias e quais precisam ser totalmente repensados ou substituídos.

Mapeamento dos pontos de contato

A partir de uma pesquisa com os consumidores será também mais fácil mapear os pontos de contato, ou seja, os pontos de interação dos clientes com a empresa, especialmente os que se dão via plataformas digitais.

Esses pontos devem incluir interações em redes sociais, atendimento via chatbots, loja online, e-mail e quaisquer outras formas pelas quais os clientes e a empresa se comunicam.

A partir do mapeamento, deve-se buscar entender quais são os pontos que geram mais interações positivas e quais são os que geram interações problemáticas. 

Assim, com os dados obtidos com a pesquisa e o mapeamento dos pontos de contato, a empresa poderá planejar de forma mais detalhada as ações voltadas para tornar o uso da tecnologia mais humanizado.

Automatização da jornada

É importante lembrar que tornar a tecnologia mais humanizada não quer dizer simplesmente fazer com que as ferramentas simulem o atendimento humano.

Na prática, o que se espera das empresas que buscam humanizar a tecnologia e tornar a jornada dos clientes mais eficiente, em grande medida, é tornar os processos mais ágeis, práticos e de simples assimilação pelos consumidores.

Portanto, neste processo de humanização é de grande importância implementar mecanismos de automatização da jornada de compra, permitindo que os clientes consigam, de forma mais direta e com menos ações, realizar os seus propósitos durante as interações com a empresa.

Aprimoramento da experiência dos clientes

Por fim, em última análise, o que é imprescindível para tornar a tecnologia mais humanizada é proporcionar um aprimoramento contínuo da experiência dos clientes, algo que cada vez mais depende do uso de ferramentas digitais e da internet.

Logo, não é por acaso que cada vez mais empresas buscam ferramentas tecnológicas desenvolvidas para solução de problemas comuns neste contexto.

Entre essas ferramentas, as plataformas de experiênciais digitais se destacam, e vem se tornando uma demanda de rotina para empresas em processo de transformação digital. 

Então, se você quer entender mais sobre as ferramentas que ajudam a criar tecnologias humanizadas para empresas inseridas neste contexto que desejam aprimorar a experiência dos clientes, confira: "Customer Experience: conheça os pilares dessa metodologia".

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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