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Desde do início do marketing, definir e conhecer bem o público alvo é fundamental para as ambições de qualquer negócio. Mas na era da experiência, mais do que ter um público específico é preciso construir a identidade dos usuários. É importante ter em mente que clientes são indivíduos com personalidades, vontades e necessidades diferentes. Todo consumidor tem preferências e padrões de comportamento individuais. Portanto, mesmo que seu público seja muito bem definido nem todos serão são iguais.
Neste sentido, é fundamental analisar o comportamento dos seus clientes e criar segmentações com base em atributos comuns. O que permite subdividir seu público alvo e melhor atendê-lo.
Quer saber mais motivos pelo qual criar segmento de usuários é importante para seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
O que é segmentação de usuários?
Bom, antes de entender os motivos pelo qual a segmentação de usuário é importante é preciso saber do que se trata a estratégia. A segmentação é simplesmente uma maneira de conhecer melhor o seu público. Ou seja, podemos dizer que ela se refere a um subconjunto dos dados gerais do cliente. Criar um segmento envolve agrupar grupos de usuários com características semelhantes. Podendo ser baseado em fatores demográficos, como idade, sexo, renda, localização e ações como comportamento de compra. Portanto, segmentação de usuário é simplesmente uma maneira de dividir e organizar seus clientes em grupos menores, de acordo com características em comum.
Quando tratamos a segmentação de usuários como uma ferramenta de Digital Customer Experience, é fundamental que ela seja baseada no comportamento dos usuários em seus canais digitais. Por isso, criar segmentos de clientes é um passo necessário para quem deseja melhorar a experiência do cliente.
Além disso, a segmentação também é útil para criar estratégias de marketing mais eficazes. Pois, ela permite descobrir com facilidade o que funciona ou não funciona com cada perfil de cliente. Você pode por exemplo, usar a segmentação para ver quais páginas estão gerando mais tráfego, qual perfil de usuário encontra mais dificuldade em completar as jornadas do cliente, quais canais digitais mais utilizados por determinado grupo e assim por diante. Em seguida, você pode usar esses dados para otimizar suas jornadas e estratégias de conteúdo, oferecendo uma experiência cada vez mais agravável para os consumidores.
Por que e como segmentar seus usuários?
Agora que você já sabe o que é segmentação do usuário, você pode estar se perguntando por que ela é tão importante. Sobretudo, para empresas que já possuem um público bem definido e específico. Bom, como já falamos aqui no blog, hoje os consumidores não querem mais serem tratados apenas como mais um, eles querem se sentir únicos. Receberem conteúdos altamente personalizados e que atendam exatamente seus anseios. E uma comunicação individualizada e pessoal é imprescindível para atingir esse objetivo.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Segment, 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal. Além disso, segundo o Salesforce, as campanhas de marketing segmentadas demonstraram gerar um aumento médio de receita de 760%. Por isso, independe do seu público alvo, você precisa conhecê-lo muito bem e tratá-lo de forma exclusiva. Uma forma de fazer isso, é analisando como ele interage em seus canais digitais.
Neste sentido, contar com DXPs pode ser uma excelente alternativa. A plataforma permite criar e monitorar todos os diferentes fluxos de informações que seu cliente utiliza, garantindo a possibilidade de oferecer mensagens contextualizadas e personalizadas, com base em dados do seu comportamento.
O LumisXP, por exemplo, permite que as empresas utilizem os atributos dos usuários, mesmo os não identificados, e os dados de comportamento nos canais digitais para gerar segmentações específicas. Sendo possível personalizar sua comunicação e serviços para cada segmento criado. Entregando assim conteúdos que atendam exatamente os anseios de cada grupo de usuário.
Para ficar mais claro, o porquê a segmentação de usuários é importante, abaixo listamos os principais benefícios que a estratégia pode trazer para seu negócio, confira:
- Entenda as necessidades do usuário:
Ao segmentar seus usuários, com base no comportamento em seus canais digitais, você conhecerá melhor seu público. O que permite com que você entenda o que ele busca, quais são suas necessidades e anseios. Possibilitando assim com que você crie estratégias para atender suas expectativas. Ou até mesmo descobrir novas oportunidades, já que terá uma posição mais forte para identificar facilmente tendências ou padrões.
- Crescimento no LTV:
Uma das grandes vantagens em segmentar seu público é conseguir personalizar sua comunicação. Fazendo com que seus clientes se sintam únicos e importantes para a companhia. Isso colabora com o crescimento do LTV. Ou seja, no aumento do valor que os clientes gastam com sua empresa.
- Diminuição na taxa de Churn:
Neste mesmo sentido, tornar pessoal a comunicação com os usuários faz com que ele se retenha por mais tempo. O que é fator fundamental para a diminuição no Churn Rate do seu negócio. Satisfazer o cliente é o principal objetivo para quem deseja diminuir essa taxa.
- Melhorar a experiência do cliente:
Talvez a principal vantagem em criar grupo de usuários com o mesmo perfil, seja a possibilidade de oferecer experiências ricas e altamente personalizadas, entregando exatamente aquilo que cada grupo de cliente busca encontrar. Portanto, criar segmentações de clientes é peça chave para oferecer melhores experiências e encantar seus consumidores.
- Aumento no ROI do Marketing:
Para o marketing, o grande benefício dessa estratégia e no retorno que ela pode trazer. Segundo um estudo, feito pela Braze, campanhas enviadas para segmentos de clientes bem pensados tiveram conversões 200% maiores do que aquelas enviadas para públicos amplos. Ou seja, quanto mais segmentado for seu público maiores serão as chances das suas estratégias de marketing trazerem os resultados esperados.
Bom como vimos, segmentar seus usuários pode trazer diversos benefícios importantes para sua empresa. Hoje para se manter competitivo no mercado é fundamental que sua empresa trate os clientes de forma pessoal e personalizada, fazendo com que ele se sinta único. Na era da experiência, garantir que as mensagens certas cheguem às pessoas certas é essencial para que suas estratégias de comunicação alcance os resultados esperados.
Por isso, contar com plataformas para analisar e conhecer melhor seus usuários, criando segmentações com base em seu comportamento, entregando assim conteúdos altamente personalizados é um grande diferencial e pode ser imprescindível para o sucesso da sua organização.