Saas e PaaS: entenda a diferença entre essas categorias

Você vai ler sobre:

  1. Como funciona o Cloud Computing (computação em nuvem)?
  2. O que é SaaS?
  3. O que é PaaS?
  4. Quais as diferenças práticas entre o SaaS e PaaS?
  5. SaaS ou PaaS? Como descobrir qual o melhor para a sua empresa?

Se você pesquisa recursos de Cloud Computing (Computação em Nuvem) para a sua empresa, provavelmente já se deparou com os termos “SaaS” e “PaaS”. Mas a que eles se referem no contexto da computação em nuvem? Quais as diferenças entre essas categorias? Qual é melhor?

Essas são algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto e neste conteúdo ajudamos a esclarecê-las. Então, fique atento e confira a seguir o que é SaaS e PaaS, quais as diferenças práticas entre essas categorias e como descobrir qual a melhor opção para a sua empresa!

Como funciona o Cloud Computing (computação em nuvem)?

Se você quer entender o que é SaaS e PaaS, e as diferenças entre essas categorias, é preciso, primeiro, entender o conceito de Cloud Computing e sua utilidade no atual contexto de empresas em processo de transformação digital.

Cada vez mais utilizamos a internet para acessar de forma remota informações, conteúdos, arquivos e programas que estão hospedados em “nuvens”. Isso quer dizer que os conteúdos, arquivos e programas estão disponíveis para acesso remoto por dispositivos autorizados através de uma rede sem fio. 

Assim, empresas podem centralizar documentos em uma plataforma em nuvem que torna as informações acessíveis de qualquer lugar. 

As nuvens ainda podem ser usadas para diversos outros fins, como uso de softwares e acesso a serviços digitais. Empresas como o Google, e serviços como o YouTube, Netflix e Spotify, disponibilizam o acesso aos seus softwares, conteúdos e ferramentas utilizando a tecnologia.

Dessa forma, a computação em nuvem proporciona várias vantagens para as empresas, como mais segurança para os seus documentos, maior facilidade para acessá-los e redução com custos de armazenamento e manutenção de arquivos.

Especialmente no contexto de pandemia vivido nos últimos anos, os recursos da computação em nuvem se tornaram ainda mais importantes para o trabalho remoto em empresas de todo o mundo.

Contudo, cada empresa tem suas necessidades particulares, sendo necessário conhecer os tipos de computação em nuvem mais utilizados e as finalidades para quais eles são recomendados. Por isso, é importante entender as diferenças entre o SaaS e o PaaS, que explicaremos nos próximos tópicos.

SaaS x PaaS - Interna.png

O que é SaaS?

SaaS é a sigla para a expressão “Software as a Service”, ou “Software como Serviço”. Logo, nesse caso, os recursos de computação em nuvem são utilizados para fornecer um serviço de software. 

Esse recurso já é bastante comum e utilizado pela maioria das pessoas no contexto de trabalho. Ferramentas como Skype e Google Drive, e até mesmo redes sociais como Facebook e WhatsApp podem ser consideradas SaaS.

Ou seja, o SaaS engloba todos os serviços de software que podemos utilizar sem precisar instalar programas em um hardware. São diversos os tipos de software que hoje são oferecidos de forma gratuita ou mediante assinatura de planos. 

Além dos já citados, existem ainda SaaS de ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), extremamente úteis para empresas que buscam se oferecer diferenciais aos clientes e se modernizar para competir no contexto de digitalização de empresas.

Entre os benefícios de usar softwares hospedados em nuvem, destacam-se:

Assim, o uso de SaaS é mais indicado para empresas de pequeno e médio porte, que precisam de maior agilidade em procedimentos de rotina e não podem fazer um alto investimento em uma ferramenta 100% desenvolvida internamente.

O que é PaaS?

PaaS é a sigla para a expressão “Plataform as a Service” ou “Plataforma como Serviço”. Portanto, nesse caso, os recursos de computação em nuvem são utilizados para hospedar uma plataforma em que se pode desenvolver, testar, executar e administrar diferentes softwares e aplicações.

Ou seja, trata-se de uma infraestrutura hospedada em nuvem, que pode ser acessada de qualquer dispositivo autorizado por meio de uma rede sem fio, e pode comportar diferentes recursos e aplicações das quais uma empresa ou organização depende.

Logo, os PaaS são um excelente recurso para empresas que precisam de uma única plataforma, particular e facilmente acessível, para o gerenciamento de diferentes aplicações. 

Assim, a adoção de PaaS é uma solução eficiente para modernizar a rotina laboral em médias e grandes empresas, que se valem do recurso para aprimorar o trabalho, entre outros, de setores como Recursos Humanos, Vendas, Marketing e Relacionamento com o Cliente.

Em geral, os serviços PaaS são ofertados por empresas que se especializaram na criação de plataformas escaláveis e adaptáveis. 

Entre os benefícios na contratação dos recursos oferecidos por PaaS, destacam-se:

No caso do PaaS, ele é mais recomendado para empresas de médio e grande porte, que dependem da execução de tarefas em diferentes softwares e aplicações, com necessidades de melhoria produtiva, mas sem a possibilidade de realizar um alto investimento em uma plataforma desenvolvida de forma 100% interna.

 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

 

Quais as diferenças práticas entre o SaaS e PaaS?

Embora sejam conceitos diferentes que designam modalidades do Cloud Computing, ainda existe muita confusão sobre as diferenças entre SaaS e PaaS.

Para tornar o entendimento das diferenças mais fácil, digamos que o SaaS é uma forma de acessar softwares utilizando o Cloud Computing. Ou seja, os softwares são acessados via internet ou outras redes sem fio, sem a necessidade de instalar arquivos no computador que acessa os programas.

Já o PaaS estaria um estágio acima do SaaS, pois, nesse caso, trata-se de uma forma de acessar uma plataforma na qual estarão disponíveis diferentes softwares e aplicações necessários para a rotina de trabalho de uma empresa.

Vale ainda mencionar a existência do IaaS, sigla para a expressão "Infrastructure as a Service” ou “Infraestrutura como Serviço”. 

O IaaS, por sua vez, estaria um estágio acima do PaaS, pois trata-se da contratação de uma infraestrutura de data center, servidores virtuais e hardwares para que a empresa mantenha o controle total das máquinas, aplicações e configurações dos dispositivos responsáveis por hospedar a plataforma e softwares utilizados no trabalho.

SaaS ou PaaS? Como descobrir qual o melhor para a sua empresa?

Com as distinções entre SaaS e PaaS, não é difícil descobrir qual a alternativa certa para a sua empresa. Basta considerar as necessidades mais imediatas.

Se a empresa está em processo de crescimento e precisa de softwares mais adequados para gerenciar a rotina de trabalho e aprimorar o desempenho dos departamentos de Vendas, Marketing e Relacionamento com o Cliente, a contratação de um SaaS pode proporcionar as soluções necessárias.

Contudo, se a empresa busca um aumento da produtividade e uma melhor integração entre setores, pode ser mais recomendado contratar um PaaS para unificar as informações obtidas em diferentes softwares e aplicações.

Em todo caso, o mais indicado é pesquisar as soluções disponíveis no mercado e se consultar com um especialista que possa fazer um diagnóstico da estrutura da empresa e propor a melhor alternativa para os problemas encontrados.

Considerando que existem diversos SaaS e PaaS que trazem soluções para aprimorar aspectos específicos do trabalho em organizações, convidamos você para ler outro conteúdo do nosso blog. Confira e entenda como as plataformas integradas aumentam a performance

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/