Você vai ler sobre:
- O que é e para que serve uma DXP?
- Benefícios das DXPs para o marketing
- Como o LumisXP funciona?
- Quais as outras tendências de marketing para 2023?
É comum que ao início de cada ano as empresas busquem uma avaliação das estratégias de marketing empregadas para possíveis atualizações e reformulações necessárias. Nesse momento, é benéfico atentar-se, também, às tendências para a área.
Com o avanço dos recursos tecnológicos, a cada ano surgem diversas novidades que podem tornar-se tendências. Enquanto algumas vingam, passando a ser de suma importância, outras são deixadas de lado e acabam esquecidas pelas lideranças.
Porém, em todos os casos, é imprescindível que os gestores se informem para saber quais são as tendências que devem ser seguidas e quais não fazem sentido para a empresa, conforme cada contexto.
Dentre as estratégias, uma das que se destaca e deve se tornar indispensável para empresas de todos os segmentos em um futuro próximo, é a adoção de plataformas de gestão de experiências digitais, ou as DXPs (Digital Experience Platforms).
Então, neste conteúdo, explicamos para você o que é e para que serve uma DXP e apresentamos o LumisXP, a plataforma de gestão de experiências digitais da Lumis!
Ao final, ainda indicamos outras tendências consideradas as mais importantes para o marketing empresarial em 2023. Confira!
O que é e para que serve uma DXP?
Qualquer gestor ou consumidor ligado às novidades do universo tecnológico sabe como as relações entre clientes e marcas se transformaram com a transformação digital vivenciada nos últimos anos.
Com essa transformação, as interações, o atendimento e todas as relações que se dão digitalmente entre empresas e clientes ganharam grande importância para as estratégias de marketing e vendas.
Assim, surgiu uma necessidade crescente de encontrar formas para automatizar o trabalho de atendimento via canais digitais e torná-lo mais eficiente e personalizado. Afinal, a personalização das jornadas de consumo é outra demanda crescente dos clientes.
Com isso, empresas especializadas na gestão de relacionamento com clientes começaram a desenvolver plataformas capazes de integrar as diferentes ferramentas digitais utilizadas pelas empresas.
Dessa forma, surgiram, primeiro, os CMSs ― (Content Management System) plataformas para criação, edição, publicação e compartilhamento de conteúdos online ―; depois, os “Portais” ― páginas online, nas quais os clientes podem criar seus usuários particulares com login e senha ―; e, por fim, as DXPs ― que combinam as funcionalidades de CMSs e portais, integrando ainda outras ferramentas e canais digitais utilizados na rotina de gestão de marketing e relacionamento com os clientes.
Portanto, podemos dizer que, basicamente, uma DXP é um conjunto de tecnologias atuando de forma integrada sob uma plataforma de gestão. O seu objetivo é fornecer o suporte especializado necessário para a criação, edição, gerenciamento e otimização de experiências dos clientes nos diferentes pontos de contato com a empresa.
As DXPs ainda têm como vantagem oferecer suporte para empresas focadas em tanto em B2B (Business to business), como em B2C (Business to customer) ou B2E (Business to employee).
Benefícios das DXPs para o marketing
Além de se adaptar a realidade B2B, B2C ou B2E, ainda podemos destacar as seguintes vantagens das DXPs para o marketing de empresas:
- comunicação integrada ― Uma DXP é ideal para integrar as informações de todos os canais de comunicação em uma única plataforma, facilitando a troca de dados e histórico sobre os clientes;
- obtenção de dados e geração de relatórios ― DXPs contam com funcionalidade nativa para coleta, monitoramento e processamento de dados, além de gerarem relatórios analisando diferentes aspectos do comportamento dos clientes;
- aumento na produtividade ― Com a facilitação na comunicação e obtenção automatizada de dados, além da geração de relatórios, há um inerente aumento na produtividade, devido à redução de carga dos trabalhos feitos manualmente;
- redução de custos ― As facilidades proporcionadas por uma DXP ainda levarão a uma redução dos custos devido à maior eficiência no trabalho e na solução de problemas comuns;
- melhoria na experiência dos clientes ― Todos os recursos de uma DXP são pensados para fornecer insumos que proporcionem maior controle sobre a gestão da experiência dos clientes, contribuindo assim para uma maior conversão de leads, engajamento e retenção de clientes.
Como o LumisXP funciona?
Até aqui, vimos que as DXPs tem se tornado uma ferramenta indispensável em empresas que prezam o aprimoramento da gestão de experiência dos clientes.
Mas será que qualquer DXP é adequada para a sua empresa?
Pensando nas necessidades mais comuns das empresas em crescimento e das grandes empresas, a Lumis desenvolveu o Lumis Experience Platform (LumisXP), uma plataforma completa de gestão de experiências digitais.
O LumisXP conta com recursos para mapear a jornada dos clientes, coletar dados sobre o seu comportamento e gerenciar as interações nos canais digitais em tempo real.
Com rápida implementação e possibilidade de integração com outras plataformas e canais digitais utilizados, o LumisXP facilita o trabalho dos profissionais e equipes envolvidas no desenvolvimento e na gestão dos canais da empresa.
Além dos recursos já destacados, presentes nas DXPs, o LumisXP conta ainda com recursos para:
- criação de sites, webapps e landing pages;
- ferramentas para dar mais agilidade e flexibilidade aos times de desenvolvimento que criam soluções para os clientes;
- infraestrutura de TI para permitir o escalonamento das atividades de gestão;
- CDP (Customer Data Platform), para análise de dados e segmentação de clientes;
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Quais as outras tendências de marketing para 2023?
Além do uso de DXPs para aprimorar a experiência dos clientes e o trabalho realizado pelas equipes de colaboradores, existem outras tendências de marketing para 2023, às quais os gestores devem ficar atentos.
Entre elas, destacam-se:
- autonomia para a equipe de marketing ― Equipes com autonomia para experimentar e modificar conteúdos conforme são feitas as análises de desempenho têm conseguido melhores resultados em engajamento;
- produtos e atendimento mais personalizados ― Clientes têm uma demanda crescente por experiências mais personalizadas, o que aumenta a importância de uma segmentação cuidadosa;
- produção de conteúdos com CMS e engajamento de público-alvo ― Embora não seja uma tendência nova, os conteúdos produzidos com CMS continuarão sendo uma parte fundamental da estratégia de marketing;
- conteúdos otimizados para SEO ― As técnicas SEO também já são uma tendência presente há alguns anos nas estratégias de marketing. Para 2023, esperam-se atualizações nos algoritmos dos mecanismos de busca que aumentaram a importância da otimização SEO para conteúdos online, especialmente nas plataformas CMS;
- conteúdos audiovisuais ― A popularização das redes sociais e a imersão de grandes empresas nesse cenário induzirá a atribuição de uma maior importância e peso dos conteúdos audiovisuais nas estratégias de marketing;
- user-generated content ― User-generated content é uma expressão que faz referência ao conteúdo gerado por usuários. Nesse caso, a tendência esperada supõe que o conteúdo gerado espontaneamente pelos usuários será cada vez mais utilizado por empresas para exaltar as experiências positivas;
- insights obtidos por dados ― Em 2023 espera-se que as empresas se empoderem dos dados que obtêm espontaneamente pelos canais digitais. Com uma quantidade praticamente ilimitada de dados para se coletar online, haverá uma propulsão de geração de insights e interpretações úteis ao desenvolvimento de novas abordagens para o marketing.
Então, para concluir este conteúdo, se a sua empresa está se preparando para aprimorar as estratégias de marketing e a gestão de experiência dos clientes, não deixe de solicitar a demonstração do LumisXP e aproveite para conferir um Whitepaper completo, destrinchando cada uma das tendências de marketing para 2023.