Você vai ler sobre:
- Entenda a importância da personalização de conteúdo
- Quais os benefícios da personalização para sua empresa?
Não é nenhuma novidade que hoje a experiência que um cliente recebe é um dos maiores diferenciais entre as empresas. Aqui no blog, a gente sempre comenta como o consumidor está disposto a pagar até mais por um produto ou serviço que ofereça a ele uma experiência mais satisfatória. Ou seja, cada vez mais as empresas estão em busca de alternativas para conseguir encantar os seus clientes. Nesse sentido, a personalização do atendimento e dos seus conteúdos é uma das estratégias mais eficientes para aumentar a satisfação do usuário com a marca.
Quer saber mais sobre a assunto e entender os benefícios que a personalização de conteúdo pode trazer para experiência do usuário? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.
Entenda a importância da personalização de conteúdo
É preciso que você entenda o que de fato representa a personalização de conteúdo, para que compreenda a importância que essa estratégia tem para as empresas. De acordo com o Content Marketing Institute, a personalização de conteúdo é descrita como "uma estratégia que depende dos dados do visitante para fornecer conteúdo relevante com base nos interesses e motivações do público. Ou seja, é um atalho de experiência do usuário que conecta seu público com as informações de que precisa mais rapidamente, aumentando a chance de converter o lead. ”
A importância que isso tem nos dias de hoje está diretamente ligada com o contexto em que vivemos. Ou seja, com transformação digital cada vez mais em voga, o foco das empresas passou (ou deveria passar) a ser o consumidor, com todas as suas características, desejos e contextos. Enquanto, nos primórdios da publicidade a estratégia era sempre focar as campanhas nos produtos ou serviços ofertados, hoje, a atenção está toda no cliente, em entender as suas necessidades e propor soluções que mais se encaixam a seus anseios.
A partir do momento em que a internet aproximou as pessoas das empresas, permitindo que ambas pudessem interagir em poucos cliques, o cliente começou seu caminho de empoderamento. Afinal, ele pode se informar sobre os produtos e marcas, trocar opiniões com outros clientes e deixar claro o que espera da empresa.
Portanto, se antes era o consumidor quem seguia o estabelecido pelas empresas, na atualidade são as empresas que precisam seguir o que o consumidor procura — do contrário, sua sobrevivência no mercado estará ameaçada.
Quais os benefícios da personalização para sua empresa
É preciso sempre ter em mente que hoje os consumidores não querem mais ser tratados apenas como mais um, eles querem se sentir únicos, receberem conteúdos altamente personalizados e que atendam exatamente seus anseios.
Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório de 2018 da Evergage, Inc. sobre tendências em personalização, 88% dos profissionais de marketing afirmam que seus clientes atuais e potenciais esperam uma experiência personalizada. Outra pesquisa realizada pela Delloitte, aponta que as pessoas estão dispostas a pagar cerca de 20% a mais por um produto personalizado.
Portanto, o investimento na personalização de conteúdo é uma estratégia que tende a contribuir diretamente com o aumento de receita de um negócio. Para ficar mais claro, abaixo listamos os principais benefícios que sua empresa tende a conseguir adotando a estratégia, confira:
- Aumento no LTV:
Oferecer conteúdos personalizados é uma estratégia para fazer com que seus clientes se sintam únicos e importantes para a companhia. Através da personalização, a empresa é capaz de identificar oportunidades de novas vendas dentro da base de clientes. Isso colabora diretamente com o crescimento do LTV.
- Diminuição de CAC:
Neste mesmo sentido, tornar a comunicação mais pessoal faz com que os usuários sintam-se mais propensos a fazer negócio com você. Entender o que as pessoas precisam, quando elas precisam e em que contexto, contribui diretamente para melhorar o desempenho dos seus canais e campanhas de marketing e vendas, consequentemente diminuir o custo de aquisição por clientes.
- Aumento no ROI do Marketing:
Para o marketing, o grande benefício dessa estratégia e no retorno que ela pode trazer. Segundo um estudo, feito pela Salesforce, as campanhas de marketing segmentadas e uma comunicação personalizada gera um aumento médio de receita de 760%.
- Construir a fidelidade do cliente:
Se os clientes puderem obter de você o item ou serviço exato que desejam, eles voltarão sempre. Por que eles iriam para o seu concorrente, que provavelmente não oferece opções personalizadas? Se você der a eles o que eles querem, eles tenderão a ser leais à sua marca.
Agora que você já entendeu como a personalização de conteúdo pode trazer diversos benefícios para sua empresa, deve estar querendo saber como é possível fazer isso, não é mesmo?
Como a atenção está toda no cliente, em entender as suas necessidades e propor as soluções que mais se encaixam, é preciso que as empresas possuam recursos para gerenciar a experiência dos clientes. Neste sentido é fundamental contar com plataformas que consigam coletar, analisar e entender o comportamento dos consumidores. Plataformas de DXP são essenciais para alcançar este objetivo. Segundo Gartner, empresa líder de consultoria e pesquisa, uma plataforma de experiência digital (DXP) é um conjunto integrado de tecnologias, baseado em uma única plataforma, que oferece a diversos públicos-alvo o acesso consistente, seguro e personalizado a informações e aplicativos em vários pontos de contato digitais.
Bom, como vimos, vivemos em um mundo onde todos desejam "do seu jeito" e as pessoas esperam que as empresas ofereçam opções personalizadas. Os consumidores modernos esperam cada dia mais que as marcas tenham capacidade de personalizar qualquer coisa para atender às suas preferências individuais. E os conteúdos não estão a par disso, muito pelo contrário, se você personalizar seu conteúdo de maneira adequada e eficaz, poderá atingir todos os membros de seu público-alvo e solucionar todos os problemas que eles tenham.