Você vai ler sobre:
- O que é a hiperpersonalização da experiência do cliente?
- Por que a hiperpersonalização se tornou tão importante?
- Como funciona a hiperpersonalização?
- Como preparar a empresa para hiperpersonalização?
Já é de amplo conhecimento de gestores que a personalização da experiência dos clientes é e continua sendo um passo essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing. Hoje, a hiperpersonalização é o próximo passo dessa linha evolutiva.
Graças aos grandes e mais recentes avanços tecnológicos em Inteligência Artificial (IA), automação de dados e novas ferramentas como as Plataformas de Experiências Digitais (DXPs), as empresas que souberem como investir conseguirão proporcionar experiências hiperpersonalizadas aos seus clientes, garantindo sua fidelização.
Então, veja a seguir o que é a hiperpersonalização da experiência do cliente, por que ela se tornou importante e como ela deve funcionar!
O que é a hiperpersonalização da experiência do cliente?
A criação do conceito de hiperpersonalização é uma consequência do recente avanço pelo qual as tecnologias de automação para marketing vêm passando. Essas tecnologias permitem que a experiência dos clientes seja customizada ao máximo, de forma ainda mais profunda em comparação ao que as tecnologias já consagradas conseguem proporcionar.
Dessa forma, as empresas devem conseguir oferecer conteúdos e ofertas muito mais aderentes ao atual status do cliente na jornada de compra.
Assim, a hiperpersonalização visa, principalmente:
- proporcionar aos clientes experiências exclusivas e únicas;
- minimizar ou eliminar os “ruídos” e “fricções” de comunicação, que geram dúvidas, receios, e impõem dificuldades à progressão na jornada de compra.
Para isso, uma abordagem hiperpersonalizada busca a individualização das ações e estratégias propondo uma abordagem única para cada cliente, seja na comunicação, na identificação de falhas, na interação com a marca etc.
Por que a hiperpersonalização se tornou tão importante?
A hiperpersonalização proporciona maior precisão e assertividade no desenvolvimento de atividades fundamentais para a definição da estratégia de marketing e ações voltadas para a qualificação da experiência do cliente.
Entre as atividades que se beneficiam com a hiperpersonalização, destacam-se: o mapeamento das dores, problemas e desejos dos clientes; a geração de relatórios para a apreensão de insights mais precisos sobre as preferências e o comportamento; a definição do melhor momento para promover certas ofertas.
Como funciona a hiperpersonalização?
Para concluir este conteúdo, veja a seguir as etapas mais importantes para a hiperpersonalização da experiência dos clientes.
Coleta de dados
A hiperpersonalização só funciona se partir de uma base ampla, sólida e consistente de dados.
Os dados, processados e analisados adequadamente, serão a base para determinar as ações e estratégias de marketing que promoverão a hiperpersonalização.
Esses dados podem ser extraídos, por exemplo, de históricos de compras, dados de navegação no site ou aplicativo, informações demográficas etc.
Análise e tratamento
Apenas dados “brutos” não serão suficientes para obter os insights necessários para adequar a estratégia e ações de marketing.
Portanto, nesse momento é necessário segmentar dados, de acordo com o seu público e os objetivos pretendidos, e usar uma ferramenta de automação para processá-los e promover as análises pertinentes.
Desenvolvimento das experiências
A partir dos dados e insights obtidos, é chegado o momento de desenvolver as experiências dos clientes focando em suas demandas e expectativas individuais.
Após definir qual deve ser a abordagem e os resultados esperados, a empresa deve se preparar para a implementação das novas experiências, tanto na comunicação, como na oferta dos produtos e serviços atualizados e na forma de oferecer essas experiências.
Promoção das soluções desenvolvidas
Nessa etapa, a empresa prepara-se para lançar novos produtos e ofertas, e, a partir da automação e do uso de tecnologias inovadoras, como a IA, o Machine Learning e DXP. Com o LumisXP, por exemplo, é possível personalizar seu site de acordo com diversas opções de segmentação.
Otimização e aprimoramento
A partir da coleta dos primeiros feedbacks e avaliações, além do monitoramento permanente dos dados de desempenho, a empresa deverá avaliar as mudanças promovidas e propor novas otimizações, visando o aprimoramento constante das estratégias, ferramentas, produtos e serviços.
Nesse momento, pode ser produtivo experimentar diferentes abordagens, baseando-se, também, em testes A/B e outras formas de testagem e validação.
Implementação da jornada omnichannel
Por fim, a implementação das jornadas omnichannel serão o ápice do processo de hiperpersonalização, proporcionando, para cada cliente, uma experiência individualizada e única em todos os pontos de contato com a marca.
Como preparar a empresa para hiperpersonalização?
Para preparar uma empresa para a hiperpersonalização das experiências, é necessário que os gestores responsáveis pelas estratégias de marketing e vendas se mantenham bem informados e tenham conhecimento sobre as tecnologias e tendências que vão ditar os rumos da jornada do cliente nos próximos anos.
Então, neste momento, para seguir no caminho certo e garantir a hiperpersonalização, recomendamos que você confira um conteúdo sobre as 10 tendências para a área de marketing em 2023 e conheça as novidades da versão do LumisXP 16, com novas opções para hiper personalizar seus canais digitais!
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