Você vai ler sobre:
- O que é figital?
- Quais são os benefícios do figital?
- Quais as soluções tecnológicas para colocar o figital em prática?
A transformação tecnológica dos últimos anos alterou profundamente a forma como consumidores e marcas se relacionam. Com isso, a distância entre o lado físico e o lado digital dos negócios vem diminuindo, o que deu origem ao termo “figital”, “fisital”, ou, em inglês, “phygital”.
Esse conceito vem sendo aplicado principalmente nos contextos em que os aspectos digitais e físicos de um negócio se integram, proporcionando experiências mais fáceis, intuitivas e agradáveis sobre o consumo e a experiência dos clientes.
Logo, o conceito de figital está intimamente ligado a outro conceito relevante para a nova realidade de transformação digital que vivemos: a jornada omnichannel.
Então, se você procura se situar sobre o panorama do figital e sua relação com as experiências omnichannel, continue a leitura!
A seguir, explicamos esses conceitos, como eles se relacionam e quais são as soluções tecnológicas que viabilizam o figital na prática!
O que é figital?
Basicamente, o conceito de figital faz referência aos esforços empreendidos para integrar as operações físicas de empresas ― seja na forma de oferta de produtos ou de serviços ―, aos canais digitais de comunicação, de compra e de venda, e de pós-venda. Dessa forma, as empresas integram suas operações online e offline, proporcionando a chamada experiência omnichannel aos clientes.
Mas para facilitar a compreensão do conceito, alguns exemplos práticos podem ajudar.
Hoje, por exemplo, diversas empresas e lojas de departamento que vendem produtos variados, possuem aplicativos e marketplaces na internet, onde os consumidores podem se informar sobre os produtos, preços, características etc., e também efetuar as compras.
Ainda asssim, essas mesmas empresas mantêm suas lojas físicas, onde os mesmos produtos podem ser encontrados.
O diferencial oferecido pelo figital neste exemplo é, portanto, a possibilidade que os consumidores têm de pesquisar os produtos digitalmente, efetuar a compra online e optar pela entrega do produto ou sua retirada em uma loja física.
Outro exemplo de aplicação do figital se dá no segmento de alimentação e bares, nos quais ficam à disposição dos clientes totens onde o cardápio é apresentado digitalmente e os clientes podem usar o autoatendimento para escolher os produtos desejados e realizar o pagamento para retirada das fichas de consumo.
Contudo, para que isso tudo funcione adequadamente, como veremos adiante, é preciso contar com algumas soluções tecnológicas que integrem as informações de lojas, estoques, sites etc.
Mas, antes disso, vamos abordar os benefícios que o figital proporciona para empresas e consumidores!
Quais são os benefícios do figital?
São justamente os benefícios promovidos tanto para as empresas como para os seus consumidores que fazem do figital uma das maiores tendências atuais em gestão.
Então, veja a seguir quais são os principais benefícios para as partes envolvidas no figital!
Experiência do cliente mais personalizada
A experiência do cliente se tornou o grande foco de atenção das estratégias de marketing da empresa.
Para se destacar e se manter relevante, não basta que as empresas ofereçam bons produtos. A experiência de compra, as opções de atendimento e autoatendimento, a integração de canais físicos e digitais, sites e aplicativos etc., são de grande relevância para retenção dos clientes.
Assim, a diversificação dos canais de atendimento e a sua integração com o figital são uma das formas de tornar a experiência dos clientes ainda mais personalizada.
Aumento do público
A importância dos canais digitais para a expansão de um negócio não é nenhuma novidade. Porém, muitas empresas ainda insistem em privilegiar o aspecto físico de um negócio em detrimento do digital.
O figital, porém, pressupõe o investimento em canais e ferramentas digitais que não apenas favorecem a gestão como ajudam a projetar uma marca e seus produtos ou serviços para mais pessoas.
A inteligência artificial com que operam vários mecanismos de busca, como o Google, e redes sociais, também já identifica a presença digital das empresas e marcas, privilegiando a visibilidade daquelas que se mostram mais ativas e engajadas no relacionamento com o público.
Unificação da gestão
O uso de tecnologias digitais para o aprimoramento da gestão em negócios de diferentes segmentos também não é mais uma novidade.
As estratégias figital, contudo, se baseiam em sistemas híbridos que não apenas automatizam uma série de processos tradicionais em qualquer empresa, como envolve aspectos físicos dos negócios que não seriam contemplados em qualquer sistema de gestão.
Como resultado, as empresas que investem em figital têm uma gestão unificada, capaz de lidar com a integração total do físico ao digital e vice-versa.
Entre as possibilidades com a adoção de um sistema ERP, por exemplo, estão a redução de custos operacionais, a gestão de estoque, a análise de dados etc.
Maior agilidade para os processos
As tecnologias que integram o figital possibilitam uma maior integração e centralização na execução de processos de rotina de uma empresa.
Com isso, os processos se tornam mais ágeis e menos propensos a erros humanos, tornando a gestão mais estável e confiável.
O tempo economizado com o aumento da agilidade dos processos ainda pode ser usado para a realização de mais testes, validações e aprimoramento de atividades, maximizando os benefícios obtidos.
Novas oportunidades de negócios
A atualização de um negócio para se adaptar a uma nova realidade de exigências do mercado frequentemente leva a mais oportunidades de negócios e inovação.
Elas podem ser a criação de uma nova página e-commerce, o uso de lojas físicas como centros de distribuição, a criação de parcerias com outros empreendimentos, a criação de novos produtos e serviços etc.
Quais as soluções tecnológicas para colocar o figital em prática?
Para concluir este conteúdo, vamos então apresentar brevemente as soluções tecnológicas essenciais para qualquer negócio colocar o figital em prática.
Autoatendimento
No figital, o autoatendimento pode se apresentar de diferentes formas.
No ambiente digital, temos, por exemplo, a presença dos sites de vendas, os aplicativos e as páginas de Frequent Asked Questions.
Já no ambiente físico, temos, por exemplo, os já citados totens onde clientes podem fazer os seus pedidos e realizar os pagamentos, evitando filas de espera.
Chatbots
Chatbots, ou assistentes virtuais, são uma ferramenta baseada em tecnologia de Inteligência Artificial que são utilizados em sites ou até mesmo em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
O seu objetivo é fornecer atendimento 24h para solução de problemas e dúvidas comuns aos clientes. Assim, é possível configurar os chatbots para aumentar a capacidade de atendimento e oferecer uma alternativa às chamadas e e-mails, promovendo mais facilidades para clientes e empresa.
Business Intelligence
A tecnologia de Inteligência Artificial também vem sendo aplicada no figital para o chamado “business intelligence” (BI).
Basicamente, o business intelligence é o termo usado para referis-se a um conjunto de estratégias cuja finalidade é analisar dados sobre um negócio de forma automatizada e ágil, fornecendo insights úteis para as tomadas de decisão.
Para isso, podem ser usados dados dos setores de marketing, vendas, financeiro, recursos humanos, entre outras que gerem informações relevantes para as decisões da empresa.
ERP
A tecnologia dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) estão presentes em cada vez mais negócios que passam pelo processo de transformação digital.
Nesse caso, trata-se de um sistema geralmente utilizado para integração de processos de diferentes setores em uma mesma plataforma, sendo essencial para aplicação do business intelligence mencionado no tópico anterior.
Entre as funcionalidades nativas, estão a coleta, armazenamento, organização, processamento e tratamento de dados que serão utilizados para os insights de BI.
CRM
Por fim, sabendo que um dos focos do figital é garantir a melhoria da experiência do cliente em todas as suas frentes de interação com a empresa, para avançar nesse sentido é fundamental contar com um software de CRM (Customer Relationship Management).
Uma ferramenta CRM é a peça essencial para que a empresa registre, colete e monitore todos os pontos de interação da relação entre clientes e empresa. Dessa forma, ela proporciona uma visão integral do desempenho obtido pelos setores de atendimento, marketing e vendas.
Com isso, a empresa tem mais informações para conseguir aumentar a geração de leads, a conversão e a retenção de clientes.
Então, para concluir, se você quer entender melhor como as ferramentas de CRM e outras tecnologias voltadas para o figital trabalham para proporcionar verdadeiras experiências omnichannel, aproveite e confira: Jornada Omnichannel: saiba como construir na sua empresa.