Ilustração de mulher com tablet ao lado de fluxos de dados conectando nuvem, arquivos e servidores, simbolizando tecnologia e análise de dados, em um fundo roxo modern

Você vai ler sobre:

  1. Conheça as principais tendências
  2. Tendências em Ciência de Dados e Machine Learning
  3. Gestão eficaz de Análise de Dados
  4. Análise de dados do LumisXP

O futuro da análise de dados será repleto de oportunidades. À medida que as tecnologias avançam, a análise de dados se torna o centro das tomadas de decisões. 

Neste artigo vamos explorar as principais tendências, inovações e falar também sobre como as empresas podem utilizar plataformas de análise de dados para melhorar as estratégias e alcançar melhores resultados.

Conheça as principais tendências

As principais tendências dizem que a análise de dados tem total influência do avanço tecnológico, trazendo a IA como centro de tudo. 

De acordo com o Gartner, ele destaca algumas tendências que as organizações devem considerar para se prepararem para o futuro da análise de dados, trazendo a IA generativa como uma habilidade essencial para todas as empresas.

O uso de ferramentas para organizar os dados também passa a ser um ponto de extrema importância nos próximos anos, além da utilização de um ecossistema de dados que traz uma abordagem mais centralizada de dados onde confiança e qualidade são fundamentais. Para que a empresa não fique para trás, é importante que as equipes de análise de dados estejam capacitadas para lidar com a quantidade de dados utilizados.

Exemplificado as principais tendências para o futuro a análise de dados:

Automação e Inteligência Artificial (IA)

A automação e Inteligência Artificial não vão parar de avançar, permitindo que as empresas consigam processar grandes volumes de dados cada vez mais rápido. 

Análise Preditiva em Tempo Real

Com a necessidade de ações em tempo real, as análises preditivas em tempo real, além de antecipar tendências também trará recomendações de ações imediatas.

Integração Omnichannel

Os dados coletados serão integrados de maneira mais fluída, melhorando a forma que as empresas utilizam para compreender a jornada omnichannel completa do cliente, assim conseguindo oferecer experiências mais personalizadas.

Privacidade e Governança de Dados

Novas ferramentas focadas em segurança e governança de dados vão garantir que as análises sejam realizadas sem comprometer a privacidade dos usuários.

Computação em Borda

A análise de dados próxima ao local de geração, em dispositivos de borda, será essencial em setores como IoT e automação industrial, permitindo maior agilidade e redução de latência.

Uso de Análise de Dados para Sustentabilidade

As organizações usam análises para atingir metas de sustentabilidade, otimizando recursos e promovendo práticas mais ecológicas. Soluções analíticas permitem maior transparência em ESG (Ambiental, Social e Governança).

Linguagem Natural 

Ferramentas de análise de dados com suporte à linguagem natural permitirão que os usuários interajam com os dados por meio de perguntas simples, melhorando a acessibilidade e facilitando barreiras técnicas.

Expansão das Operações de Aprendizado de Máquina (MLOps)

Os processos operacionais para gerenciamento de modelos de aprendizado de máquina serão refinados, permitindo que as empresas escalem e mantenham modelos analíticos de forma mais proveitosa.

Tendências em Ciência de Dados e Machine Learning

A atualidade já é promissora, imagina o futuro da ciência de dados e machine learning? Com isso, já podemos imaginar o crescimento que essa área terá e que a procura por profissionais capacitados em ciências de dados será grande.

A Inteligência Artificial e Machine Learning estão crescendo exponencialmente. A união dessas tecnologias permite que sistemas automatizados aprendam sobre dados, identifiquem padrões e tragam previsões. As empresas não apenas utilizarão essas tecnologias para automação, mas também para melhorar a personalização e a análise preditiva. 

Gestão eficaz de Análise de Dados

A gestão de análise de dados passou a ser um ponto de muita atenção das empresas, e a tendência é aumentar ainda mais o foco nessa área. Com tantas mudanças no mercado, principalmente a chegada e a expansão da transformação digital, exigindo métodos mais eficazes e seguros de coleta e análise de dados.

Para incorporar a gestão de dados na cultura corporativa, é necessário um processo gradativo. Adotando ferramentas e recursos para análise de dados, promovendo a mudança de mentalidade utilizando comunicação e gestão para acelerar o processo à medida que a tecnologia é inovadora. Uma gestão baseada em dados têm maior capacidade de entender cada perspectiva do negócio, ou seja, todas as áreas e seus resultados, o que naturalmente tem impacto na empresa.

A análise de dados é o trabalho que permite entender a fundo os resultados de cada setor e, a partir disso, tomar decisões certeiras, baseadas nas informações que foram extraídas desses dados, no processo de data mining.

o-futuro-da-analise-de-dados-confira-as-previsoes-para-2025-interna.png

Análise de dados do LumisXP

O LumisXP possui ferramentas de análise de dados completa. Aqui é possível reunir todas as informações importantes dos clientes através de suas interações, ficando tudo armazenado e organizado de forma simples de usar.

O LumisXP além de coletar os dados, também analisa e interpreta. Ele identifica o que acontece em cada etapa da jornada, trazendo sinais de alertas quando algo precisa ser ajustado, ou o conteúdo mais procurado, auxiliando na personalização dos materiais oferecidos. A IA integrada do LumisXP, faz análises preditivas, prevendo comportamentos, trazendo insights de ações futuras.

O futuro da análise de dados é gigantesco e está totalmente ligado à evolução tecnológica, trazendo novas oportunidades e desafios para as empresas e para os profissionais. As tendências citadas mostram que a integração de inteligência artificial, automação e governança de dados serão fundamentais para tornar as análises mais ágeis, precisas e estratégicas.

Para se destacarem, as empresas precisam adotar ferramentas modernas e eficientes para gerenciar os dados de forma centralizada e utilizá-los de forma que consigam prever comportamentos e aprimorar ainda mais as experiências personalizadas.

À medida que avançamos para 2025, é necessário que as organizações invistam em soluções que não apenas acompanhem, mas que saibam lidar com as mudanças. Afinal, a análise de dados não é apenas uma ferramenta, é a base para decisões informadas e resultados de impacto.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/