Você vai ler sobre:

  1. Por que é importante entender o comportamento do cliente?
  2. Os benefícios da Análise de Dados
  3. Lista de métricas que sua empresa deve prestar atenção

Não é mais nenhuma novidade a grande competitividade que existe entre diversas empresas por um mesmo cliente. Com o mercado cada vez mais acirrado, entender o comportamento do consumidor é um passo fundamental para conseguir levar algum tipo de vantagem nessa disputa, e dessa forma sair na frente dos concorrentes. É por esse motivo, que algumas métricas para entender o comportamento dos usuários se tornam cada vez mais essenciais para o sucesso de uma marca. 

Quer entender mais sobre a importância de analisar o comportamento dos usuários e conhecer 5 métricas que podem ajudar nesse processo? Então continue conosco, pois é isso que mostraremos no post de hoje.

Por que é tão importante entender o comportando do cliente?

O primeiro passo para que você entenda a necessidade de ficar atento ao comportamento é compreendendo o cenário no qual nós estamos inseridos. Atualmente, os consumidores se relacionam com as marcas, produtos ou serviços que consomem de modo muito diferente do que era a um tempo atrás. Hoje, a grande maioria das pessoas vivem num contexto que preza a inovação, acesso a inúmeras informações e o desejo de interagir de uma forma mais próxima com as marcas e as empresas. Por isso, as organizações que não procurarem entender o consumidor (suas vontades e maneira como realizam uma compra), ou que não procuram tirar insights sobre o seu comportamento não vão mais conseguir se envolver estreitamente com seu público alvo.

Portanto, conhecer a fundo o consumidor e entender suas necessidades, comportamentos, anseios e expectativas é fundamental para que um negócio tenha sucesso. Neste sentido, é importante que as empresas tenham em mãos o maior número de dados relevantes dos indivíduos. Ou seja, com a transformação digital cada vez mais consolidada, as companhias precisam adotar um marketing baseado em dados concretos.

Adotando uma cultura data-driven os profissionais de marketing estarão continuamente procurando as perguntas certas que ajudarão a refinar suas estratégias e buscando ferramentas de análise de marketing digital para fornecer essas respostas. Da personalização no conteúdo à segmentação de usuários, os dados desempenham um papel vital no sucesso de uma campanha de marketing. 

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Os benefícios da Análise de Dados

Como vimos, entender o comportamento dos usuários é imprescindível para sair na frente dos concorrentes, e isso só é possível através de dados. É importante ser ressaltado que há uma infinidade de dados que podem ser coletados para entender como as pessoas se comportam dentro dos seus canais digitais. Com ferramentas Analytics, por exemplo, você pode acompanhar quais são as páginas que os usuários passam mais tempo dentro do seu site e muito mais. Portanto, é inegável os benefícios que a análise de dados traz para uma empresa. 

Realizar a coleta e análise desses dados nos permite ter acesso a real eficácia das nossas campanhas de marketing, na identificação de gargalos na jornada do cliente e em insights importantes para conquistar a confiança do consumidor. É neste sentido, que as métricas do comportamento do usuário podem ajudar uma empresa. Com elas é possível ter acesso a informações úteis e extremamente relevantes sobre a interação do usuário em seu site. Além de dados, como: idade, sexo, localização, como eles chegaram ao seu site (origem do tráfego), o conteúdo mais popular em seu site, suas conversões totais, e assim por diante. 

Portanto, quando uma empresa tem acesso a esses dados e sabe quem são os seus visitantes, quais são suas dores e suas necessidades é possível adotar diversas estratégias para melhorar a experiência do usuário. Além disso, como já falamos aqui no blog, ter informações concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor permite que a companhia consiga desenvolver os melhores produtos e serviços para satisfazer as necessidades e as vontades do seu consumidor.

Lista de métricas que sua empresa deve prestar atenção

Bom, agora que você entendeu a importância da análise de dados, você deve estar querendo saber quais dados e métricas sua empresa deve prestar atenção para conhecer a fundo os seus usuários, não é mesmo? 

Porém antes de eu listar essas métricas você precisa ter em mente que uma ferramenta de Web Analytics tem como objetivo a coleta, processamento e análise de dados. Por isso, ela vai te oferecer diversos dados que podem ser analisados, inclusive de forma cruzada para obtenção de respostas mais concretas. Portanto, cabe a empresa decidir e testar quais são as métricas que melhor respondam suas dúvidas e atendam suas necessidades.

 Bom, como vimos entender o comportamento do usuário e conhecê-lo a fundo não é tarefa fácil. Mas com as métricas certas e as ferramentas necessárias é possível ficar por dentro de tudo que acontece nos seus canais digitais, e dessa forma oferecer experiências cada vez mais personalizadas, que atendam exatamente os anseios dos consumidores. Fato primordial para se ter sucesso nos dias de hoje.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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