Você vai ler sobre:
Sabemos que vivemos em uma era de constante mudanças, a tecnologia avança cada vez mais e traz grandes transformações. E com isso, as empresas precisam mudar a forma como lidam com seus processos e acompanhar essas mudanças. Dessa forma, muitas empresas adotaram os princípios e valores do manifesto ágil, buscando melhorar seus serviços e produtos, oferecendo assim o valor que os consumidores desejam.
Diversas organizações têm usado Lean como meio fundamental para atingir esse objetivo. As métricas Lean ajudam a potencializar seus resultados, transformar suas realidades gerenciais e garantir um melhor aproveitamento do potencial humano. Quer saber mais sobre o assunto e conferir as principais métricas dessa metodologia? Então continue com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.
Entenda a importância das métricas Lean
Antes de conhecermos as métricas ágeis de Lean, precisamos entender o que é essa filosofia. Em uma tradução para o português, a palavra Lean pode ser entendida como “enxuto”. Então, seu objetivo é utilizar os recursos necessários para a realização de um trabalho, evitando desperdícios. A ideia central é oferecer o melhor para o cliente, tendo o mínimo de desperdício nesse processo. O objetivo final sempre será oferecer o valor que o cliente está buscando, criar mais valor com menos recursos.
As métricas Lean ajudam a sua empresa a gerenciar o fluxo dos seus projetos, estabelecendo um sistema confiável em seus processos de trabalho. Assim, você é capaz de medir o que está sendo realizado e como, pois as métricas oferecem dados concretos sobre produtividade, confiabilidade e eficiência dos seus processos de produção. A avaliação das métricas do time são fundamentais para ajudar a tomar decisões baseadas em dados.
É de conhecimento popular que não podemos melhorar o que não podemos medir. E quando o time de agilidade não consegue medir como está a qualidade, o tempo de entrega e a produtividade da equipe, ele não é capaz de atingir o objetivo determinado. E por isso as métricas Lean são extremamente importantes para as empresas que buscam melhorar seus processos e acompanhar a transformação ágil.
Utilizar as métricas Lean para avaliar seus processos traz diversos benefícios para a sua empresa, como decisões Data Driven, que ajudam a analisar o comportamento e as interações dos consumidores com a marca. Além disso, essas métricas provêm a transparência e contribuem para elevar a maturidade do time, promovendo a colaboração e comprometimento dos membros do time.
Conheça as principais métricas de desempenho Lean
Antes de conferirmos algumas métricas Lean que devem ser utilizadas para melhorar seus processos, é necessário entender o WIP (work in process). Na tradução para o português significa “trabalho em andamento”, e na gestão de projetos ágeis, são as tarefas que estão em execução. Ou seja, o WIP é o número de tarefas que o time possui e ajuda a indicar a capacidade do fluxo de trabalho do time, e por isso uma das prioridades centrais deve ser limitá-lo. Pois caso haja uma grande quantidade de tarefas “a fazer”, maior do que a que o time consegue executar, traz uma desmotivação e estimula o trabalho de multitarefas.
Sendo assim, adotar a metodologia Lean deve ser uma das prioridades das organizações que desejam se manter competitivas no mercado, as métricas Lean ajudam sua empresa a acompanhar a saúde do processo e estabelecer a previsibilidade dele. Além disso, ajudam a reconhecer os desperdícios que acontecem, construindo estratégias para identificá-los e para agir na diminuição de seus impactos. Confira algumas métricas:
- Lead Time:
O Lead Time é o tempo de recebimento da demanda até o seu estado final, ou seja, quando a demanda está pronta. É a métrica que tem como objetivo demonstrar o tempo de espera total do seu fluxo de valor e é uma das mais conhecidas e observadas no universo da agilidade.
- Cycle Time:
O Cylce Time é o tempo entre o início do trabalho até o estado final, ou seja, demonstra desde o início da produção até a entrega para o cliente. Também é bastante conhecida e utilizada junto com o Lead Time.
- Throughput:
O Throughput é a frequência de entregas do time. Demonstra a vazão de itens dentro do fluxo de valor. Ou seja, é a quantidade de itens que passa na esteira em um determinado intervalo de tempo, e nos permite medir quanto o time está sendo produtivo.
Vale ressaltar, que o objetivo não é medir pessoas e nem punir ou vigiá-las com as métricas. O objetivo é medir o trabalho realizado, entender o time e descobrir o que pode ser feito para torná-lo cada vez melhor. E como vimos, é essencial adotar a metodologia Lean em sua empresa para otimizar seus processos de trabalho e oferecer o melhor ao cliente. Seguir essa estratégia faz com que sua empresa se destaque no mercado, mas para colher os resultados esperados é preciso sempre prestar atenção nas possíveis mudanças e falhas que possam ocorrer.