Você vai ler sobre:
- Marketing e vendas: por que é fundamental integrar essas áreas?
- Marketing e vendas: benefícios da integração
- DXP: o que é e como se relaciona às vendas e marketing?
- DXP: como uma plataforma de gestão de experiências digitais ajuda a potencializar o marketing e vendas?
As inovações tecnológicas implicam em mudanças na mentalidade e na forma como o marketing e as vendas são gerenciados em uma empresa. Com o crescimento da demanda por personalização e integração de canais digitais, dificilmente as empresas conseguirão manter o atendimento no nível das expectativas criadas sem o auxílio de ferramentas como uma DXP.
As DXPs (Digital Experience Platforms ou Plataformas de Experiência Digital) cumprem hoje esse papel fundamental de potencializar a integração, proporcionar a criação de experiências digitais mais personalizadas e, assim, elevar a qualidade da experiência dos clientes e todos os benefícios decorrentes desse aprimoramento na gestão.
Então, neste conteúdo, explicamos: por que é fundamental integrar as áreas de marketing e vendas; o que é uma DXP e como ela se relaciona às vendas e marketing; e como uma DXP ajuda a potencializar esses dois setores.
Confira!
Marketing e vendas: por que é fundamental integrar essas áreas?
Nas empresas, cada setor tem a sua importância e contribuição para os resultados obtidos, sejam eles em vendas, retenção de clientes, engajamento, faturamento etc. Por isso, cada vez mais, é o funcionamento em conjunto e o trabalho em equipe que impulsiona a empresa para resultados cada vez mais positivos.
Seguindo essa lógica, dentre os setores mais diretamente relacionados ao desempenho financeiro de uma empresa, destacam-se os setores de marketing e vendas, pois vêm deles os profissionais que têm relação direta com os clientes e têm poder para alavancar os resultados.
Assim, dada a importância da integração entre os setores de marketing e vendas, essa preocupação em empresas resultou na criação do conceito de smarketing, junção de sales (vendas) e marketing.
Na prática, o que torna a integração entre os dois setores tão poderosa é o fato de que a equipe de marketing tem acesso a uma gama variada de dados sobre os clientes e a capacidade de segmentá-los. Contudo, em muitos cenários esses dados não são analisados, processados e disponibilizados para as equipes de marketing no momento certo.
Se, por outro lado, as equipes de marketing são capacitadas para coletar, analisar e processar esses dados, disponibilizando-os de forma organizada para as equipes de vendas, a empresa dispõe um grande poder para identificar as necessidades dos clientes e, com base em relatórios e padrões identificados, fornecer as respostas mais adequadas para estimular uma compra, uma retenção ou solucionar um problema.
Em outras palavras, com a integração entre os setores, a equipe de marketing consegue aumentar sua capacidade de nutrir e qualificar leads para encaminhá-los aos vendedores. Os vendedores, por sua vez, tem mais dados para saber como converter e reter um cliente.
Marketing e vendas: benefícios da integração
De forma resumida, podemos destacar os seguintes benefícios da integração entre os setores de vendas e marketing:
- alinhamento entre setores ― O primeiro benefício direto da integração é o alinhamento. Os setores passam a compartilhar informações em tempo real, favorecendo a comunicação e o trabalho em equipe;
- domínio sobre o público ― A troca de informações e dados entre os setores faz com que a empresa crie uma cultura mais especializada no público com que ela lida, contribuindo para a criação de estratégias mais efetivas;
- otimização de ações direcionadas à jornada de compras ― O domínio sobre o público estará diretamente relacionado à otimização das ações que visam aprimorar a jornada de compra. Com um conhecimento mais profundo sobre o público, as ações em cada etapa podem se tornar mais efetivas e persuasivas;
- aprimoramento da qualificação de leads ― O entrosamento entre as equipes contribui para que a seleção e qualificação dos leads também se dê de forma mais apurada;
- estabelecimento de metas realistas e precisas ― Com base no conhecimento acumulado das equipes, a produção de planejamentos e metas serão mais precisas e realistas, o que é fundamental para o cálculo de investimentos e o crescimento sustentável da empresa.
DXP: o que é e como se relaciona às vendas e marketing?
DXP é o conceito para a tecnologia de Digital Experience Platforms, também conhecidas como plataformas de gestão de experiências digitais.
Basicamente, uma DXP é um tipo de software desenvolvido para integrar ferramentas que se tornaram fundamentais para a gestão das experiências digitais dos clientes de uma empresa.
Em outras palavras, uma DXP é uma plataforma que reúne ferramentas para integrar a comunicação e trabalho entre setores e oferecer recursos como:
- criação e desenvolvimento de soluções digitais integradas aos sistemas internos da empresa;
- criação e gestão de conteúdo em canais digitais (redes sociais, sites, webapps, landing pages);
- gerenciamento de dados da experiência dos clientes;
- infraestrutura de TI;
- análise de dados, segmentação e geração de relatórios customizados.
Naturalmente, as facilidades proporcionadas pela adoção de uma DXP não geram benefícios apenas para a integração entre vendas e marketing, mas para o funcionamento e o desempenho da empresa de forma geral.
Então, ainda podemos destacar como vantagens importantes da adoção de uma DXP:
- a redução de custos com a unificação de soluções em uma única plataforma;
- o aumento da eficiência com a redução de erros humanos, com a importação automática de dados e com a produção de soluções mais rápidas e assertivas; e
- a centralização de canais e informações, que facilita o trabalho dos colaboradores de todos os setores.
DXP: como uma plataforma de gestão de experiências digitais ajuda a potencializar o marketing e vendas?
No que se refere ao aprimoramento da relação entre os setores de marketing e vendas, as DXPs são excelentes aliadas justamente por fornecer uma solução eficiente e de fácil implementação para a integração entre eles.
Com uma DXP, automaticamente, toda a parte de compartilhamento de informações e aproximação da comunicação entre setores será resolvida.
Além disso, as ferramentas nativas de uma DXP poderão ser aplicadas para coletar os dados e gerar os relatórios necessários para investir no aprimoramento de estratégias, qualificação de leads e gerenciar a experiência dos clientes de forma mais completa.
Por fim, a adoção de uma DXP é um passo necessário na direção da criação de experiências omnichannel, que é provavelmente a tendência mais importante em marketing e vendas para os próximos anos.
Para concluir, se a sua empresa pode se beneficiar de um aprimoramento na relação entre marketing e vendas, aproveite e confira: “Como se preparar para implementação de uma DXP”.
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