Você vai ler sobre:
- Por que você deve investir em uma plataforma de experiência digital (DXP)
- Principais recursos das plataformas de experiências digitais (DXPs)
- Reduzindo custos com a plataforma de experiência digital LumisXP
A experiência dos clientes e usuários se estabeleceu como o principal elemento orientador da elaboração de estratégias de marketing e de gestão em um negócio. Por isso, as plataformas de experiência digital (DXPs) se tornaram uma ferramenta indispensável para o sucesso do marketing em grandes empresas.
Entre os diversos benefícios na adoção de uma DXP, hoje queremos destacar a redução de custos, algo que sempre preocupa os gestores que buscam entregar não só aumentos nas vendas, mas resultados de fato.
Continue a leitura e entenda por que você deve investir em uma DXP. Veja quais são os principais recursos para criação de experiências diferenciadas e as possibilidades de redução de custos.
Por que você deve investir em uma plataforma de experiência digital (DXP)
Uma das formas mais prática e eficiente que as empresas têm de entrar em contato com potenciais clientes é a presença digital em sites, aplicativos e redes sociais.
Assim, para maior eficiência na gestão de estratégias de marketing e satisfação dos clientes, tornou-se fundamental contar com ferramentas que tornem mais prático e integrado o trabalho de gerir os diferentes canais de comunicação.
Mas, para além da comunicação, outro aspecto que ganhou peso e importância na experiência dos clientes é a personalização das experiências, que faz com que cada vez mais os clientes desejem uma experiência individualizada, seja no atendimento pré ou pós-vendas.
Desse modo, nos últimos anos, acompanhando a progressão das tecnologias digitais e sua integração à rede de internet, foram desenvolvidas as plataformas de experiência digital (Digital Experience Platforms ou DXPs).
As DXPs, como mencionamos, são, basicamente, sistemas que facilitam e integram a gestão dos canais digitais e de outras estruturas voltadas ao atendimento e relacionamento com os clientes.
Elas podem oferecer muito mais do que isso, especialmente as plataformas que continuam se atualizando para oferecer recursos novos e inovadores para qualificar o trabalho dos gestores, como veremos adiante.
Principais recursos das plataformas de experiências digitais (DXPs)
As diversas plataformas DXP disponíveis para grandes empresas podem oferecer alguns recursos diferentes entre si. Contudo, em geral, elas contam com alguns recursos essenciais para o trabalho de gestão das experiências digitais.
Analytics
As ferramentas de analytics são utilizadas para coleta, processamento e análise automatizada de dados relacionados ao comportamento dos usuários e interações com a empresa em seus diversos canais de comunicação. Desse modo, são úteis para a interpretação de cenários complexos e geração de relatórios e insights.
Personalização
A personalização propiciada pelas DXPs se dá na adequação da comunicação e do atendimento conforme o perfil de cada cliente. Com isso, há maior engajamento, retenção de clientes e conversão de vendas.
Gestão de conteúdo (CMS)
A gestão de conteúdo por meio das ferramentas de CMS (Content Management System) é um importante recurso de uma DXP, sendo utilizado para integrar e automatizar a gestão de conteúdos publicados nos canais digitais em uma única plataforma.
Reduzindo custos com a plataforma de experiência digital LumisXP
Entendendo qual é a importância e os principais recursos presentes em uma DXP, vamos então abordar alguns recursos complementares, mas em uma DXP robusta, como o LumisXP, são considerados fundamentais para que a qualidade da gestão também se traduza em redução de custos.
Autonomia para equipes
O LumisXP conta com recursos que dão a flexibilidade necessária para que as equipes possam tomar decisões, promover mudanças e resolver a maior parte dos problemas de rotina sem depender de uma equipe de TI especializada, fazendo com que se poupe tempo e recursos.
Assistente de IA
Os assistentes de IA se tornaram um dos assuntos mais falados em inovações tecnológicas recentes. Assim, o LumisXP em sua última atualização já implementou uma integração de assistente de IA ao sistema. Essa integração é um grande facilitador de diversas tarefas como a criação de conteúdo, variações para testes A/B, traduções e revisões automáticas, promovendo também, uma redução de tempo, esforços e recursos gastos em atividades de rotina.
Personalização de conteúdos
O alto nível de personalização de conteúdos com base em segmentação propiciado pelo LumisXP permite conquistar novos clientes gastando menos recursos e retê-los por mais tempo, melhorando diversas KPIs (Key Performance Indicators) de desempenho.
Qualificação da jornada
Por fim, combinando os recursos que estão disponíveis em uma plataforma de experiência digital como o LumisXP, como mapeamento da jornada e personalização, a equipe de marketing dispõe de mais recursos para criar campanhas mais assertivas. Desse modo, a jornada de compra é qualificada, resultando em redução de custos com campanhas de marketing mais eficientes e, consequentemente, mais vendas.
Para concluir, se a implementação de uma plataforma de experiência digital é um assunto novo em sua empresa, aproveite para atualizar-se sobre outros temas relacionados às DXPs e à inovação tecnológica que vivenciamos.
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