Landing Pages: melhores práticas para a conversão

Você vai ler sobre:

  1. Landing Pages: o que elas fazem?
  2. Landing Pages: como é a estrutura de uma Landing Page?
  3. Landing Pages: melhores práticas para a conversão de leads

As Landing Pages são uma engrenagem essencial para o funcionamento das estratégias de Inbound Marketing, especialmente em empresas B2B, fazendo com que muitos visitantes sejam inseridos ou avancem no funil de vendas, tornando-se leads. 

Assim, a falta de Landing Pages na estratégia de Inbound Marketing, ou a má estruturação delas, muitas vezes, explica os casos de empresas que recebem um grande número de visitantes em suas páginas sem, necessariamente, converter visitantes em leads.  

Se a sua empresa passa por uma situação parecida, com certeza usar boas práticas de Landing Pages vai ajudar na conversão de mais visitantes em leads. Quer saber como? A seguir explicamos tudo o que você precisa saber! 

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Landing Pages: o que elas fazem? 

Você provavelmente já “aterrisou” em uma Landing Page ao navegar pelo conteúdo de blogs de empresas e, de repente, se deparou com a oferta para o download de um e-book gratuito ou um cupom de desconto. 

As Landing Pages se diferenciam das outras páginas de sites justamente por terem foco na conversão dos visitantes. 

Logo, para o interesse do Inbound Marketing, as Landing Pages são páginas voltadas para capturar o interesse dos visitantes e encaminhá-los para algum tipo de conversão, seja a compra de um produto, uma assinatura de newsletter, um download de um conteúdo, ou de um cupom de desconto. 

Ou seja: o objetivo principal é fazer com que o visitante tome uma ação que contribua para que ele avance no funil de vendas. Por isso, toda Landing Page é baseada em um CTA (Call To Action). Mas essa não é a única função de uma Landing Page.  

Normalmente, as Landing Pages focadas em converter visitantes solicitam o preenchimento de formulários com algumas informações básicas, em troca de um conteúdo, uma assinatura, um desconto etc., como mencionado.  

Assim, além de contribuir para que os visitantes avancem no funil de vendas, as Landing Pages também são uma excelente oportunidade para conseguir dados sobre os visitantes.  

E, é claro, dados sobre os visitantes e clientes são extremamente valiosos para entender melhor o perfil do público e o seu comportamento na jornada de compra e aprimorar as estratégias de marketing. 

Elas ajudam, por exemplo, a entender o “Lead Scoring” da empresa ― isto é, saber quais são os clientes com maior potencial de conversão para garantir maior atenção a eles, a segmentar os contatos e, também, a diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). 

Mas como as Landing Pages são estruturadas para conseguir colher dados e aumentar a conversão? 

Landing Pages: como é a estrutura de uma Landing Page? 

A lógica de uma Landing Page é prender a atenção dos visitantes e fazer com que eles reconheçam uma oportunidade (desconto, conteúdo, assinatura exclusiva etc.), certo? 

Então para evitar que os visitantes saiam da página antes de reconhecer o que ela tem a oferecer as informações apresentadas devem ser o mais claras, objetivas e sucintas possível.  

Para isso, a estrutura básica de uma Landing Page consiste em: 

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Landing Pages: melhores práticas para a conversão de leads 

Para que as Landing Pages desempenhem melhor o seu papel e convertam mais visitantes em leads, algumas práticas básicas são essenciais. 

Então, veja a seguir o que você não pode esquecer na hora de criar uma Landing Page! 

Seja sucinto 

Embora seja importante deixar claro o que você está apresentando na Landing Page, e porque os visitantes devem aproveitar a oportunidade que ela oferece, o excesso de informações pode afastar rapidamente os visitantes. 

Por isso, o título e o subtítulo devem ser bem pensados para apresentar logo de cara as informações essenciais da forma mais clara e objetiva possível. 

As demais informações, como detalhes e condições da oferta, respostas para as dúvidas mais comuns e prova social podem ficar alocadas na parte de baixo da página, aparecendo somente quando o visitante rola a tela para baixo. 

Capriche no design 

Recursos visuais são uma excelente forma de capturar a atenção em apenas alguns instantes. Por isso, as imagens e o design de uma Landing Page precisam ser valorizados. 

Fotos genéricas, de bancos de imagens gratuitos, que não representam de fato algo de novo ou interessantes podem distrair o foco e não levar os visitantes a se interessarem pela oferta. 

Por isso, vale a pena investir em uma produção mínima das imagens, mesmo que seja com recursos de ferramentas simples e intuitivas, como o Canva. 

Use práticas de SEO 

Embora seja mais associado às práticas de produção de conteúdo para blogs e sites, as técnicas de SEO também produzem um efeito altamente positivo quando aplicadas às Landing Pages. 

Em primeiro lugar a estratégia de link building do blog da empresa com as Landing Pages é fundamental para ajudar os leitores a avançarem no funil de vendas. Em segundo lugar, o SEO para Landing Pages também ajuda essas páginas a subir posições em mecanismos de buscas, como o Google. 

Assim, com elementos textuais como uso de palavras-chave, escaneabilidade, uso de bullet points, page title e meta-description as Landing Pages receberão mais visitantes através de caminhos diferentes. 

Não se esqueça do White Space 

O White Space é um princípio muito conhecido na área de design editorial. Basicamente, ele o princípio de que para uma boa leitura, é preciso contar com espaços de respiro que facilitem a leitura. 

Por isso, é importante evitar páginas carregadas, com excesso de elementos visuais e grandes blocos de textos. O ideal é criar uma harmonia entre imagens, texto e o White Space da página. 

Se apoie na sua prova social 

Clientes satisfeitos sempre foram e sempre serão a melhor forma de publicidade que uma empresa pode ter. 

Assim, usar as experiências de clientes satisfeitos e cases de sucesso é uma excelente forma de transmitir autoridade e confiança para convencer os visitantes a abraçarem a oportunidade oferecida. 

Saiba o que solicitar no formulário 

Muitas vezes as Landing Pages focam apenas no CTA e minimizam a importância das informações colhidas nos formulários. Em parte, por desconhecimento do potencial das informações a serem coletadas e, em parte, pela dificuldade em criar um formulário objetivo e, ao mesmo tempo, profundo. 

É claro que quanto mais informações os formulários solicitam, maior a probabilidade do visitante abandoná-lo antes da conclusão e envio. Desse modo, o padrão que se constituiu resume as perguntas de um formulário ao essencial. Isso inclui informações como e-mail, telefone, nome, profissão e regime em que trabalha (autônomo, CLT, desempregado etc.). 

Contudo, em cada caso algumas dessas informações podem ser suprimidas e outras adicionadas nos formulários. 

Por fim, se você tem dificuldades na hora de elaborar os formulários das suas Landing Pages, não deixe de conferir nosso conteúdo com 5 dicas que vão ajudar a aumentar a taxa de conversão

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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