Você vai ler sobre:
- O que é o ChatGPT?
- Como funciona a Inteligência Artificial no ChatGPT?
- Por que a IA e o ChatGPT se tornaram tendências importantes?
- Como usar o ChatGPT no dia a dia?
- O que esperar do ChatGPT no futuro?
O assunto da Inteligência Artificial (IA) está novamente em alta após as últimas atualizações do ChatGPT e as notícias geradas. Ao testar a plataforma, é realmente impressionante perceber o nível de complexidade das respostas geradas. Porém, isso não elimina as várias dúvidas que podem surgir sobre o assunto.
Então seja o seu objetivo entender o que o ChatGPT e a IA são capazes de fazer ou entender como essas ferramentas já estão impactando o mercado de forma prática, esse conteúdo vai trazer informações elucidativas.
A seguir explicamos o que é o ChatGPT, como funciona a IA desse sistema, o que ele é capaz de fazer e porque esse tipo de tecnologia se tornou uma tendência importante para o mercado.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um assistente virtual baseado em uma tecnologia de IA, desenvolvido pela empresa OpenAI. A ferramenta ganhou notoriedade por fornecer respostas em forma de textos extremamente bem estruturados e com informações complexas, que parecem mesmo escritas por uma pessoa.
Ele pode ser usado para realizar pesquisas e conseguir informações sobre variados temas e, também, para auxílio de atividades, como planejamento de viagens, gerenciamento de tarefas e até mesmo traduções.
A tecnologia IA usada no ChatGPT e outras similares podem ser integradas a sites e aplicações para auxiliar no atendimento e suporte automatizado aos clientes.
Por essas e outras razões, é que o ChatGPT e outras tecnologias baseadas em IA vêm se tornando uma tendência do mercado. Com o auxílio desse tipo de ferramenta, é possível produzir um salto de qualidade na automação de diversas atividades de gestão.
Por enquanto, a versão do ChatGPT disponibilizada pelo OpenAI é totalmente gratuita, mas para acessar todas as funções da ferramenta e ter acesso prioritário às atualizações existe uma versão paga de US$ 20 mensais. Já as empresas que usam o ChatGPT para funções mais diversificadas, a cobrança é feita conforme o uso.
Como funciona a Inteligência Artificial no ChatGPT?
Assim como várias outras tecnologias, o ChatGPT funciona com base em IA. Mas então o que torna ele tão diferente e poderoso em comparação às ferramentas que já conhecemos?
A resposta está na IA que o ChatGPT usa para fornecer as respostas e orientar as suas ações. Trata-se da tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e da arquitetura de rede neural, chamada transformer, que fornece dados textuais de alta qualidade de enormes conjuntos de fontes.
Com base nesses dados, o sistema detecta padrões semânticos e de associação de palavras para produzir textos novos e autênticos, com informações coerentes e relevantes para o assunto tratado. Além disso, ele é capaz de aprimorar as suas respostas a partir dos feedbacks humanos recebidos. Porém, por enquanto a ferramenta tem dados disponíveis apenas até o ano de 2021.
Essa tecnologia usada para o ChatGPT que ficou popular foi nomeada Generative Pre-trained Transformer.
Assim, quando uma pessoa acessa o ChatGPT pelo OpenAI e fornece um comando, essa entrada de texto é utilizada para gerar um modelo de resposta a partir dos conhecimentos prévios do sistema.
Para as empresas e organizações que precisam do ChatGPT para realizar tarefas mais específicas e tornar suas funções mais personalizadas, existe também um método chamado “fine-tuning”.
Essa tecnologia de Inteligência Artificial vem sendo chamada de IA gerativa, por sua capacidade de produzir conteúdos novos, não apenas em texto, mas também em imagens, áudios e vídeos.
Por que a IA e o ChatGPT se tornaram tendências importantes?
O uso de IA é uma ferramenta já amplamente utilizada no cotidiano de empresas dos mais diversos segmentos.
A IA está presente, por exemplo, nos bots de atendimento aos clientes das empresas, nos algoritmos de mecanismos de pesquisa que utilizamos e até mesmo na indústria.
O diferencial do ChatGPT, que também é fundamentalmente um chatbot, se dá, portanto, na sua capacidade de aprender com as interações e aprimorar a sua capacidade de produzir respostas e soluções adequadas às necessidades dos usuários. Essa capacidade é extremamente valiosa para empresas que precisam aprimorar a experiência dos clientes.
Por isso, é possível afirmar que o ChatGPT não é uma febre passageira. Essa ferramenta e outras similares serão cada vez mais utilizadas no dia a dia de atividades pessoais e de diferentes áreas profissionais, desde a área jurídica até a programação.
Como usar o ChatGPT no dia a dia?
Veja algumas das possíveis formas de aplicar o ChatGPT no seu dia a dia:
- Pesquisa ― É possível obter respostas altamente precisas e estruturadas sobre os mais variados assuntos com a ferramenta. É possível, por exemplo, conseguir dados históricos sobre uma cidade como Salvador, ou Londres, e, também, pedir ao ChatGPT uma receita de bolo de chocolate;
- Tarefas domésticas ― O ChatGPT pode auxiliar na criação de listas de compras, soluções para limpeza e até mesmo manutenção de equipamentos domésticos;
- Estudos ― Muitas pessoas vêm utilizando o ChatGPT para estudos. A ferramenta pode, por exemplo, gerar listas de exercícios de disciplinas como matemática, química, línguas etc.
- Comunicação ― Devido a sua excelente capacidade de gerar textos estruturados, o ChatGPT já vem sendo usado para a comunicação, por exemplo, na escrita de e-mails, mensagens de boas-vindas, criação de anúncios, entre outras atividades comuns na comunicação e marketing;
- Entretenimento ― Embora não seja uma de suas funções primordiais, o ChatGPT também é capaz de contar piadas e jogar alguns jogos simples para que os usuários passem tempo;
- Planejamento de viagens ― O ChatGPT pode ser um excelente auxiliar ou guia de viagens, contribuindo com informações para encontrar destinos turísticos, passagens aéreas, hospedagens e produzindo roteiros de visita.
-
O que esperar do ChatGPT no futuro?
Até o momento, as empresas ainda estão tentando se situar sobre os benefícios e riscos do ChatGPT. Afinal, ainda são desconhecidas a profundidade das consequências que o fornecimento de dados e informações pessoais na ferramenta pode gerar.
Empresas, institutos de ensino e até mesmo organizações governamentais já estão repensando algumas de suas práticas como avaliações, concursos e gestão de informações.
E ao que tudo indica o ChatGPT já vem sendo amplamente utilizado por funcionários de empresas dos mais diversos segmentos para executar ou apenas finalizar tarefas cotidianas. Para se ter uma ideia do impacto que a ferramenta vem gerando, ela alcançou 100 milhões de usuários nos dois primeiros meses após o seu lançamento oficial, marca que o WhatsApp levou 3 anos e meio para alcançar.
Por fim, o ChatGPT não deve parar na versão atual. Nos próximos anos devemos acompanhar não só o lançamento versões mais aprimoradas do ChatGPT e de ferramentas similares, como também testemunhar o uso desse tipo de tecnologia em aplicações cada vez mais complexas.
Você tem interesse em conhecer outras importantes tendências atuais? Então aproveite e confira: “10 tendências para a área de marketing em 2023”!