Hospedagem cloud: quais as vantagen

Você vai ler sobre:

  1. Hospedagem cloud: o que é?
  2. Hospedagem cloud: quais as vantagens?
  3. Hospedagem cloud: por que é fundamental no uso de uma DXP?

A computação em nuvem já não pode mais ser considerada uma novidade na área de tecnologia. Há alguns anos, já usamos a hospedagem cloud, mesmo sem saber exatamente o que isso quer dizer. Seja nas redes sociais, contas de e-mail, serviços de streaming ou nos sistemas em nuvem, essa tecnologia está presente no nosso dia a dia. 

Mas, para entender a extensão das possibilidades de uso da hospedagem na nuvem, é preciso se aprofundar um pouco mais na questão. 

Então, continue a leitura para entender o que é a hospedagem cloud, quais as vantagens de usá-la em sistemas e servidores e a sua importância para o uso de uma plataforma de experiência digital (DXP)! 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Hospedagem cloud: o que é? 

Em essência, a hospedagem cloud, ou hospedagem em nuvem, é o que nos permite acessar informações via internet sem depender de um computador ou máquina específica. Ou seja, os dados, softwares e plataformas às quais acessamos via internet não ficam hospedados em um único local, mas têm seus recursos distribuídos em diferentes servidores.  

Assim, mesmo que um servidor apresente falhas, existem outros servidores que permitem a continuidade dos serviços e acesso às informações. 

Para desempenhar essa função, utiliza-se a chamada tecnologia “cluster”, em que vários servidores funcionam como um organismo interconectado. Também é possível fazer a hospedagem em nuvem usando a tecnologia de “grid” e a de “CDN”, que, basicamente, desempenham a mesma função de outra forma. 

Essa concepção foi, então, uma evolução ao modelo tradicional, em que se partia de uma abordagem de hospedagem centralizada em um servidor. Por isso, quando um servidor tradicional apresentava falha, o serviço era imediatamente interrompido, o que poderia ser um enorme inconveniente. 

Hoje, a necessidade de consultar informações e de acessar serviços e sistemas via internet, torna impraticável a dependência de um servidor centralizado. Por isso, a hospedagem cloud se faz fundamental para todo tipo de empresas, seja simplesmente para descentralizar o acesso a arquivos e informações, seja para hospedar um software que deve ser acessado por várias pessoas. 

Do contrário, a empresa pode sofrer grandes prejuízos, caso o seu servidor apresente qualquer tipo de falha. Por isso, de um modo ou de outro, toda empresa cuja atividade depende de forma crítica de um site ou sistema pode se beneficiar da hospedagem cloud.  

Hospedagem cloud: quais as vantagens? 

A hospedagem cloud, portanto, pode ser tida como uma evolução natural da hospedagem em servidores, conforme as necessidades tecnológicas do nosso tempo. 

Sua adoção, portanto, proporciona vantagens importantes para empresas que dependem cada vez mais da tecnologia para exercer as suas atividades, como você pode conferir a seguir. 

Confiabilidade e disponibilidade 

Essa primeira vantagem já foi contemplada nos tópicos anteriores. Porém, aqui destacamos que se as atividades da empresa dependem de um único servidor, em caso de falhas todos os processos em andamento serão prejudicados. 

Já com a hospedagem em cloud, os recursos são distribuídos em diferentes servidores, evitando assim que a falha de um deles comprometa todo o trabalho em desenvolvimento. 

Isso, naturalmente, gera mais confiabilidade para o trabalho e a garantia de não-dependência da disponibilidade de um servidor em particular. 

Equilíbrio do tráfego 

Outra vantagem proporcionada pela distribuição de recursos em diferentes servidores é o equilíbrio do tráfego.  

Ou seja, quando um servidor tradicional recebe muitos acessos simultâneos, o serviço fica lento, prejudicando a experiência dos usuários ou impedindo totalmente o seu acesso ao sistema. 

Mas quando os recursos são distribuídos em diferentes servidores usando a computação em nuvem, o tráfego é distribuído de forma equilibrada, evitando, assim, problemas de lentidão. 

Escalabilidade e flexibilidade 

A hospedagem na nuvem se faz útil para negócios de todos os portes justamente pela flexibilidade em escalar o negócio. 

Isso quer dizer que, ao invés de investir na aquisição de equipamentos para criar um servidor próprio, arcando com custos elevados, é possível contratar um serviço de hospedagem em nuvem e fazer upgrades para escalar o serviço, conforme as necessidades do negócio. Dessa forma, o custo de investimento pode ser drasticamente reduzido. 

Segurança 

Por usar múltiplos servidores em um ambiente virtual, constantemente monitorado contra agentes mal intencionados, os serviços de hospedagem em nuvem são muito mais seguros, tanto contra as falhas de sistema, como contra vírus e ataques externos. 

Além disso, a maioria dos provedores de serviços de computação em nuvem disponibilizam endereços de IP dedicados aos seus clientes, garantindo uma camada a mais de proteção de dados e evitando associação com sites de spam. 

Manutenção 

A manutenção é uma das tarefas que demanda mais atenção, recursos financeiros e humanos de uma equipe de desenvolvedores, o que também eleva os custos de manter um servidor próprio. 

Assim, a contratação de um serviço de hospedagem cloud reduz os altos custos de manutenção, pois os provedores incluem nos pacotes de assinatura os serviços de supervisão e conserto dos sistemas. 

Com isso, as atualizações de segurança e desempenho são geridas pela equipe fornecedora do serviço, que também cuida dos aspectos back-end para aprimorar a qualidade dos sistemas. 

Recursos dedicados 

Além de um endereço de IP dedicado, os provedores de hospedagem cloud também disponibilizam memória RAM e tecnologia de armazenamento SSD. 

Isso eleva a capacidade de processamento dos sistemas hospedados, garantindo maior agilidade e eficiência no trabalho realizado. 

Economia com infraestrutura 

Por fim, contratar um serviço de hospedagem cloud é uma forma de economizar com infraestrutura, manutenção e desenvolvimento, pois a empresa contratada, ao atender uma grande escala de diferentes clientes, consegue reduzir os custos envolvidos. 

Hospedagem Cloud - Interna.png

Hospedagem cloud: por que é fundamental no uso de uma DXP? 

Uma DXP (Digital Experience Platform, ou Plataforma de Experiência Digital) é um sistema voltado para a integração de diferentes ferramentas necessárias para atividades como o gerenciamento de conteúdos, o desenvolvimento de soluções digitais e o atendimento nos diferentes canais utilizados por uma empresa. 

Tudo isso com o objetivo de gerenciar e aprimorar a experiência dos clientes nas plataformas digitais. 

Ou seja, na prática, uma DXP é uma plataforma que permite que uma empresa atue de forma integrada no gerenciamento da experiência dos clientes em todos os pontos de contato na sua jornada de compra. 

Logo, no cenário de transformação digital que vivemos, poder criar e monitorar os fluxos de informações com maior segurança e eficiência é uma forma de garantir o aprimoramento da experiência dos clientes.  

Isso quer dizer:  

Porém, reunir todas essas funções em um sistema só é uma realidade possível e funcional com a hospedagem cloud. Isso porque é necessário integrar canais de comunicação e outras plataformas usadas pela empresa no sistema em nuvem. 

Do contrário, não haverá a agilidade e eficiência necessária nas transmissões de informações para que a DXP exerça a função que se espera. 

Por isso, por definição, uma DXP é uma experience cloud, ou uma plataforma hospedada em nuvem voltada para a experiência. 

Então, quer saber mais sobre como uma DXP e a hospedagem cloud favorecem o desenvolvimento e a consolidação de uma experiência do cliente positiva? Aproveite e confira o conteúdo “Plataforma de Experiência Digital: entenda como usá-la”. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/