Você vai ler sobre:
- Como os Dados Estão Transformando a Criatividade no Marketing
- Exemplos de Uso de Dados para Alimentar a Criatividade
- E como isso é possível?
A combinação de dados e criatividade vem se tornando cada vez mais comum entre os profissionais de marketing.
Com a ascensão do marketing digital nos últimos anos, não basta só ser criativo, é preciso ter uma criatividade com base em dados, para criar estratégias e comunicação cada vez mais assertivas. São através dos dados que os profissionais de marketing compreendem comportamentos e necessidades, através desse norte conseguem impulsionar campanhas mais criativas e atrativas, impulsionando cada vez mais resultados positivos.
Como os Dados Estão Transformando a Criatividade no Marketing
A utilização de automação de processos para coletar dados vem se tornado cada vez mais comum entre as equipes de marketing, logo, a utilização de dados para ajudar a despertar a criatividade tem sido bastante aplicada. Através desses insights como preferências do público, tendências emergentes e o impacto de campanhas passadas, é possível criar conteúdos inovadores, relevantes, fazendo com que o público se conecte cada vez mais com a sua marca.
Lembrando que, os dados devem agir como um auxílio na hora de criar estratégias e campanhas, caso contrário, o uso excessivo vai acabar inibindo a criatividade, limitando a mente. É preciso unir o útil ao agradável, deixar a criatividade fluir, inovar e ousar nas ideias, e refinar tudo isso através dos dados.
Exemplos de Uso de Dados para Alimentar a Criatividade
Uma pesquisa feita no ano passado mostra que 70% das empresas brasileiras reconhecem a importância do uso intensivo de dados nas para suas estratégias de marketing.
Fonte: Ecommerce Brasil
Grandes marcas já estão explorando essa fusão de dados e criatividade, confira algumas:
1. Coca-Cola
A Coca-Cola utiliza análise de dados para entender as preferências dos consumidores e criar campanhas personalizadas, a campanha "Share a Coke" substituiu o logotipo da marca por nomes populares em garrafas, utilizando dados demográficos para determinar quais nomes usar. Essa estratégia levou a um aumento significativo nas vendas e no engajamento dos consumidores.
2. Netflix
A Netflix é conhecida por usar dados de visualização para informar suas decisões de marketing e criação de conteúdo. A plataforma analisa o comportamento de visualização dos usuários para entender quais gêneros, atores e estilos de filme são mais populares. Com base nesses dados, eles criam trailers e campanhas de marketing direcionadas para novos lançamentos, como a série “Stranger Things”.
3. Spotify
O Spotify utiliza dados de escuta para criar playlists personalizadas e campanhas de marketing. Um exemplo notável é a campanha “Spotify Wrapped”, que oferece aos usuários um resumo anual de suas atividades de escuta. Essa campanha não só aumenta o engajamento dos usuários, mas também gera um grande compartilhamento nas redes sociais.
Essas empresas nos mostram como a utilização de dados pode conduzir uma estratégia de marketing criativas, impactantes e bem sucedidas.
3. Itaú
O Itaú Unibanco foi um dos primeiros bancos que adotou o Open Finance no Brasil. Utilizando esta abordagem de sistema financeiro aberto (Open Finance), o banco lançou a plataforma Itaú Bankline, que oferece recomendações personalizadas de produtos financeiros, baseadas nos hábitos de consumo e dados de transações dos clientes. Esta plataforma não só aumentou a satisfação do cliente, mas também melhorou significativamente o engajamento com os produtos oferecidos.
E como isso é possível?
A tecnologia cada vez mais integrada, torna os dados cada vez mais acessíveis …..
Com dashboards interativos e intuitivos, o LumisXP oferece uma visão excelente dos dados para os times de marketing. Os recursos avançados de análise de dados em tempo real é um grande aliado na hora de criar estratégias e campanhas baseadas em dados.
Essa combinação de criatividade + análise de dados tem sido muito bem utilizada, e quando se tem uma plataforma que entrega os dados exatamente da forma que sua equipe precisa, fica ainda mais fácil. A construção de relacionamentos duradouros com os consumidores tem tudo para acontecer de forma mais assertiva e fluída.