Você vai ler sobre:
- Entenda a importância da experiência do seu colaborador
- Como adotar o Employee Experience em sua empresa?
Aqui no blog, sempre falamos sobre a importância de as empresas oferecerem cada vez experiências mais ricas e satisfatórias a seus clientes. Mas não é só na experiência do consumidor que uma empresa deve ficar atenta. Hoje, para que uma organização seja bem-sucedida é fundamental prestar atenção também na experiência do colaborador. É por isso, que temas como o Employee Experience ganha cada vez mais destaque no mercado.
Quer entender mais sobre o tema e saber como sua empresa pode começar a melhorar a experiência dos colaboradores? Então fique conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.
Entenda a importância da experiência do seu colaborador
Para que você entenda porque a experiência de um colaborador é tão importante para sua empresa nos dias de hoje, é preciso que você entenda do que se trata esse conceito. Employee Experience, nada mais é do que a visão que um trabalhador tem sobre sua jornada com uma empresa, ou seja, é a percepção que um colaborador tem desde o primeiro contato com a organização (momento em que se candidata a uma vaga), até o momento em que deixa de fazer parte da companhia (momento em que deixa de ser um colaborador). Em outras palavras, podemos dizer que Employee Experience, ou experiência do colaborador, é o conjunto de interações que ocorrem durante toda trajetória profissional de um colaborador dentro da empresa.
Hoje é fundamental que as empresas tenham 100% de foco no cliente e essa estratégia só é alcançada quando as empresas entendem que uma boa experiência com a marca deve iniciar antes de ser percebida pelo consumidor final. Ou seja, é preciso focar na experiência dos colaboradores considerando-os como clientes internos e trabalhar de maneira constante para construir a imagem positiva da empresa, começando por dentro.
Além disso, outro fator que ajuda a entender a importância de se investir na experiência dos colaboradores é analisando a geração do millennials. Ou seja, essa geração que hoje já representa quase 30% da população mundial, e até 2025 vão ser- 70% da força de trabalho global, buscam muito mais que bons salários. Por isso, para contar com profissionais motivados e engajados com a empresa é preciso oferecer um trabalho muito mais significativo, com flexibilidade e autonomia, além de conexão e orientação.
Portanto, investir na experiência do colaborador é um passo fundamental para que as empresas tenham sucesso nos dias atuais. Afinal esse investimento rapidamente traz retorno para uma companhia, o que gera resultados a curto, médio e longo prazo. Abaixo listamos, alguns dos benefícios que a adoção do Employee Experience tende a trazer para sua organização, confira:
- Funcionários mais produtivos e motivados;
- Baixa nível de Turnover;
- Maior qualidade no trabalho desenvolvido;
- Melhora no clima organizacional;
- Melhor relacionamento com o cliente.
Como adotar o Employee Experience em sua empresa?
Bom, agora que você já entendeu a importância que a experiência de um colaborador tem para a empresa, deve estar querendo saber como sua empresa pode adotar essa estratégia, não é mesmo? Bom, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que o bom gerenciamento da experiência do colaborador tem como objetivo ter pessoas mais valorizadas e com maior sentimento de pertencimento à empresa, o que leva a ter profissionais mais engajados e motivados, diminuindo a taxa de rotatividade. Sabendo disso, você conseguirá traçar estratégias para fornecer experiências cada vez mais satisfatórias para os seus profissionais.
Para ficar mais claro, abaixo listamos algumas práticas que sua companhia pode adotar para começar a melhorar a experiência do colaborador, confira:
- Mapeia a jornada dos seus colaboradores:
Assim como na experiência do cliente, construir o mapa da jornada dos seus colaboradores é um passo fundamental para começar a oferecer boas experiências aos membros de seu time. Ou seja, antes de decidir alguma estratégia para aumentar a satisfação dos profissionais, é necessário refazer os passos dos colaboradores e mapear a jornada deles dentro da organização. Por isso, é importante considerar todas as etapas, desde o recrutamento e seleção até a contratação, desenvolvimento e desligamento do profissional.
- Conheça os seus colaboradores:
Outra dica importante para adotar o Employee Experience, é conhecendo a fundo cada um dos colaboradores da empresa. Isso pode ser feito por meio de feedbacks, avaliações de desempenho e outras formas para descobrir quais são as aspirações pessoais e profissionais do colaborador. - Ouça o que seus profissionais tem a dizer:
Outra estratégia fundamental de Customer Experience, que também é essencial para melhorar a experiência dos seus colaboradores, é saber o que eles têm a dizer. Isso porque, nos dias atuais os profissionais gostam de ter uma voz mais ativa dentro da organização. Eles sentem-se felizes quando percebem que suas opiniões são consideradas pelos gestores e líderes da organização. Portanto, saber ouvir os seus funcionários é fundamental para construir uma boa estratégia de employee experience.
- Invista no desenvolvimento do profissional:
Outra maneira de satisfazer os profissionais e fazer com que eles mantenham-se motivados em atuar na empresa, é oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional. As empresas que oferecem oportunidade para que seu funcionário se desenvolva tanto profissionalmente como pessoalmente, tende a manter colaboradores felizes. Por isso, é imprescindível que a companhia ofereça cursos, treinamentos e oportunidade de crescimento para os seus colaboradores.
- Construa um bom clima organizacional:
O clima organizacional é mais um fator primordial para manter funcionários felizes em sua empresa. Diversos estudos já demonstraram que o clima organizacional disfuncional ou negativo - aquele ambiente de trabalho que promove estresse crônico, percepção de injustiça e assédio moral - tem indicadores elevados de absenteísmo, rotatividade, desvio de conduta, afastamento por licença médica e acidentes ocupacionais.
Como vimos, hoje a atenção está muito focada na experiência que uma empresa oferece a seus clientes, e com razão, afinal isso é determinante para o sucesso de um negócio. Porém, para alcançar esse objetivo é imprescindível que as organizações forneçam também uma excelente experiência para os seus colaboradores. Essa prática é talvez uma das primordiais para que você consiga melhor a experiência dos seus clientes finais.