ilustração de um notebook cinza, de dentro dele saem ícones de documentos, páginas,  gráficos, contatos, e localização. O fundo da imagem é roxo.

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  1. O que é CMS, Portal e DXP?
  2. Quais as vantagens oferecidas pelas DXPs?
  3. Quais são as tendências no uso de DXPs?

O uso de ferramentas para automatizar e garantir maior eficiência a uma série de atividades relacionadas à gestão da experiência dos clientes é uma opção cada vez mais óbvia para médias e grandes empresas. Para isso, as empresas têm optado por ferramentas CMS, Portal ou DXP, conforme as suas particularidades e necessidades.

Mas quais são as diferenças entre esses três tipos de plataformas? Qual delas oferece mais vantagens e quais são essas vantagens? 

Neste conteúdo buscamos responder essas e outras questões! Então, confira e entenda o essencial para saber qual plataforma escolher para criar jornadas impactantes para os seus clientes!

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O que é CMS, Portal e DXP?

As plataformas CMS, os Portais e as DXPs, estão unidas pelo seu propósito de auxiliar as empresas na criação e gestão de experiências digitais. 

Porém, com cada uma cumprindo o seu propósito conforme foram surgindo novas necessidades, elas possuem diferenças importantes, que compreendem a evolução dessas ferramentas ao longo do tempo.

Então, para entender melhor como se deu essa evolução e as diferenças fundamentais entre essas ferramentas, a seguir explicamos com mais detalhes as atribuições de cada uma delas.

CMS

Os CMS, ou Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo), nada mais são do que plataformas criadas para facilitar a criação, edição, publicação e compartilhamento de conteúdos online.

Essas plataformas foram uma das formas encontradas para que as empresas, tendo em vista sua necessidade de manter uma presença online ativa e constantemente atualizada, pudessem gerenciar os conteúdos que publicam online de forma mais prática. 

Um dos exemplos mais conhecidos de plataformas CMS que temos hoje é o WordPress, que serve como host de páginas com variadas finalidades para diversas empresas.

Assim, por meio de uma plataforma simples e intuitiva, os gestores têm mais facilidade e recursos para criar e editar seus conteúdos em páginas flexíveis a adaptações e melhorias.

Portal 

Embora os CMS cumpram um papel fundamental para a criação e edição de conteúdos online, essa solução passa a oferecer muitas limitações quando a empresa passa a ter a intenção de manter relacionamentos mais estreitos e duradouros com os visitantes de suas páginas.

Isto é, a partir do momento que o objetivo das páginas passa a ser a conversão de visitantes em clientes e a intermediação dos processos de compra, cria-se a necessidade de contar com novos recursos que os CMS não oferecem. 

Nesse sentido, entre os recursos mais importantes que os portais oferecem estão a criação e gerenciamento de usuários com login e senha, criação de etapas de verificação e autenticação de compras e a implementação de chatbots.

DXP

Finalmente, as DXPs são uma criação mais recente, que devido ao contexto de transformação digital, tiveram como papel ajudar as empresas a elevar a gestão de experiências digitais a um novo patamar.

Na prática, as DXPs combinam as funcionalidades dos CMS e dos portais para propiciar a integração das atividades de gestão em uma única plataforma.

Além disso, as DXPs incluem recursos não disponíveis nos CMS e nos portais, como a análise de dados, a segmentação de usuários, a geração de relatórios e a criação de sites, web apps e landing pages.

Portanto, podemos considerar as DXPs como o ápice do desenvolvimento da gestão de experiências digitais, o que nos leva ao próximo tópico deste conteúdo!

Quais as vantagens oferecidas pelas DXPs?

Tidas como a última geração de ferramentas dedicadas à gestão de experiências digitais, as DXPs oferecem importantes vantagens para empresas que querem se diferenciar pela excelência proporcionada aos clientes. 

A seguir explicamos as vantagens mais importantes, considerando as tendências em uso de DXPs!

Aprimoramento de customer experience

Os recursos e funcionalidades das DXPs proporcionam maior controle sobre o gerenciamento do customer experience (experiência do cliente) e ajuda a reduzir erros humanos.

Assim, a partir da análise de dados do comportamento do cliente e de relatórios sobre a jornada de consumo, as empresas têm melhores condições de estruturar as interações e agir conforme as expectativas dos clientes para prover a melhor experiência possível.

Integração na comunicação 

A integração dos canais de comunicação com os clientes é uma das principais funções das DXPs. 

Com isso, os clientes têm maior liberdade para utilizar o canal que mais convém em cada momento e, independente do canal utilizado, as informações são automaticamente atualizadas em todos eles.

Isso evita ruídos de comunicação pelo uso de diferentes canais, tornando-a mais eficiente e responsiva para todas as partes e criando um fluxo de informações claro e mais produtivo.

Monitoramento de dados e geração de relatórios

Para empreender na era da informação se tornou indispensável o apoio de dados e relatórios para realizar análises que ajudem a aprimorar a gestão.

Para isso, as DXPs incluem em suas funcionalidades o monitoramento de dados e a geração automatizada de relatórios que facilitam a interpretação e análise dos dados de interação dos clientes e outras informações.

Dessa forma, além de conseguir realizar as análises de forma mais prática, os colaboradores da empresa têm mais tempo disponível para lidar com problemas, questões estratégicas e obter insights a partir dos dados e relatórios gerados. 

Isso, naturalmente, contribuirá para a redefinição das estratégias de marketing e vendas.

Incremento na performance e redução nos custos

Dadas as vantagens já citadas, um dos efeitos práticos será o aumento no desempenho da equipe e dos resultados financeiros da empresa.

Isso se deve, em grande parte, às automações que reduzem o tempo dedicado a cada processo que antes deveria ser realizado manualmente, levando, por consequência, à redução de gastos e ao aumento da eficiência na solução de problemas. 

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Quais são as tendências no uso de DXPs?

Assim como ocorre com outras ferramentas de automatização e gestão, as DXPs estão em constante evolução, o que nos leva a pensar sobre quais são as tendências no uso das DXPs para os próximos anos.

Nesse sentido, destacamos o que tem sido mais discutido sobre o assunto pelos especialistas:

Considerando as diferenças entre CMS, portais e DXPs, é altamente indicado que as empresas adotem a ferramenta que melhor corresponde ao seu estágio atual de desenvolvimento. Contudo, vale lembrar que em um determinado estágio, uma DXP será a ferramenta mais indicada.

Então, se a sua empresa considera adotar um CMS, um portal ou uma DXP, recomendamos que, antes, você confira: Como os líderes do mercado estão oferecendo experiências ao cliente (CX)

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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