Você vai ler sobre:
Usar uma plataforma CMS é a melhor forma de criar, publicar e editar conteúdos e postagens em uma página na internet. Porém, para alcançar mais pessoas e tornar-se uma página relevante após a transformação digital, tornou-se indispensável conhecer e aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Então, neste conteúdo preparamos um guia rápido, com as informações essenciais para você se situar sobre as plataformas CMS e o papel que o SEO exerce para o sucesso dos conteúdos.
Continue a leitura e veja ainda ao final as nossas dicas de como crescer com SEO usando uma plataforma CMS!
O que é CMS?
CMS nada mais é do que uma sigla para o termo Content Management System, ou, em tradução livre, “Sistema de Gestão de Conteúdo”.
Logo, trata-se, basicamente de um gerenciador de conteúdo, um termo que se refere aos sistemas ou plataformas desenvolvidas para criar, publicar, editar e gerenciar o compartilhamento de conteúdos em uma página da internet.
Tendo em vista a importância que a presença online adquiriu para empresas de todos os segmentos, as plataformas CMS se tornaram uma solução sob medida para aquelas que querem uma forma simples, direta e intuitiva de gerenciamento das suas páginas.
Graças aos templates fornecidos e ferramentas de customização, as plataformas permitem ainda que os gestores façam a personalização das páginas sem precisar desempenhar funções complexas de webdesign.
Como vantagens, essas plataformas ainda são desenvolvidas para favorecer o uso de técnicas SEO, um dos aspectos mais importantes para o posicionamento das páginas em ferramentas de busca, como o Google.
O que é SEO?
Mecanismos de busca como o Google, Yahoo e outros, definem critérios em forma de algoritmos para organizar e classificar o conteúdo disponível na web.
Para isso, são definidos uma série de critérios que envolvem desde as palavras-chave encontradas nestes conteúdos, até sua distribuição no texto, a qualidade do conteúdo, das imagens utilizadas, da presença de links relevantes, entre outros fatores.
O SEO ou Search Engine Optimization, trata, portanto, das técnicas utilizadas para favorecer o posicionamento e classificação de um conteúdo, melhorando o potencial de tráfego orgânico obtido pela página.
Logo, com a aplicação de técnicas SEO uma página pode se destacar das demais concorrentes em um mesmo segmento de conteúdos e alavancar posições para aparecer entre os primeiros resultados em uma busca nas plataformas de pesquisa.
Como crescer com SEO usando plataforma CMS? Dicas para sua empresa!
Agora a dúvida que pode surgir é: “mas como crescer com SEO usando uma plataforma CMS?”.
Basicamente, a resposta reside em algumas práticas recomendadas para qualquer site ou página gerenciados via plataformas CMS ou plataformas de experiência digital (DXP) que apresentamos a seguir!
1. Atualize os conteúdos já publicados
O Google e outros mecanismos de pesquisa valorizam sites que atualizam frequentemente os seus conteúdos, mesmo aqueles publicados há mais tempo.
Assim, use a sua plataforma CMS para identificar os conteúdos mais antigos publicados e atualize-os com novas informações, correções, inserção de imagens, vídeos, links e outros aprimoramentos possíveis.
2. Trabalhe com feature snippets
Os “snippets” ou “feature snippets” são as caixas que aparecem no topo dos resultados em buscas feitas pelo Google, e são altamente relevantes para o SEO e o ranqueamento das páginas.
Contudo, muitos gestores desconhecem essa importância e negligenciam o aprimoramento dos snippets com base no planejamento de palavras-chave. Nossa dica, portanto, é usar os snippets para criar subtítulos descritivos que ajudem no ranqueamento das páginas.
3. Faça o planejamento de palavras-chave e foque nas “long-tail”
Considerando que toda a estratégia de SEO das páginas passa pelo planejamento e uso de palavras-chave.
Um problema comum, contudo, é a aplicação de estratégias focadas mais em palavras-chave “short-tail”, que têm maior ocorrência, resultado em uma alta concorrência entre as páginas.
Portanto, para aprimorar o tráfego orgânico, é indicado o foco em palavras-chave “long-tail”. Isto é, palavras-chave com termos mais específicos que possuem um número mais restrito de buscas, tornando o ranqueamento mais fácil.
4. Utilize apenas imagens otimizadas e de alta resolução
As últimas atualizações nos algoritmos de ranqueamento do Google e outros mecanismos de buscas passaram a atribuir um peso maior às páginas que utilizam imagens de alta resolução e contextualizadas com legendas descritivas.
Assim, além de inserir imagens otimizadas e de alta resolução em novos conteúdos, não deixe de atualizar as imagens nos conteúdos antigos das suas páginas.
5. Reduza velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento é um dos fatores não diretamente relacionados ao conteúdo que também influenciam no ranqueamento das páginas.
Assim, seja para o acesso via computador ou celular, esse é um fator importantíssimo para garantir um bom posicionamento nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
6. Aplique as conversões mobile-friendly
Hoje a maior parte dos acessos às páginas da web já é feito via aparelhos “mobile”, como smartphones e tablets.
Consequentemente, as conversões das páginas para versão mobile-friendly ― isto é, páginas que funcionam em aparelhos mobile com a mesma eficácia ―, se tornaram essenciais para o posicionamento dos sites.
7. Monitore métricas de desempenho com o Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta oferecida pela empresa para que as empresas possam realizar o monitoramento e análise de desempenho dos seus sites e páginas na web.
Além de dados e informações sobre perfil dos visitantes, páginas mais acessadas, tempo médio de permanência, conversões etc., a ferramenta ainda fornece dados de análise sobre o desempenho do SEO nas páginas, indicando pontos fracos passíveis de melhorias e aprimoramentos.
8. Consiga backlinks de outros sites referência para a sua área
Possuir links em outros sites que levam para as suas páginas é um fator de SEO altamente valorizado pelos mecanismos de busca. Essa linkagem entre sites é lida pelos mecanismos como um fator indicativo de relevância e autoridade no assunto.
Dessa forma, constituir parcerias com páginas relacionadas ao seu nicho, criando backlinks entre os sites é uma excelente prática para elevar a qualidade do SEO em ambos os sites.
9. Faça link building interno
Além de backlinks externos, trabalhar com a construção de links internos nos conteúdos, levando os visitantes para outras páginas da empresa é outra forma de melhorar o SEO.
Se, por exemplo, uma empresa de viagens publicar um conteúdo sobre destinos turísticos para visitar em 2023, provavelmente os visitantes estarão interessados em comprar passagens e reservar hospedagens.
Logo, a empresa pode inserir nesta página links para outros conteúdos que abordem temas potencialmente relevantes para os seus visitantes.
10. Atente-se ao SEO local
Em alguns segmentos de negócios a região geográfica é altamente relevante para o ranqueamento e visibilidade atribuída às páginas.
Portanto, se esse fator se aplica ao seu negócio, procure investir em SEO local, que nada mais é do que a otimização do SEO das páginas via indicação de localização geográfica onde os serviços são fornecidos.
Por fim, se além do SEO você também quer entender mais sobre as possibilidades oferecidas pelas plataformas CMS e alternativas como os Portais ou as plataformas DXP (Digital Experience Platform), confira nosso conteúdo: DXP, CMS ou Portal? Qual a melhor plataforma para criar jornadas impactantes?
- CMS
- Digital Customer Experience
- Gerenciamento de conteúdo
- marketing digital
- SEO
- transformação digital