fundo roxo, ao centro uma ilustração de um homem de pé, com um tablet na mão, atrás dele uma tela com um dashboard e dados.

Você vai ler sobre:

  1. Por que é importante se preparar para apresentar os resultados?
  2. Como apresentar os resultados?
  3. Dicas para melhorar sua apresentação

Gestores responsáveis pelo desempenho e resultados das estratégias de marketing e vendas estão familiarizados com a importância de apresentar relatórios de resultados. Nesses relatórios, normalmente são apresentados os principais KPIs (Key Performance Indicators), outro assunto do qual já falamos aqui no blog da Lumis.

Porém, ainda existem muitos profissionais que, ao se deparar com um cenário ou ferramenta DXP (Digital Experience Platform) nova, não sabem como extrair e apresentar resultados a partir do monitoramento de métricas.

Veja então por que é importante se preparar para apresentar os resultados, como apresentá-los e como melhorar a apresentação para que os resultados fiquem claros e facilmente interpretáveis!

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Por que é importante se preparar para apresentar os resultados?

A apresentação de resultados é por excelência o momento em que se cria uma oportunidade para que sejam alinhadas às expectativas e metas, além de se resolverem dúvidas e problemas de ordenação das atividades de rotina. Assim, é crucial que haja preparação para tornar essa apresentação o mais elucidativa possível.

Além de expor o que vem dando certo ou não em relação às estratégias adotadas, a apresentação de resultados é o momento ideal para alinhar com a equipe questões como visão estratégica da empresa, metas para curto, médio e longo prazo, e para identificar novas possibilidades, sejam de investimento, de estratégias ou de adoção de novas práticas laborais.

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Como apresentar os resultados?

Cada vez mais as empresas adotam a geração de relatórios e cruzamento de dados para levantamento de resultados e monitoramento de métricas. Na medida em que a empresa e suas atividades se complexificam, apresentar os resultados pode se tornar uma tarefa mais complicada. Com isso, torna-se extremamente pertinente a adoção de ferramentas como as DXPs, que automatizam e facilitam a produção de relatórios e interpretação dos resultados.

O LumisXP, plataforma de experiências digitais da Lumis, por exemplo, permite que com apenas alguns cliques os gestores tenham à sua disposição dados como quantidade de visitantes de uma página em um período de tempo desejado.

Com o LumisXP é possível a visualização rápida dos resultados, com diversas opções para a criação de relatórios de diferentes dados e até mesmo dashboards totalmente customizáveis. Oferecendo mais agilidade aos times de marketing e insights valiosos sobre o comportamento e a jornada do usuário. Confira:

Mapeamento de Jornadas

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Relatórios e Dashboards

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Relatórios e dashboards customizáveis

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Com a última atualização que implementou recursos de IA generativa no software, o LumisXP ainda facilitou de forma impressionante a realização de testes A/B, fornecendo, inclusive, sugestões de variações do teste que podem ser direcionados a um percentual específico dos visitantes de uma página.

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Assim, ferramentas criadas com essa finalidade fornecem um auxílio insubstituível para a geração de relatórios com dashboards personalizáveis, facilitando o entendimento das informações mais importantes para interpretar o momento e o desempenho de um negócio.

Dicas para melhorar sua apresentação

Para garantir que a apresentação de resultados seja o mais clara e elucidativa possível, além de contar com um sistema de gestão adequado para monitorar os KPIs, confira as dicas que deixamos a seguir:

  1. Planeje e organize a apresentação ― Como em qualquer apresentação de trabalho, ela será mais produtiva e clara se houver um planejamento e organização prévia, destacando o que for mais importante e controlando o tempo dedicado a cada tópico contemplado;
  2. Foque nas metas ― Em uma apresentação de resultados, o foco deve ser nas metas estipuladas previamente e em como elas serão atendidas no futuro após a apresentação, portanto, é isso que as informações apresentadas devem focalizar;
  3. Considere o perfil da audiência ― Uma apresentação bem feita adapta a linguagem visual e verbal para o público. Então, busque adaptar a abordagem apresentação para melhor compreensão e aceitação da audiência (clientes, fornecedores, investidores etc.)
  4. Não exagere nos recursos visuais ― Embora os recursos visuais sejam muito importantes, é preciso não exagerar. Do contrário, a poluição visual pode acabar causando mais distrações, prejudicando a compreensão do conteúdo;
  5. Economize nos textos ― Incluir muitos textos na apresentação pode ser tentador por, supostamente, torná-la mais completa. Contudo, em uma apresentação o texto deve servir apenas como guia para continuidade e retomada de raciocínios do apresentador. Grandes blocos de texto deixam a apresentação confusa e a audiência perdida em relação ao que está sendo falado.

Como mencionamos anteriormente, algumas ferramentas de gestão de experiências digitais facilitam a criação de relatórios e a sistematização das informações mais relevantes para apresentação de resultados.

Então, se você ainda não usa uma DXP, ou se considera investir em uma ferramenta mais robusta para potencializar as suas estratégias, melhorar a apresentação de resultados e facilitar a geração de relatórios, confira as novidades do LumisXP16 e os recursos de IA generativa disponíveis para impulsionar o crescimento!

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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