Desenvolvimento_agil_-_facebook.png

Você vai ler sobre:

  1. Entendendo o que é desenvolvimento ágil
  2. Os benefícios do desenvolvimento ágil

Vivemos em uma era de constantes mudanças, onde as organizações precisam estar prontas para lidar com o dinamismo que acontecem em seu dia a dia. Nesse sentido, é preciso uma verdadeira revolução na forma como as empresas lidam com seus processos, para acompanhar essas mudanças. Quando pensamos no desenvolvimento de software as mudanças acontecem de forma ainda mais rápida, foi para isso que surgiu o desenvolvimento ágil.

A transformação ágil que já é uma realidade em diversas empresas brasileiras, é um processo para fazer com que empresas adotem os princípios e valores do manifesto ágil, com o objetivo de melhorar seus serviços e produtos oferecendo o valor que de fato os consumidores desejam. Quer saber mais sobre o que é desenvolvimento ágil e quais os benefícios em adotar essa filosofia? Então, continue conosco pois é sobre isso que falaremos neste artigo.

Entendendo o que é desenvolvimento ágil

O desenvolvimento ágil é uma abordagem em que softwares são projetados de forma colaborativa, com equipes multidisciplinares que têm um bom nível de autonomia na execução de seus trabalhos. Ou seja, é um método de desenvolvimento de soluções de software, incluindo sites, aplicativos da web e aplicativos móveis, que se concentra na entrega de software de trabalho de alta qualidade com frequência e consistência, minimizando a sobrecarga do projeto e aumentando o valor do negócio.

A prática é um termo abrangente para um conjunto de estruturas e práticas baseadas nos valores e princípios expressos no Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software e nos 12 princípios por trás dele. A ideia é valorizar e disseminar os 4 valores que servem de base para o manifesto ágil, que são:

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
2. Software funcionando mais que documentação abrangente;
3. Colaboração do cliente mais que negociação de contrato;
4. Respondendo à mudança mais que seguir um plano.

Uma coisa que separa o Agile de outras abordagens de desenvolvimento de software é o foco nas pessoas que fazem o trabalho e em como elas trabalham juntas. As soluções evoluem por meio da colaboração entre equipes multifuncionais auto organizadas, utilizando as práticas apropriadas para seu contexto.

Os benefícios do desenvolvimento ágil

04-28_-_blog_-_interna.png

 

 

Quando falamos em desenvolvimento ágil estamos falando diretamente na simplificação de projetos. Afinal, a metodologia que permeia a filosofia ágil veio para simplificar, evitar burocracias e aumentar a sinergia e envolvimento entre cliente e empresa. Portanto, adotar o desenvolvimento ágil é sem dúvidas uma ação que trará diversos ganhos para sua organização.

As empresas consideradas ágeis conseguem ter um controle maior sobre seus projetos. Por isso, ser ágil hoje pode significar um grande diferencial no mercado. Não à toa, que atualmente quase 70% das organizações no mundo, independente do seu tamanho, estão usando algum tipo de processo ágil.

A prática além de garantir ganhos no processo de desenvolvimento, trará frutos para os colaboradores e sobretudo para seus clientes. Para ficar mais claro, listamos abaixo alguns dos principais benefícios, confira:

Como vimos, o desenvolvimento ágil pode trazer diversos benefícios para seu negócio. Com o mercado cada vez mais competitivo, contar com estratégias para melhorar o desempenho da sua empresa e consequentemente aumentar a satisfação dos clientes é imprescindível para se manter competitivo. Aqui no blog, já falamos sobre como é importante colocar o cliente como foco central do negócio. Por isso, todas as práticas que possibilitam melhorar a relação com os consumidores e otimizar a realização dos projetos dentro de uma empresa devem ser consideradas.