Você vai ler sobre:
- O que é estratégia Data-driven Marketing?
- Por que adotar uma estratégia Data-driven Marketing é importante?
- Como iniciar a implementação do Data-driven Marketing?
O Data-driven Marketing, também conhecido como marketing de dados, está revolucionando a forma como empresas utilizam informações para definir e aprimorar suas estratégias.
Hoje sabemos que para surtir o efeito esperado, toda e qualquer mudança deve estar apoiada em informações e dados mensuráveis. Somente assim asseguramos a possibilidade de verificar e compreender o impacto das práticas e estratégias.
Dessa forma, a grande diferença proporcionada pelo uso das mídias digitais e pelo marketing de dados foi a viabilização da coleta, armazenamento e processamento de dados em alta velocidade.
O Data-driven Marketing vem, portanto, assumindo um papel central na definição das estratégias e, por isso, neste conteúdo abordamos este conceito e a sua importância em empresas.
Ainda apresentamos os principais benefícios do marketing de dados e damos sugestões de como se deve iniciar a implementação de uma estratégia orientada por dados.
Então, quer entender mais sobre o Data-driven Marketing e aprender como adotar essa prática? Continue esta leitura atentamente!
O que é estratégia Data-driven Marketing?
Data-driven Marketing é uma expressão do inglês que pode ser traduzida como marketing de dados, ou marketing dirigido por dados. Ou seja, o Data-drive Marketing nada mais é do que a prática de conceber e modificar estratégias de marketing pautando-se em dados obtidos em mídias e plataformas digitais.
Logo, o marketing de dados surgiu no contexto atual, em que se tornou possível, e de forma relativamente fácil, obter grandes volumes de dados sobre o comportamento de clientes a partir das interações online.
Isso quer dizer que toda empresa que possui canais de comunicação online e está presente em redes sociais pode adotar estratégias de Data-driven Marketing.
Para isso é necessário apenas ter uma presença online ativa, utilizando canais digitais para o atendimento e interação com clientes e visitantes, e adotar ferramentas capazes de coletar, processar e classificar os dados obtidos, como você poderá conferir mais adiante neste conteúdo.
Por que adotar uma estratégia Data-driven Marketing é importante?
Desde que as mídias digitais modificaram o centro de atenção e a forma como as estratégias de marketing são pensadas, tendo agora a experiência dos clientes como centro das atenções, o monitoramento e o uso de dados se tornou essencial para o sucesso.
A partir do uso de dados e monitoramento do comportamento dos clientes, as empresas tornam-se capazes de criar estratégias e abordagens mais personalizadas e persuasivas. Consequentemente, os resultados das estratégias são melhores e a empresa concentra mais recursos para otimizar a jornada dos clientes, bem com a taxa de retenção e, também, o seu engajamento.
Essa abordagem, combinada a outras práticas, ainda pode resultar em uma série de benefícios importantes para qualquer empresa, dentre os quais destacamos:
- Produção de conteúdo mais relevante ― Em posse de mais dados e informações sobre o perfil e comportamento dos consumidores, a produção de conteúdo vai focar em assuntos e temas mais relevantes, projetando a obtenção de melhores resultados;
- Segmentação precisa dos leads ― Os dados servirão ainda para criar uma segmentação mais precisa dos leads, separando-os em grupos para divulgação de campanhas mais específicas e direcionadas aos seus interesses imediatos;
- Execução de testes A/B ― Os testes A/B são aplicados para averiguar a receptividade do público com novos materiais de campanha, novos produtos e novos serviços, ajudando a orientar a tomada de decisão com base nas reações obtidas;
- Integração com vendas ― A implementação do Data-driven Marketing facilitará o compartilhamento de informações importantes entre setores, contribuindo assim para uma maior integração e aumento da produtividade;
- Planejamento mais detalhado ― A atualização frequente dos dados também ajudará a aprimorar o planejamento, enriquecendo-o de detalhes importantes para avaliar o estágio de um negócio e quais devem ser as metas estipuladas para um determinado período
Como iniciar a implementação do Data-driven Marketing?
A implementação de uma estratégia de Data-driven Marketing não é algo que se faz da noite para o dia.
São necessários vários passos que gradualmente vão possibilitar a evolução da estratégia de marketing para uma estratégia de marketing orientada por dados.
Então, nos próximos tópicos elencamos os passos mais importantes para que a sua empresa comece a colocar o Data-driven Marketing em prática.
Determine objetivos e metas
Antes de se iniciar qualquer mudança ou implementação de novas ferramentas, é muito importante que sejam definidos ao menos os objetivos principais a serem alcançados com as mudanças e metas que possam guiar a equipe durante esse processo.
Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo aumentar a geração de leads nos seus canais digitais, e, para isso, estabelecer uma meta de aumento para o período de um trimestre, um semestre ou um ano.
Colete dados sistematicamente
Uma vez que o Data-driven Marketing se baseia no uso de dados, é preciso coletar o máximo de informações possíveis sobre os clientes e sobre o desempenho da empresa nos canais digitais utilizados.
A coleta de dados ainda pode se beneficiar do uso de ferramentas de analytics, que filtram e processam dados de desempenho de páginas da web.
Analise os dados e produza relatórios
Uma vez que se está em posse de um grande volume de dados, é preciso encontrar formas de analisá-los e produzir relatórios para então fazer as interpretações sobre o desempenho e chegar aos insights de aprimoramentos a serem realizados nas estratégias.
Para isso, contar com uma ferramenta de gestão de experiência do cliente é um grande diferencial, afinal, o grande volume de dados obtidos pode inviabilizar a sua interpretação sem o uso de uma ferramenta adequada a esse propósito.
Redefina as estratégias e campanhas
A partir das análises feitas e dos insights obtidos, chega-se ao momento de redefinir as estratégias e campanhas de marketing.
Isto é, a partir dos relatórios de desempenho o que se espera é que fiquem mais claros os pontos passíveis de melhoria na execução das campanhas de marketing e publicidade. Com isso, corrige-se o que não vem dando resultado e aprimoram-se as estratégias que dão melhor retorno.
Otimize os conteúdos
Ao interpretar e analisar os dados obtidos a equipe terá uma compreensão mais profunda sobre o contexto de cada segmento de clientes e visitantes, bem como dos seus desejos e necessidades.
Com isso, ao invés de trabalhar com hipóteses e suposições para planejar e criar novos conteúdos, a empresa poderá dar sequência às ações com base em dados verificáveis e, assim, também poderão otimizar os conteúdos produzidos há mais tempo, atualizando-os ao novo contexto detectado.
Acompanhe os KPIs
Os KPIs (Key Performance Indicators) são, basicamente, métricas que ajudarão a empresa a entender o seu contexto atual e a definir seus objetivos e metas com base em dados concretos e reais.
Eleger e acompanhar determinadas métricas, os seus padrões, comportamentos e desvios é, portanto, a forma de monitorar o desempenho das ações de marketing e identificar problemas antes que eles comprometam a estratégia como um todo.
Adote uma ferramenta poderosa, como uma DXP
Para fazer o melhor uso possível dos dados e auxiliar na implementação de uma estratégia de Data-driven Marketing bem-sucedida é, por fim, essencial contar com ferramentas poderosas, como uma DXP.
As plataformas de experiências digitais (DXP - Digital Experience Platform) são usadas para reunião de diversas ferramentas essenciais para a gestão das estratégias de Data-driven Marketing.
Além de auxiliar no monitoramento de métricas e das interações com o público, essas ferramentas contribuem para a criação de um ambiente digital com visão 360° do trabalho realizado e para mapear toda a jornada do cliente.
Quer saber mais sobre Data-driven Marketing e outros assuntos relacionados ao marketing de dados? Nosso blog conta com diversos conteúdos para gestores preocupados em elevar o desempenho dos seus canais digitais. Então, aproveite e confira outros conteúdos informativos sobre o assunto, como: CXM: A ferramenta que pode ajudar na fidelização de clientes