fundo roxo, com ilustração de um homem branco ao meio, ele está buscando por algo com uma lupa na mão. Atrás deles uma tela de buscas de computador com ícones de globo, foguete e arquivos.

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  1. Quais são os canais digitais mais utilizados para marketing?
  2. Qual o papel das DXPs na gestão dos canais digitais?
  3. Como uma DXP ajuda a trazer mais relevância para os canais digitais?

Os canais digitais se tornaram os principais aliados das equipes de marketing para conseguir aumentar a atração, conversão e retenção de clientes. Entre as vantagens proporcionadas pelos canais digitais, se destacam o custo, o alcance e a flexibilidade dos conteúdos publicitários que podem ser veiculados.

No entanto, é claro que simplesmente estar presente nos canais digitais não é suficiente para uma empresa se destacar nesse meio. As vantagens dos canais digitais são acompanhadas de uma alta competitividade.

Assim, é preciso entender o que existe por trás dos canais digitais e como eles podem realmente proporcionar uma maior relevância para a imagem da empresa.

Neste sentido, o uso de dados para aprimoramento das estratégias e a adoção de ferramentas capazes de automatizar a coleta e o gerenciamento desses dados, bem como a gestão dos canais digitais, é o diferencial que torna esses canais importantes para a relevância de uma empresa.

Então, a seguir, além de apresentar os canais digitais mais utilizados para o marketing, explicamos qual o papel das DXPs (Digital Experience Platforms) e como elas ajudam a aumentar a relevância dos canais. Confira!

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Quais são os canais digitais mais utilizados para marketing?

A ampliação do acesso à internet móvel e de alta velocidade provocou uma revolução na forma como o marketing era realizado, colocando os canais digitais no centro das estratégias.

Assim, para elaborar e desenvolver as estratégias, conhecer os canais e as suas particularidades é essencial. Então, a seguir apresentamos brevemente os que são mais utilizados para o marketing!

Redes sociais

A presença nas redes sociais se tornou uma necessidade devido à amplitude de seu alcance em países de todo o mundo. 

Nas redes sociais é possível encontrar muito mais clientes em potencial do que em mídias tradicionais, como rádio e televisão. Para se ter uma ideia, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, com as pessoas conectadas por, em média, 3h42min por dia. 

E-mail marketing

Embora algumas pessoas considerem o e-mail um canal digital de comunicação ultrapassado, ele continua sendo uma valiosa forma de alcançar pessoas interessadas em um determinado produto ou serviço.

Isso porque se trata de um canal mais direto e individualizado de comunicação. Assim, entre os dados e informações que se pode obter dos visitantes e clientes em potencial, o e-mail é uma das mais valiosas.

Com uma base de dados grande e segmentada, é possível conseguir boas taxas de conversão em vendas com estratégias de e-mail marketing, por isso, não subestime o seu uso.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa os visitantes que chegam ao seu site ou página na internet por meio de buscas espontâneas em mecanismos como Google, Yahoo, Bing etc.

Ou seja, é o tráfego que você consegue de forma “orgânica”, sem mediação de anúncios, backlinks e outras estratégias que direcionam os visitantes para as suas páginas.

Os profissionais ligados ao marketing ainda conseguem ampliar o alcance e os resultados obtidos com o tráfego orgânico aplicando práticas como uso adequado de palavras-chave, otimização de carregamento das páginas e outras configurações.

Tráfego de referências

Com a crescente importância das mídias e canais digitais para o marketing, surgiu o que ficou conhecido como “tráfego de referências”.

Basicamente, ele consiste no tráfego gerado por meio de parcerias entre sites, influenciadores e empresas para veiculação mútua de conteúdos. Dessa forma, adquire-se maior autoridade e relevância sobre um determinado tema, favorecendo assim os demais canais digitais utilizados.

Mídia paga

Por fim, mesmo no ambiente dos canais digitais existe a opção de recorrer à mídia paga. 

Hoje, é possível realizar pagamentos, impulsionar sites e páginas em mecanismos de busca e até mesmo postagens em redes sociais. 

Como vantagem, o impulsionamento via mídia paga pode ser feito com diversos valores, enquadrando-se melhor na realidade variada das empresas brasileiras. As mídias pagas nos canais digitais ainda possibilitam a segmentação do anúncio segundo critérios de sua preferência, como gênero, idade, localização etc.

Qual o papel das DXPs na gestão dos canais digitais?

As DXPs (Digital Experience Platforms) se tornaram grandes aliadas dos gestores responsáveis pelo sucesso dos canais digitais e uma marca ou empresa. 

Basicamente, uma DXP é um sistema formado por um conjunto de tecnologias integradas, cuja finalidade é garantir o acesso consistente, seguro, personalizado e unificado das informações presentes nos canais digitais. 

Isso se aplica aos visitantes, que independente do canal acessado, encontram as mesmas informações, e aos gestores, que têm mais facilidades para gerenciar as informações e conteúdos publicados.

Isto é, usando uma DXP é possível integrar na totalidade as informações de experiências obtidas pelos clientes em todos os canais digitais (sites, aplicativos, redes sociais etc.). Assim, gestores ainda podem tirar proveito das informações para mapear de forma mais detalhada e otimizar a jornada dos clientes.

Uma DXP agrega em uma solução todas as ferramentas e recursos que se tornaram indispensáveis para assegurar uma boa experiência de navegação, de atendimento e de compra, proporcionando vantagens que aumentam a relevância para os canais digitais adotados. 

Então, veja no próximo tópico mais detalhes sobre esse trabalho realizado pelas DXPs!

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Como uma DXP ajuda a trazer mais relevância para os canais digitais?

As vantagens promovidas pela adoção de uma DXP ajudam as empresas a aumentar a relevância dos seus canais digitais. Veja a seguir um resumo dessas vantagens para entender por que é fundamental contar com uma DXP para gerenciar os canais com o máximo de eficiência!

Aprimoramento na experiência dos clientes

Com uma DXP e a integração unificada das informações e dados, os clientes terão uma experiência mais livre e irrestrita, podendo optar pelo uso do canal digital de sua preferência sem prejuízos para a qualidade e eficiência do atendimento, encaminhando-se para uma experiência omnichannel.

Os gestores, por sua vez, têm mais facilidade para estruturar as interações com os clientes, baseando-se nas informações e dados que passam a ser coletados e processados de forma automatizada.

Integração na comunicação

Grandes empresas dependem da divisão do trabalho em diferentes setores, cada um com suas devidas especialidades.

Essa divisão é fundamental para a eficiência, contudo, ela pode gerar ruídos de comunicação devido à falta de integração entre os setores.

Já com uma DXP, as informações passam a ser centralizadas e, assim, são mais facilmente acessadas por qualquer colaborador que precise delas, constituindo um fluxo de informações mais prático e objetivo que favorece a produtividade das equipes.

Geração de relatórios e insights

Além de facilitar a consulta e fluxo de informações, as DXPs contam com a grande vantagem de serem capazes de gerar relatórios que ilustram os dados e o comportamento dos clientes.

A geração automatizada de relatórios ainda é uma ótima fonte de insights que podem indicar mudanças importantes nas estratégias e abordagens empregadas, estimulando um melhor desempenho em diferentes setores da empresa.

Melhorias na performance e custos

Por fim, com as diversas automações e aprimoramentos no trabalho realizado, é evidente que haverá melhorias significativas na performance dos colaboradores e nos custos necessários para realizar diversas tarefas.

Além disso, haverá uma redução nos custos relacionados à solução de problemas e queixas comuns no dia a dia, proporcionando uma melhor experiência para os clientes que saberão retribuir, tornando-se mais fiéis e engajados com a sua marca.

Então, se os canais digitais e a experiência dos clientes são fatores importantes para a sua empresa e você quer entender todo o potencial que os recursos presentes nas DXPs oferecem, confira: “Veja como empresas se preparam com uma plataforma DXP para 2023”.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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