fundo roxo com degradê amarelo, o desenho de uma rota do Lumisxp com 5 círculos conectados entre si.

Você vai ler sobre:

  1. O que é preciso saber antes de escolher uma DXP?
  2. O que é um modelo PaaS?
  3. Como escolher a melhor plataforma DXP?
  4. Quais as vantagens e funcionalidades oferecidas pelo LumisXP?

Empresas em busca de aprimoramentos na gestão de experiência dos clientes encontram nas DXPs (Digital Experience Platforms) uma ferramenta funcional, capaz de auxiliar em diversas atividades importantes no dia a dia da equipe de colaboradores.

Contudo, embora as DXPs já sejam uma realidade na maior parte das grandes empresas, ainda existem muitos gestores que desconhecem a importância desse tipo de plataforma. Além disso, existem ainda outros gestores que, quando reconhecem a necessidade de adotar uma DXP, têm dúvidas sobre como proceder para escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

Assim, preparamos este conteúdo para reunir as informações essenciais sobre o que é preciso saber para escolher uma DXP ideal para o seu negócio.

Nele, também abordamos as características essenciais de uma PaaS (Platform as a Service), explicamos como personalizar a experiência dos clientes com uma DXP e apontamos as diferenças fundamentais das DXPs de empresas estrangeiras para as nacionais!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é preciso saber antes de escolher uma DXP?

Provavelmente você chegou até este conteúdo porque identificou a necessidade de adotar uma DXP para o seu negócio, ou porque reconhece a importância de preparar sua empresa da melhor forma possível para um futuro de digitalização das relações entre clientes e marcas.

Há alguns anos as DXPs já são usadas para o aprimoramento das experiências digitais em empresas. Logo, existem diferentes opções de plataformas, desenvolvidas por empresas nacionais e estrangeiras, existindo, portanto, um leque de opções e características a se considerar antes de tomar uma decisão.

Assim, um passo fundamental nesse momento é entender quais são os aspectos que você deve considerar para escolher uma DXP.

Então, a seguir, apresentamos, ponto a ponto, os principais aspectos a se considerar, explicando a sua importância e possíveis implicações para a empresa.

Custos de uma DXP

Os custos de aquisição e implementação de uma DXP podem variar bastante. 

Enquanto as principais opções fornecidas por empresas estrangeiras têm um alto custo de aquisição, sendo voltadas para empresas grandes e consolidadas, existem alternativas desenvolvidas nacionalmente, que podem ser adquiridas com a nossa moeda local e com suporte em nosso próprio idioma.

Complexidade de implementação

As DXPs se estabeleceram como uma ferramenta importante para as empresas em processo de digitalização justamente pela gama de recursos diferentes que oferecem. 

Contudo, desvendar as funcionalidades e modos de usar essas ferramentas pode ser uma tarefa difícil, tanto em função de implementá-las sem gerar problemas, como de aprender a usá-las adequadamente.

Assim, quando existe urgência na implementação da plataforma, optar por uma plataforma desenvolvida nacionalmente, com suporte em língua portuguesa, pode ser, de fato, a melhor escolha.

Demandas por integração

Algumas das principais DXPs desenvolvidas por países estrangeiros tiveram as suas integrações pensadas exclusivamente para outras ferramentas e sistemas oferecidos pelos mesmos desenvolvedores. 

Dessa forma, a depender da DXP escolhida, pode haver uma limitação na opção de ferramentas e sistemas capazes de integrarem-se à plataforma.

Portanto, nosso conselho é sempre buscar por uma DXP que não restrinja as suas integrações às ferramentas desenvolvidas pela mesma empresa responsável pela plataforma.

Recursos de personalização

Uma das atribuições mais importantes das DXPs e uma das principais razões pela qual as empresas adotam esse tipo de plataforma, reside na sua capacidade de contribuir para a personalização da experiência dos clientes.

Logo, ao escolher uma DXP é imprescindível avaliar os recursos oferecidos para personalização das jornadas, visando sempre aquela que oferece os recursos mais completos e a maior variedade de possibilidades.

Privacidade e segurança

A coleta e processamento automatizado de grandes conjuntos de dados é um dos papéis mais importantes exercidos pelas DXPs. Naturalmente, os dados são muito importantes para gerar relatórios e insights que ajudarão a aprimorar as estratégias e práticas da empresa, visando sempre uma melhor experiência para os clientes.

No entanto, muitas vezes os gestores se preocupam demasiadamente com a coleta de dados e não avaliam a importância de se contar com protocolos de segurança para proteção de dados.

Assim, é fundamental, ao escolher uma DXP, priorizar plataformas que possibilitem as práticas e os princípios exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Hospedagem cloud e modelo PaaS

Um dos maiores empecilhos para implementação de uma DXP em pequenas, médias e até mesmo em grandes empresas, é dispor dos equipamentos e infraestrutura necessária para hospedar a plataforma.

Assim, em muitos casos, a melhor alternativa é contratar uma plataforma DXP que conte com hospedagem cloud, oferecida pela desenvolvedora da plataforma. 

Isto é, a plataforma é oferecida em um modelo PaaS (Platform as a Service), em que o armazenamento e os arquivos necessários para o funcionamento da plataforma são hospedados em serviços cloud oferecidos pela própria empresa provedora.

Somente assim pequenas e médias empresas têm garantida a capacidade de implementação da plataforma sem precisar arcar com custos adicionais de aquisição de infraestrutura. Além disso, a hospedagem cloud favorece a escalabilidade da gestão.

Ferramenta CMS

As ferramentas CMS (Content Management System) foram criadas para facilitar os processos de criação, edição, publicação e compartilhamento de conteúdos online, integrando as atividades de diferentes canais utilizados para comunicação e interação.

Essas ferramentas desempenham, portanto, um papel importante para o relacionamento das empresas com o seu público e devem fazer parte das funcionalidades de uma DXP.

Logo, certificar-se de que a plataforma DXP escolhida conte com as funcionalidades de CMS é fundamental.

O que é um modelo PaaS?

O modelo PaaS (Platform as a Service) é um método de computação em nuvem, ou cloud computing, em que as empresas podem contratar uma plataforma sem a necessidade de desenvolver e manter uma infraestrutura própria de servidores e hardware. 

Basicamente, pagando pelo direito ao uso da plataforma como um serviço de forma mensal, anual, vitalícia etc., as empresas contratam plataformas para promover a digitalização e automação de processos em suas empresas. Com isso, elas conseguem o mesmo avanço de grandes empresas que investem em desenvolvimento e tecnologia, sem arcar com os mesmos custos.

Entre as vantagens de se optar pelo modelo PaaS em plataformas DXP e CMS, destacam-se:

Como escolher a melhor plataforma DXP?

Você provavelmente já percebeu ao longo da leitura que escolher a melhor plataforma DXP depende do contexto atual em que sua empresa opera.

Embora existam soluções tradicionais e robustas de empresas que contam com soluções completas, muitas vezes essas soluções são voltadas apenas para grandes empresas, com necessidades bastante específicas e com capacidade de arcar com altos custos de manutenção desses serviços por longos prazos. 

Nesses casos, as empresas normalmente contam com grandes equipes de TI, disponíveis para lidar com a complexidade de implementação, integração e manutenção que as plataformas tradicionais requerem.

Por outro lado, as empresas que estão em processo de franco desenvolvimento, que precisam de soluções rápidas, flexíveis e baratas para elevar o potencial do seu negócio e não podem perder oportunidades, encontram em soluções locais as melhores opções para passar por um processo de transformação digital e se realocar no mercado. 

Assim, para escolher a melhor plataforma DXP, o ideal é analisar qual a situação atual da empresa, quais as suas necessidades mais urgentes e quais são os seus objetivos com a adoção de uma DXP!

Alguns pontos essenciais que devem sempre ser considerados são:

Desse modo, ficará mais claro se a melhor opção é o desenvolvimento de uma solução própria, a contratação de plataformas mais tradicionais ou a aposta em uma DXP voltada para a flexibilidade e redução de custos!

como-escolher-a-melhor-plataforma-dxp-para-o-seu-negocio-blog-lumis-interna.png

Quais as vantagens e funcionalidades oferecidas pelo LumisXP?

O LumisXP é uma DXP desenvolvida por quem tem mais de vinte anos de experiência com a gestão de experiências digitais. Assim, ela foi pensada visando as necessidades específicas de empresas atuando no mercado brasileiro.

Além dos recursos essenciais, necessários em qualquer DXP, o LumisXP ainda conta com funcionalidades voltadas para:

Quer saber exatamente por que ao escolher a melhor plataforma DXP para o seu negócio você precisa considerar o LumisXP? Assiste às nossas demonstrações exclusivas!

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/