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- IA e DXP: o que são?
- IA e DXP: como elevar a experiência do usuário?
- IA e DXP: como escolher um sistema adequado?
As ferramentas de IA e DXP, Inteligência Artificial e Digital Experience Platforms, estão, atualmente, entre as tendências mais importantes para empresas que desejam competir com grandes players do mercado.
Devido às mudanças promovidas pelas inovações tecnológicas na gestão de relacionamento com os clientes, esse tipo de ferramenta faz-se imprescindível para manter a excelência da experiência dos usuários.
Para os gestores preocupados com esse tema, neste conteúdo apresentamos rapidamente as informações essenciais para situar-se em relação à IA e às DXPs. Continue a leitura e entenda em alguns minutos o que são essas ferramentas, como elas elevam a experiência dos usuários e como escolher um sistema adequado para sua empresa!
IA e DXP: o que são?
Veja a seguir o que cada tecnologia representa e as possibilidades proporcionadas para empresas que as adotam.
IA
Embora não seja exatamente nova, nos últimos anos o avanço nas tecnologias de Inteligência Artificial permitiram novos e impressionantes recursos para sistemas que as usam.
Para empresas, ela pode ser adotada tanto para comunicação com os clientes (chatbots, jornadas conversacionais etc.) como para aprimoramento e automatização de tarefas de rotinas (geração de relatórios, previsão de demandas, planejamento de estoque, personalização de preferências etc.)
DXP
As Digital Experience Platforms são plataformas desenvolvidas com o que há de mais avançado em ferramentas para gestão de experiências digitais e relacionamento com os clientes, incluindo recursos de IA.
Entre os recursos oferecidos pelas DXPs, destacam-se ferramentas essenciais para grandes empresas, como sistema de gerenciamento de conteúdos, segmentação e personalização do atendimento aos clientes, gestão de comércio eletrônico, integração entre canais de comunicação e sistemas e geração e análise de relatórios.
IA e DXP: como elevar a experiência do usuário?
Para elevar a experiência do usuário valendo-se de uma DXP apoiado por IA, existem algumas práticas cuja efetividade já foi comprovada reiteradamente. Veja a seguir!
Personalização avançada
Com os recursos de uma DXP você pode personalizar cada ponto da jornada do usuário e pode contar com a ajuda da IA para criar conteúdos automáticos em poucos segundos, ganhando tempo para refletir e criar customizações como desejar.
Conteúdos de qualidade em minutos
Com os recursos de IA generativa e a autonomia de uma DXP, fica mais fácil criar conteúdos de qualidade para seus usuários em poucos minutos, um item importante para empresas que contam com o marketing de conteúdo para encantar seu público.
Tradução automática
Uma Plataforma de Experiência Digital que conta com recursos de IA pode te ajudar a alcançar mais pessoas. Com recursos de IA é possível realizar a tradução automática, desta forma, você pode tornar seu conteúdo acessível em diferentes idiomas, para que seu público compreenda rapidamente.
Experiências omnichannel
As experiências omnichannel são o futuro da experiência dos usuários, mas para ter sucesso em sua implementação é fundamental contar com a integração de canais e informações proporcionada por uma DXP que conte com IA.
Testes e otimização
Por meio da automatização, essas ferramentas facilitam a realização de testes A/B e outros experimentos importantes para aferir a eficiência de estratégias que interferem na experiência dos usuários. Assim, são mais facilmente identificadas as áreas e ações passíveis de aprimoramentos.
IA e DXP: como escolher um sistema adequado?
A escolha pelo sistema adequado para a sua empresa depende de uma série de fatores. Por isso, antes de decidir, é importante analisar e considerar, por exemplo:
- quantidade de perfis de clientes da empresa;
- quantidade de dados a serem armazenados e analisados;
- capacidade atual de personalização das jornadas;
- estágio de desenvolvimento da empresa;
- prazo esperado para implementação;
- demanda por suporte especializado (horários, idiomas, nível de especialização etc.;
- demanda por recursos adicionais (analytics, relatórios, automações etc.).
Para cada caso específico de cada empresa, existem opções que melhor se adequam às necessidades e à expectativa de relação custo-benefício envolvida. O LumisXP, por exemplo, é uma ferramenta voltada para empresas arrojadas que buscam uma solução flexível, escalável e de rápida implementação,
Caso você identifique na sua empresa necessidades como a implementação de uma IA e DXP, fique de olho e acompanhe nossos canais pois em breve lançaremos a versão 16 do LumisXP, com novo assistente de IA e não hesite em contatar os consultores Lumis e solicitar uma demonstração gratuita do LumisXP.