fundo roxo, ao centro uma ilustração de uma mulher branca com blusa amarela, apoiada em uma mesa apresentando gráficos de pizza e barra, atrás uma cadeira e uma planta no canto inferior direito.

Você vai ler sobre:

  1. O que são KPIs
  2. Quais os principais KPIs de acordo com o objetivo
  3. Dashboards interativos e tempo do marketing

Saber o que são KPIs e como eleger os mais importantes de se acompanhar, conforme o objetivo da empresa, continua sendo uma prática fundamental para o sucesso do marketing.

A diferença, com o avanço das tecnologias digitais e o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), se dá principalmente na forma como os KPIs podem ser definidos e acompanhados.

Quer entender como eleger KPIs mais pertinentes para o estágio atual do seu negócio? A seguir explicamos o essencial para começar a usar mais esse recurso de marketing!

Continue a leitura e confira o que são KPIs; quais são os principais de acordo com o objetivo em vista; e como dashboards interativos influenciam no tempo do marketing.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que são KPIs

Os KPIs, Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance, são o termo usado para se referir aos indicadores usados para medir o desempenho de uma ação em uma empresa.

Portanto, KPIs são, basicamente, uma forma segura de verificar se as ações monitoradas estão ou não alcançando os objetivos esperados.

Desse modo, existem diversos indicadores que as empresas podem monitorar para avaliar a efetividade de ações de marketing, vendas, produção etc.

Quais os principais KPIs de acordo com o objetivo

Para cada área de interesse, a empresa pode definir KPIs que ajudam a entender o desempenho das atividades realizadas.

Veja a seguir os principais KPIs voltados para o monitoramento de produtividade, capacidade, qualidade e estratégias.

KPIs de produtividade

Para medir a produtividade, os principais KPIs são:

KPIs de capacidade

Para medir a capacidade, os principais KPIs são:

KPIs de marketing

Para acompanhar as ações de marketing, os principais KPIs são:

KPIs estratégicos

Para medir a eficiência das estratégias, os principais KPIs são:

como-definir-os-principais-kpis-para-o-seu-negocio-interna.png

Dashboards interativos e tempo do marketing

Neste conteúdo, buscamos contemplar dois pontos importantes sobre os KPIs: a sua importância para as empresas e os indicadores mais importantes para as principais áreas de interesse em uma empresa.

Naturalmente, existem ainda outros KPIs que podem ser mais ou menos úteis, dependendo do foco e segmento da empresa.

Então, para concluir, precisamos mencionar os benefícios de contar com dashboards interativos para o marketing.

Basicamente, os dashboards interativos e automatizados são um recurso oferecido por ferramentas de gestão de experiências digitais (Digital Experience Platforms - DXPs) que conta com auxílio de IA para integrar e facilitar uma série de atividades importantes para as estratégias de marketing e vendas.

De forma resumida, para compreender sua relevância, basta entender que trata-se de uma forma de acompanhar em tempo real os KPIs que a empresa monitora, proporcionando maior facilidade em seu monitoramento e análise.

Com o suporte desse tipo de ferramenta, torna-se possível diminuir o tempo gasto para promover mudanças importantes e poupar esforços e recursos do time de marketing, favorecendo a produtividade e a potencial lucratividade que a empresa pode ter.

Então, quer saber mais sobre as DXPs, os dashboards e o seu importante papel no monitoramento de KPIs para marketing e vendas? Aproveite e confira: Marketing e vendas: descubra como uma DXP pode potencializar a integração e esforços das duas áreas.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/