Você vai ler sobre:
- O dia a dia de um time de marketing
- Por que dar mais autonomia para o time de marketing?
- Como aumentar a produtividade e a autonomia do time de marketing?
A produtividade do time de marketing é um fator determinante para a capacidade de uma empresa ganhar e reter clientes. Porém, aumentar a produtividade mantendo um atendimento de excelência é um dos maiores desafios dos gestores.
Essa produtividade envolve não só a capacidade de conquistar e reter clientes, mas, também, de cumprir prazos e implementar estratégias que devem ser constantemente aprimoradas.
Assim, neste conteúdo, explicamos de forma rápida e sucinta como aumentar a produtividade do time de marketing, contemplando aspectos do dia a dia da equipe, a importância da autonomia e de outros fatores que fazem a diferença para o desenvolvimento do trabalho de rotina.
O dia a dia de um time de marketing
O dia a dia de uma equipe de marketing envolve uma série de atividades que envolvem não apenas a publicidade e a divulgação de campanhas.
Na realidade digital em que se desenvolve grande parte de trabalho de marketing feito atualmente, além de produzir conteúdos para sites, redes sociais, e-mail marketing etc., os profissionais da área também trabalham com a análise de dados e com o planejamento das ações propostas.
Assim, um time de marketing deve ser responsável por uma série de atividades que demandam conhecimentos gerais e específicos.
Mas o que fazer para que a produtividade do time de marketing acompanhe o crescimento da empresa?
A resposta reside em dois fatores principais, a autonomia e a adoção ferramentas adequadas, como explicamos nos próximos tópicos.
Por que dar mais autonomia para o time de marketing?
Primeiramente, ao lidar com equipes especializadas em uma atividade, os colaboradores se sentem mais seguros para desenvolver as atividades quando percebem que têm a confiança do gestor e a liberdade de ser proativos.
Isto é, em empresas com cultura organizacional bem desenvolvida e que proporcionam a estrutura e recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho, a equipe de marketing normalmente tem mais iniciativa e proatividade, convertendo isso em maior produtividade.
O incentivo a autonomia ainda proporciona benefícios extras, como atração e retenção de talentos na equipe e desenvolvimento de novas habilidades.
Mas para que a autonomia tenha o efeito esperado, é fundamental que a empresa proporcione as diretrizes delimitadas pela cultura organizacional e a estrutura necessária, por meio de um ambiente de trabalho saudável e de ferramentas adequadas ao desenvolvimento do trabalho.
Como aumentar a produtividade e a autonomia do time de marketing?
Entre os fatores mais determinantes para a produtividade e autonomia do time de marketing, podemos listar:
- Bons processos de contratação;
- Direcionamento claro e objetivo das metas e objetivos estipulados;
- Capacitação e treinamentos;
- Definição de lideranças e mapeamento de competências;
- Adoção de ferramentas adequadas para aumento da produtividade.
No que concerne a adoção de ferramentas, atualmente, no desenvolvimento do trabalho de marketing, as DXPs (Digital Experience Platforms) se destacam pelos recursos de automatização de diversas tarefas.
Logo, a adoção de uma DXP permite que o time de marketing seja mais produtivo ao economizar tempo gasto com tarefas como criação de páginas, gestão de publicação de conteúdos, coleta e processamento de dados, geração de relatórios etc.
O LumisXP, por exemplo, é a uma plataforma DXP que facilita uma série de atividades ao disponibilizar, entre outros, recursos como:
- Criação rápida de páginas personalizáveis;
- Assistente de Inteligência Artificial para criação de textos, tradução e revisão;
- Criação de testes A/B diretamente nos formulários de publicação, com sugestão automática de variações e segmentação;
- Coleta e processamento automatizado de dados;
- Dashboard personalizável, com visualização de resultados e geração automatizada de relatórios.
Então, se a produtividade do time de marketing é uma questão pertinente para o atual estágio de desenvolvimento da sua empresa, aproveite e veja um conteúdo informativo e completo sobre o assunto.
Confira o artigo DXP: entenda o que é Plataforma de Experiência Digital e tire suas dúvidas sobre o potencial das DXPs para produtividade do time de marketing!