Ilustração de duas pessoas analisando gráficos e dados em um fundo roxo. Ambos focados em gráficos de barras e de pizza que representam análise de dados. Ícones de calendário, gráficos e uma lâmpada estão ao redor.

Você vai ler sobre:

  1. Coleta e Organização de Dados
  2. Transformando Dados em Insights Acionáveis
  3. Identificação de Novas Oportunidades de Mercado
  4. Dashboards e Visualização de Dados para Decisões Rápidas
  5. Relatório de Dados do LumisXP

Tanto para antigos como para novos negócios, entender como coletar, analisar dados e interpretar pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Mas hoje, vamos trazer esses insights apenas para novos negócios, pois, começar uma empresa do zero não é algo simples, é preciso aprender muito, com erros e acertos, e com o intuito de ajudar a minimizar erros, aqui estamos, e vamos começar com uma pergunta: Como utilizar a análise de dados para gerar insights que ajudem na tomada de decisões estratégicas? A resposta é não usar inteligentemente as informações disponíveis.

Coleta e organização de dados

A primeira coisa que se precisa é de um bom planejamento, através dele é possível definir como os dados serão encontrados e quais serão funcionais. A coleta de dados pode ser feita através de formulários enviados por e-mail ou fixados no site, também é possível ter acesso aos dados que sua empresa já possui, que foram encontrados através de interações com os usuários como: dados demográficos, indesejados, entre outros.

Após os dados coletados vem a parte da análise de dados, é necessária uma análise bem detalhada e eficiente, é importante que esses dados estejam organizados a ponto de serem compreendidos facilmente, principalmente para os tomadores de decisões. Para obter as informações necessárias de acordo com o objetivo alinhado no planejamento, o uso de ferramentas como o LumisXP, é um grande aliado, pois ele simplifica tanto o processo de coleta quanto o de análise de dados.

Transformando dados em insights acionáveis

Dados sem estratégia, são apenas dados, por isso é necessário saber o que fazer. Então vamos à pergunta crucial: Como transformar os dados em insights? O primeiro passo é transformar os dados em informações úteis, para que os tomadores de decisões consigam aplicar estratégias funcionais. Além disso, uma análise de dados pode ajudar a identificar tendências de mercado, comportamento dos consumidores e prever resultados, também é possível identificar oportunidades de novos negócios, novos produtos ou novas parcerias, sem falar da redução de risco. 

Como a análise de dados não é feita uma única vez, muitas ferramentas baseadas em IA surgem para agilizar e facilitar o processo. A intenção é deixar esse processo mais automatizado e ajudar os analistas a ter um desempenho mais eficiente, deixando uma interpretação mais clara para uma tomada de decisão mais assertiva.

Identificação de novas oportunidades de mercado

Os dados são um grande aliado na hora de descobrir novas oportunidades de mercado. A análise de dados permite identificar tendências não exploradas ou tendências que estão em alta. Por exemplo, ao analisar os dados da sua empresa é possível perceber quais produtos têm maior resultado, quais produtos ou serviços são mais procurados em seu site. Através dessa análise simples, a empresa consegue identificar em qual produto deve direcionar um maior investimento.

Além da análise de dados feita dentro da própria empresa, é importante estar atento aos concorrentes, entender o que e como estão trabalhando, é isso que movimenta o mercado. Esse tipo de pesquisa permite que sua empresa esteja alinhada com as expectativas do mercado, oferecendo os melhores preços, produtos e serviços. Uma análise de dados bem feita com entrega de resultados claros, podendo ser utilizada em diversas áreas da empresa como: vendas, marketing e gestão. 

Dashboards e visualização de dados para decisões rápidas

Partindo do princípio que, para uma boa análise de dados, é necessário que esses dados sejam mostrados de forma clara e objetiva, em resumo, que seja de fácil compreensão. Para isso precisamos ter um dashboard intuitivo, que facilite a interpretação dos dados coletados.

Uma plataforma de análise de dados precisa de um dashboard, de preferência personalizável,  que atenda às necessidades de cada empresa. O princípio ele precisa trazer indicadores-chave de desempenho (KPIs), taxas de conversão e satisfação do cliente,  modelos de gráficos, de maneira visual e clara. 

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Relatório de Dados do LumisXP

O LumisXP oferece painéis interativos e relatórios detalhados em tempo real. Os relatórios fornecidos pela LumisXP permitem que as empresas analisem os dados de forma clara, trazendo diversos tipos de dados, além de ter um assistente de IA que ajuda a trazer insights importantes para sua empresa. 

O LumisXP, por ser uma plataforma DXP com um foco maior na experiência do cliente, ele consegue trazer, além dos dados tradicionais, traz dados do comportamento dos usuários como,páginas mais acessadas  e tema mais buscado no site. Com isso, além da análise de dados, é possível obter inspirações que direcionam melhorias para os próprios usuários, garantindo um diferencial significativo, em comparação às plataformas que só analisam dados.

Os dados são a chave para obter insights valiosos. Tomar decisões baseadas em dados está entre os principais pontos para se manter o sucesso de uma empresa. Ao adotar uma  F DXP, como o LumisXP, sua empresa terá nas mãos uma potência na hora de coletar, analisar dados e colher os resultados.

Saiba como transformar dados em resultados com o LumisXP. Entre em contato conosco e descubra como.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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