Ilustração de duas pessoas colaborando em um ambiente de desenvolvimento, com telas de computador e elementos visuais de programação como CSS, HTML e PHP em destaque.

Você vai ler sobre:

  1. O que é um CMS Open Source?
  2. O que é um CMS Proprietário
  3. O Papel do LumisXP no Cenário CMS

Os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo CMS, são ferramentas usadas na criação e desenvolvimento de sites também muito utilizados na criação de blog e plataformas de conteúdo, como portais de notícias.

Quando se trata de CMS, é preciso levar em consideração a opinião dos desenvolvedores, é melhor optar por um CMS open source ou um CMS proprietário? Vamos entender as diferenças e fazer uma análise sobre.

O que é um CMS Open Source?

Um CMS open source, é um tipo de CMS de código aberto. Mas o que isso significa? Que é possível modificar, explorar e partilhar o código-fonte de um CMS open source, podendo criar sites que atendam as necessidades de uma empresa, dessa forma, os desenvolvedores conseguem resolver de forma independente problemas técnicos.

Dessa forma, quando uma empresa opta por  um CMS Open Source, ela não fica dependente da equipe de desenvolvimento da empresa que criou o software, porém, também não recebe atualização de novas funcionalidades. O CMS open source é menos intuitivo, dependendo de times de TI para codificar a plataforma de gerenciamento de conteúdo.

O que é um CMS Proprietário

Um CMS Proprietário é o oposto de um CMS open source. O código utilizado é fechado, fazendo com que o cliente adquira uma plataforma já pronta, tornando praticamente zero o trabalho de desenvolvimento do gerenciador de conteúdo, agilizando e dando autonomia para times de marketing atuarem sem a necessidade de times de TI. 

No CMS proprietário, os custos de aplicações acabam saindo um pouco mais caros, mas os ganhos são proporcionais, devido a estabilidade e segurança da aplicação. É importante ressaltar que, por questões de segurança de dados, compliance, performance,  para certos tipos de sites, como na área financeira, o ideal é utilizar CMS proprietário.

cms-open-source-x-cms-proprietario-interna.png

O Papel do LumisXP no Cenário CMS

O LumisXP possui todas as funcionalidades de um CMS, porém, ele não se limita em ser apenas um gerenciador de conteúdo, ele vem com toda a tecnologia avançada de uma plataforma DXP com integração de IA.

Seu CMS integrado oferece um gerenciamento de conteúdo avançado com controle total de segurança. Permite adaptações específicas às necessidades do cliente, protegendo informações críticas com atualizações regulares e práticas avançadas de proteção de dados.

O destaque aqui fica por conta do sistema CMS do LumisXP, mas não podemos esquecer de todas as outras funcionalidades que faz do LumisXP uma plataforma robusta, como: integração nativa com IA, personalização avançada da experiência do usuário, sem contar a facilidade e agilidade na criação de páginas e no uso do page builder, entre outras mais. Além das atualizações constantes, para incorporar as tendências e inovações digitais.

Com essa combinação, o LumisXP vai além de um CMS básico, como o Wordpress e Aquia por exemplo, posicionando-se como uma solução completa para atender às demandas digitais modernas das empresas.

Após conhecer mais sobre as diferenças de CMS, vale a reflexão para identificar qual seria o ideal para sua empresa. Lembre-se de sempre prezar pelo que garante maior segurança. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe de especialistas, além de tirar todas as suas dúvidas, você conhecerá mais sobre o LumisXP poderá pedir uma demo.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/