Você vai ler sobre:
- O que é o CMS híbrido?
- Por que o CMS híbrido é essencial para as experiências digitais omnichannel?
- Quais as vantagens de um CMS híbrido?
As plataformas CMS (Content Management System), ganham cada vez mais atenção das empresas preocupadas com a qualidade das experiências digitais. Uma boa gestão de conteúdo nos canais digitais é essencial para oferecer experiências enriquecedoras e gratificantes para os usuários.
E embora o CMS já seja conhecido de grande parte dos profissionais atuantes na área de gestão de experiências digitais, recentemente um novo conceito despontou: o de CMS híbrido.
Para atualizar os seus conhecimentos sobre as tendências em gerenciamento de plataformas de experiências digitais, neste conteúdo explicamos o que é o CMS híbrido, por que ele é essencial para aumentar a qualidade das experiências e quais as vantagens proporcionadas por essa evolução!
Então continue a leitura e faça bom uso do seu tempo para aumentar o seu conhecimento na área!
O que é o CMS híbrido?
Os profissionais que já têm experiência com a gestão de conteúdo e plataformas de experiência digital, certamente sabem o que é o CMS. Mas se esse não é o seu caso, basta entender que as plataformas CMS (Content Management System) são programas utilizados para centralizar a criação, edição, gerenciamento e publicação de conteúdos em canais digitais.
Assim, nos últimos anos foram desenvolvidas plataformas CMS com foco em diferentes usabilidades:
- CMS tradicional (ou acoplado) — Plataforma de experiência digital para gerenciamento de conteúdos vinculados a um sistema. Por exemplo, WordPress, Squarespace etc. São plataformas tradicionais, de difícil integração e escalonamento;
- CMS desacoplado — Plataforma para gerenciamento de conteúdos desvinculada a um sistema em particular. São usados com infraestruturas diferentes, que interagem por meio de um repositório de informações. Garante mais flexibilidade, porém, requer comprometimento com uma plataforma;
- CMS headless — Plataforma para gerenciamento de conteúdos desvinculada a outros sistemas, porém sem limitação de funcionalidades de publicação. Proporciona maior facilidade ao reutilizar um conteúdo em diferentes canais. Contudo, ainda gera dificuldade para criação e publicação de conteúdos de forma independente.
O CMS híbrido, por sua vez, oferece um diferencial importante ao combinar os recursos dos sistemas acoplados e headless para permitir um gerenciamento de conteúdo ainda mais flexível.
Esse tipo de sistema permite que os desenvolvedores tenham liberdade para criar e personalizar estruturas de front-end usando APIs RestFul e serviços de conteúdo da mesma maneira que um ambiente headless permite.
Em paralelo, o CMS híbrido permite ainda que os gestores utilizem modelos para criar e publicar conteúdo da mesma forma que em uma arquitetura de CMS tradicional.
Assim, o CMS híbrido é uma evolução dos demais tipos de CMS ao combinar as funções mais importantes de cada um em uma plataforma flexível e facilmente escalonável.
Por que o CMS híbrido é essencial para as experiências digitais omnichannel?
Na área de marketing e gestão de conteúdo, a maior preocupação dos gestores é acompanhar as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes com questões como integração, interatividade e facilidade para atendimento.
Uma pesquisa recente, realizada pelo Google, apontou que aproximadamente 85% dos consumidores iniciam sua jornada de compra em uma plataforma ou dispositivo e finalizam o processo em outra.
Logo, adotar ferramentas que contribuam para atender a essas necessidades é uma prioridade em empresas que enxergam na experiência dos clientes a oportunidade de fazer o seu negócio se destacar.
Dessa forma, são justamente essas tecnologias que aproximam as empresas e clientes de uma experiência omnichannel.
Sabendo que a tendência para as empresas que estão baseadas em experiências digitais é a evolução dos serviços para a lógica omnichannel, a adoção de plataformas CMS híbrido é o investimento mais lógico para o momento atual, especialmente se a empresa ainda está em processo de desenvolvimento da sua estrutura de experiências digitais.
Quais as vantagens de um CMS híbrido?
Como destacamos ao longo deste conteúdo, a adoção de uma plataforma de CMS híbrido proporciona uma série de vantagens importantes que favorecem tanto o trabalho dos profissionais de marketing como de TI.
Por isso, listamos nos tópicos a seguir algumas das vantagens consideradas mais importantes pelos profissionais das áreas!
Crie conteúdo facilmente
Ao invés de usar diferentes plataformas para criar um conteúdo, sendo que algumas vezes a publicação se dá somente na repetição de um conteúdo publicado em outro canal, com o CMS híbrido fica mais fácil criar conteúdos para publicação nos diferentes canais adotados pela empresa.
Mais praticidade para o gerenciamento
Com o uso de uma plataforma CMS híbrida, o gerenciamento dos canais e das postagens é centralizado, facilitando o trabalho com várias marcas e canais.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com diferentes marcas para veiculação e venda de produtos e serviços pode gerenciar todos os conteúdos usando apenas uma ferramenta.
Mais agilidade para publicar
As plataformas CMS híbridas permitem que a publicação dos conteúdos se dê de forma automática em diferentes canais desejados de forma simultânea, assim, economiza-se tempo e recursos valiosos para as equipes de gestão de experiências digitais.
Reutilização de conteúdo
O CMS híbrido favorece a reutilização de conteúdo que pode ser adaptado e melhor explorado para exercer sua função em canais digitais diferentes.
As informações relacionadas a aceitação e interação com os conteúdos também são mais facilmente processadas e acessadas, sem a necessidade de exportação manual para os diferentes sistemas adotados pela empresa.
Facilidade na integração
A facilidade na integração é o grande diferencial que faz do CMS híbrido muito superior a suas versões anteriores.
Com as novas tecnologias disponíveis, a integração de conteúdos pode ser facilmente realizada, usando inclusive aplicativos de back-end para programação das tarefas.
Infraestrutura em nuvem
Por fim, a infraestrutura baseada em nuvem garante não só a segurança, estabilidade e conformidade das informações, mas também a escalabilidade.
Ou seja, com um CMS híbrido de infraestrutura baseada em nuvem, você não precisará se preocupar com o investimento em infraestrutura para hospedagem de servidores, dados e informações relacionados às atividades de experiência digital proporcionadas pela empresa.
Indicadores de desempenho
Para finalizar este conteúdo, apresentamos alguns dados de indicadores que ilustram o ganho em desempenho proporcionado pela adoção do CMS híbrido em algumas empresas.
Os dados a seguir são fruto de pesquisa da IDC Corporate. Segundo a pesquisa empresas que adotaram um sistema de CMS híbrido obtiveram:
- 348% de retorno sobre investimento em três anos;
- diminuição de 56% no tempo necessário para criação de uma página;
- velocidade 64% maior para pequenas alterações editoriais;
- aumento de 78% na entrega de conteúdo;
- aumento de 32% na produtividade.
Concluindo: se você procura informações sobre CMS híbrido para elevar o nível das experiências digitais e estruturar uma jornada omnichannel para o seu público, recomendamos a leitura de outro conteúdo importante sobre o assunto. Então, aproveite e confira “Vantagens de oferecer uma experiência omnichannel para o seu cliente”.