CDP: entenda a importância de contar com essa funcionalidade

Você vai ler sobre:

  1. O que é CDP?
  2. Quais são as funcionalidades das plataformas CDP?
  3. Qual a importância de contar com as funcionalidades de um CDP?

Com consumidores mais ligados na tecnologia e com a consequente digitalização dos negócios, o uso de softwares de gestão de dados tornou-se fundamental para o crescimento das empresas. Hoje, entre outras, existem plataformas para gestão de CX (Customer Experience), de CRM (Customer Relationship Management), de DMP (Data Management Platform), e a novidade mais recente são as plataformas CDP (Customer Data Platform). 

Uma vez que o uso inteligente de dados sobre o comportamento dos consumidores se estabeleceu como o melhor caminho para criar e melhorar estratégias de marketing e vendas, manter-se atualizado sobre as novidades é uma obrigação da rotina de gestores responsáveis pelo Big Data em empresas. 

Então, continue a leitura para descobrir o que é CDP, quais são as funcionalidades dessas plataformas e por que contar com elas será de suma importância para os grandes players do mercado. 

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O que é CDP? 

O uso de dados sobre os clientes e seus comportamentos já não é uma novidade no universo do marketing digital. Contudo, uma das maiores dificuldades das empresas em lidar com os dados coletados foi e continua sendo a capacidade de processar, integrar e centralizar essas informações. 

Afinal, de que serve um grande volume de dados se ele não está organizado, segmentado, integrado com outros dados e centralizado para que as informações sejam facilmente encontradas. 

Algumas das plataformas que citamos já são amplamente utilizadas por grandes empresas para lidar com parte desse problema. Os softwares DMP, por exemplo, auxiliam na coleta, classificação e centralização dos dados anônimos de terceiros, relacionados ao público-alvo de campanhas de marketing. Porém, esses dados só ficam disponíveis por um curto período de tempo. 

Assim, os softwares de CDP (Customer Data Platform) foram desenvolvidos justamente para superar algumas barreiras que limitavam o uso de dados obtido em outras plataformas. 

Basicamente, eles são um sistema unificado de gerenciamento de dados que integra, processa e centraliza os dados obtidos sobre os clientes a partir de todos os canais de uma empresa. Os CDPs trabalham, inclusive, com dados anônimos e de terceiros para complementar o perfil dos clientes. 

Dessa forma, todos os dados ficam disponíveis em uma única plataforma, podendo ser facilmente acessados por todo o time de marketing e vendas que passa a contar com fontes diversificadas de informação para construção de um perfil único e detalhado para cada cliente. 

Logo, ao adotar uma plataforma CDP, as empresas conseguem integrar os dados de todos os canais de atendimento e, também, de outros softwares e plataformas utilizados na coleta e processamento de dados. 

Por isso, um CDP é uma solução que funciona perfeitamente em combinação com outros sistemas, podendo colaborar com a geração de insights e a captação de leads. 

Quais são as funcionalidades das plataformas CDP? 

Plataformas CDP completas oferecem recursos para coletar e processar os dados, obter dos consumidores autorização para o uso das informações, criar dashboards personalizados, entre outras funções.  

Para executar essas e outras tarefas, é comum encontrar nas plataformas CDP as funcionalidades que destacamos a seguir. 

Data Lake Management 

O Data Lake Management é a funcionalidade que possibilita o armazenamento e catalogação de grandes conjuntos de dados em diferentes formatos, facilitando o seu processamento. Além disso, por meio desse recurso é possível correlacionar dados, gerando insights para o time de marketing responsável pelas estratégias.  

Outro diferencial proporcionado pela funcionalidade é a criação de metadados que geram identificadores para cada informação nova adicionada ao sistema, tornando sua identificação, localização e análise mais práticos. 

Data Lineage e Consent Management 

Tanto o Data Lineage como o Consent Management são funcionalidades que ganharam mais importância devido à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil.  

Isso porque o Consent Management favorece a obtenção de autorização e consentimento sobre o uso de dados dos usuários e consumidores. O Data Lineage, por sua vez, se tornou a forma mais viável de manter o controle sobre o percurso de um dado obtido por plataformas digitais e, assim, poder, caso necessário, rastreá-lo, conforme determina a LGPD. 

Built-in Function 

A Built-in Function permite que se criem bases personalizadas para facilitar o processamento de dados e suas futuras análises conforme os modelos já previamente utilizados pela empresa. 

Essas bases podem se tornar verdadeiras bibliotecas de modelos de customização de dados. 

ID Resolution 

A identificação de dados que foram anonimizados para serem processados é uma das maiores dificuldades de gestão de Big Data em grandes empresas.  

Como solução as plataformas CDP oferecem a funcionalidade de ID Resolution que, em suma, facilitam a identificação dos dados sem a necessidade de associá-los a um usuário, facilitando a criação de perfis únicos e condizentes com o público-alvo. 

Data Enrichment 

Os dados de terceiros, fornecidos em caráter permanente por provedores homologados são muito utilizados por diversas empresas para pesquisas de mercado. Porém, em geral, os dados são recebidos em forma “bruta”, e precisam passar por um processamento que, por vezes, é muito trabalhoso para as empresas. 

Desse modo, a funcionalidade de Data Enrichment, ou “Enriquecimento de Dados”, garante o processamento inteligente dos dados de terceiros de forma prática para que as empresas possam combiná-los com outros dados e utilizá-los para análises e criação de estratégias. 

Trendspotting 

Por fim, o Trendspotting é a funcionalidade que garante que a plataforma terá uma interface amigável, personalizada de forma que o uso das outras funcionalidades e recursos seja o mais fácil e intuitivo para toda a equipe envolvida no trabalho. 

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Qual a importância de contar com as funcionalidades de um CDP? 

Um CDP não apenas ajuda as empresas a identificar e compreender padrões de comportamento dos seus usuários e consumidores.  

O diferencial dessas plataformas se dá também na junção da solução de diversas “dores” comuns aos gestores envolvidos nas campanhas de marketing em uma única plataforma. 

As plataformas CDP podem, por exemplo: 

Dadas essas condições, a adoção de uma plataforma de CDP é altamente recomendada em empresas de médio e grande porte que estão habituadas a lidar com sistemas de coleta e processamento de dados, mas ainda precisam subir alguns degraus na qualidade da gestão de experiência dos clientes

Assim, o mapeamento do comportamento, a geração de insights e a elaboração de novas estratégias, vão ganhar muito mais qualidade e precisão. 

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens em usar um CDP e softwares que se integram a outros sistemas, sugerimos que aproveite essa oportunidade para fazer a leitura do nosso conteúdo sobre aumento de performance em plataformas integradas e tirar mais dúvidas sobre esse assunto! 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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