Ilustração de dispositivos eletrônicos, computador, laptop e celular com um alvo e engrenagens, representando o conceito de otimização para diferentes plataformas.

Você vai ler sobre:

  1. O que é um CMS e o que é uma DXP?
  2. Benefícios de usar um CMS dentro de uma DXP:
  3. Experiência do Usuário - Do Cliente ao Colaborador:

Antes de entendermos quais os benefícios de um CMS integrado à plataforma DXP, vamos explorar sobre a importância da utilização de um CMS para gerenciar conteúdos e como ele se potencializa quando está integrado a uma plataforma DXP.

Um Content Management System CMS facilita o gerenciamento de conteúdo em canais digitais, deixando mais ágil a distribuição e mais organizado.

O que é um CMS e o que é uma DXP?

Um CMS é uma ferramenta que simplifica a criação, publicação e gestão de conteúdos em sites, portais e blogs. Não necessita de conhecimentos técnicos em programação ou habilidades avançadas. São ideais para empresas que precisam atualizar frequentemente seus canais digitais. Eles ajudam a organizar os conteúdos e economizam tempo da equipe que gerencia a plataforma. 

Uma plataforma DXP - Plataforma de Experiências Digitais, é um conjunto de tecnologias integradas, que possibilitam às empresas desenvolverem soluções completas, desde o primeiro contato, com o objetivo de garantir uma excelente experiência para os usuários, em todos os seus canais digitais e ao longo de toda a sua jornada. Este tipo de plataforma fornece uma arquitetura que permite digitalizar operações organizacionais, entregar experiências consistentes e reunir insights relevantes sobre sua audiência.

Benefícios de usar um CMS dentro de uma DXP:

Um CMS sozinho, é apenas um gerenciador de conteúdo. Ele só vai auxiliar sua empresa a gerenciar conteúdos nos canais da empresa, permite criação de blogs, sites institucionais, portais de notícias e landing pages, porém, ele sozinho tem algumas limitações como: personalização, análise de dados, segurança, entre outros.

Ao utilizar um CMS integrado a uma Plataforma DXP, além da facilidade de um gerenciador de conteúdo, você possui todas as ferramentas necessárias para oferecer uma experiência única e de valor para o seu cliente. Você consegue ter um mapeamento completo da jornada do cliente, fazer campanhas segmentadas, comunicação personalizada, criação de páginas inteiras com a ajuda da IA, oferece atendimento via chatbot com IA no seu site, automação de processos, análise de dados avançado, entre muitas outras coisas. Então, ao utilizar um CMS integrado a uma plataforma DXP, sua empresa só tem vantagens.

beneficios-de-usar-um-sistema-cms-integrado-a-uma-plataforma-dxp-interna.png

Experiência do Usuário - Do Cliente ao Colaborador:

Desde o colaborador, que é quem trabalha com a plataforma ao cliente, que é quem utiliza a plataforma, sua empresa só terá feedbacks positivos.

Equipes de desenvolvimento, tem mais agilidade na entrega de projetos ao utilizar automação. Uma DXP low-code facilita o desenvolvimento de softwares  com ferramentas avançadas e interfaces intuitivas. Uma plataforma DXP traz benefícios para os times de marketing também, que conseguem mais autonomia para gerenciar os canais digitais, fazer coleta e análise de dados de forma mais rápida e assertiva com o auxílio do assistente de IA. E uma outra grande vantagem é poder criar páginas e publicá-las em questão de minutos. 

Agora, quando se trata dos clientes, eles podem receber as melhores experiências possíveis. Tudo vai de acordo com as estratégias criadas. Mas, uma plataforma DXP consegue te oferecer dados completos e insights que te auxiliarão no planejamento da estratégia, para que consiga criar uma comunicação personalizada com cada cliente, surpreendendo ele em cada etapa da jornada de compra, entregando conteúdos de valor, na hora certa, gerando uma maior taxa de conversão e feedbacks positivos.

Por fim, podemos concluir que ao utilizar uma Plataforma DXP com CMS integrado, é bem mais vantajoso do que utilizar apenas um CMS, que não vai permitir que você entregue experiências únicas aos seus clientes. Conheça a Plataforma de Digital Experience (DXP) que permite criar, medir e evoluir canais digitais na velocidade que sua empresa precisa.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/