Você vai ler sobre:
- O que são e para que servem os testes A/B?
- Quais as vantagens em realizar testes A/B?
- Como fazer testes A/B?
- Dicas para usar testes A/B no marketing
Para uma estratégia de marketing com o máximo eficiência, é imprescindível que a empresa realize testes de forma regular. Dessa forma, afere-se o impacto das ações sobre os resultados obtidos. Os testes A/B, por exemplo, são adotados por grandes empresas de todos os segmentos, que buscam aprimorar constantemente suas estratégias de marketing.
Então, se você busca formas de aprimorar o marketing e não conhece ou não sabe como funcionam os testes A/B, fique atento! A seguir explicamos, de forma simples e direta, o essencial que você precisa saber sobre este assunto!
O que são e para que servem os testes A/B?
Testes A/B são uma forma prática que as empresas dispõem para realizar comparações de certas práticas, ações e estratégias de marketing. Atualmente, eles são usados especialmente por profissionais de web design e experiência do usuário.
Ou seja, os testes A/B visam testar hipóteses ao realizar comparações entre variáveis de marketing. Desse modo, eles podem gerar insights sobre o desempenho das ações implementadas.
No contexto do marketing digital, entre diversas outras possibilidades, uma empresa pode usar os testes A/B, por exemplo, para comparar o desempenho de duas Landing Pages elaboradas para um tipo de conversão, ou para comparar o desempenho de campanhas de e-mail marketing.
Quais as vantagens em realizar testes A/B?
Funcionando com base em dados e índices quantificáveis, os testes A/B são uma forma confiável e segura de obter insights para tomar as melhores decisões em relação às campanhas, ações e estratégias de marketing.
Assim, em determinadas situações, esse tipo de teste pode representar a diferença entre uma estratégia bem-sucedida ou malsucedida.
Entre as vantagens em realizar testes A/B, destacam-se:
- crescimento da taxa de conversão ― o aumento da taxa de conversão em landing pages e outras páginas é um dos principais objetivos dos testes A/B;
- diminuição da taxa de rejeição ― ao realizar testes A/B, a empresa consegue validar uma página ou ação antes lançá-la oficialmente, diminuindo, portanto, a probabilidade de rejeição pelos usuários;
- redução de custos ― com uma maior aceitação das ações e o crescimento da taxa de conversão, em médio e longo prazo, os testes A/B podem significar, também, a redução de custos;
- aprimoramento da experiência dos clientes ― testes A/B também ajudam a conseguir mais dados sobre o perfil e comportamento dos clientes, que podem ser instrumentalizados de diversas formas para aprimorar a experiência;
- aumento nas vendas ― o aumento nas vendas será uma consequência natural do crescimento da taxa de conversão e da diminuição da rejeição.
Como fazer testes A/B?
Para fazer testes A/B e conseguir resultados que tenham confiabilidade e precisão, é preciso contar com ferramentas desenvolvidas para esse propósito.
Atualmente, existem diversas opções. Contudo, embora seja possível contratar uma delas apenas para realizar os testes A/B, o mais indicado, especialmente para médias e grandes empresas em crescimento, é aproveitar para investir em uma ferramenta mais completa de gestão de experiências digitais: as Digital Experience Platforms, conhecidas também como DXPs.
Além dos recursos para realizar os testes A/B, as DXPs contam com diversas outras ferramentas que aprimoram a gestão de marketing e experiências digitais, contribuindo diretamente para que a empresa eleve o seu patamar de gestão e de excelência na experiência dos clientes.
Dicas para usar testes A/B no marketing
Agora que você já conhece as vantagens da realização de testes A/B confira algumas dicas que podem te ajudar a potencializar seus resultados no marketing com testes A/B. Confira:
- Defina metas mensuráveis: Estabeleça metas específicas, como taxa de conversão ou tempo de permanência. Utilize ferramentas, como uma plataforma DXP para rastrear e analisar essas métricas em tempo real, permitindo uma compreensão precisa do desempenho das variações A/B.
- Segmente seu público-alvo: Utilize dados demográficos e comportamentais, para criar variações de testes A/B específicas para cada segmento. Isso cria uma experiência digital mais personalizada e relevante para cada grupo de clientes.
- Teste elementos-chave da experiência do usuário: Teste diferentes elementos, como design, layout e conteúdo, com uma plataforma de experiência digital você pode fazer essas mudanças facilmente, sem precisar de conhecimento em códigos. Assim, você pode identificar rapidamente as combinações que geram a melhor experiência digital para seus clientes.
- Analise os resultados e altere constantemente: Com uma plataforma DXP, você tem acesso a dados e análises detalhadas. Utilize essas informações para analisar o desempenho das variações A/B e, em seguida, otimize continuamente, refinando sua estratégia de marketing e a experiência digital do cliente para maximizar os resultados.
Ao usar uma plataforma DXP, você potencializa o uso de testes A/B, permitindo uma execução mais eficiente e precisa, além de proporcionar uma experiência digital personalizada e otimizada para o cliente.
Recentemente, lançamos a versão 16 do LumisXP, com novos recursos que facilitam a criação de testes A/B como:
- Criação de testes A/B diretamente do formulário de publicação,
-Controle da porcentagem do público que receberá a variação,
-Criação de variações automáticas com ajuda do assistente de IA,
-Acompanhamento do desempenho em tempo real.
Confira todas as novidades e faça já sua atualização!