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Não é nenhuma novidade que o Google é hoje a maior fonte de informações dos indivíduos. Quando falamos no consumo a ferramenta é ainda mais importante. Isso, atrelado com a exigência de respostas rápidas que temos nos dias atuais, torna quase imprescindível estar nas primeiras posições como resultado nos mecanismos de busca. É para isso que serve as estratégias de SEO!
SEO é uma ferramenta valiosa para o reconhecimento da marca, construindo relacionamentos com clientes em potencial e se posicionando como um especialista autorizado e confiável em sua área. Quer entender mais sobre o assunto, e saber por onde sua empresa pode começar? Então fique conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Entenda a importância do SEO
Para você entender porque estratégias de SEO são tão importantes é preciso que você compreenda o que exatamente isso se refere. SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar sites, blogs e páginas na web com objetivo de melhorar o seu posicionamento orgânico nos mecanismos de buscas, como o Google. Resumindo, o SEO é uma peça chave para tornar seu site mais visível, o que significa mais tráfego e mais oportunidades de converter clientes em potencial em clientes.
Entendido o que é o SEO fica claro sua importância, não é verdade? Aqui no blog, a gente sempre comenta como a transformação digital mudou muito a forma como as pessoas consomem. Hoje, os consumidores vivem em um mundo totalmente conectado, e quase todos os nossos processos de compra passam por um buscador. Para se ter uma ideia, segundo a Abradi, Associação Brasileira de Agentes Digitais, 93% dos processos de compra online se iniciam em mecanismos de pesquisa, como o Google. Outro estudo realizado pela Accenture, mostra que cerca de 94% dos compradores B2B realizam pesquisas online antes de fechar um negócio. Esses dados mostram como é fundamental estar presentes nos mecanismos de busca.
Mas mais do que isso, para se destacar no mercado e ter sucesso nos dias de hoje é necessário que as empresas estejam muito bem ranqueadas. Uma pesquisa feita pela empresa Relevance, aponta que a primeira posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o tráfego. Com a segunda, terceira e quarta colocações recebendo 10,1%, 7,2% e 4,8%, respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego, o que evidencia a importância de estar bem ranqueado.
Portanto, as estratégias de SEO visam justamente melhorar o seu posicionamento de forma que você receba mais tráfego em seu site. Por isso, as marcas que não tomam a iniciativa de alavancar e entender a importância do SEO serão deixadas para trás. Afinal, aquela máxima que diz que “quem não é visto não é lembrado” cabe como uma luva nos processos de compra modernos.
Por onde começar?
Bom agora que você já entendeu a importância do SEO, deve estar querendo saber por onde começar, não é mesmo? A primeira coisa que você precisa saber é que o SEO é composto de vários elementos diferentes, não existe uma receita de bolo para conseguir ficar em 1º lugar de forma orgânica no Google. É preciso estudá-lo e estar sempre atento a atualizações, pois a experiência do usuário está em constante evolução, e ela é a base para conseguir um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.
Apesar disso, existem algumas dicas que sua empresa já pode adotar para começar a otimizar suas páginas, confira:
- Defina bem sua palavra-chave:
Pode parecer simples, mas para estar bem ranqueado no Google é fundamental que sua empresa tenha uma boa estratégia de palavras-chave. Uma dica é utilizar os termos relacionados sugeridos pelos próprios mecanismos de busca.
- Produza conteúdos relevantes:
A qualidade do seu conteúdo é outro fator importante para você alcançar os primeiros lugares de forma orgânica no Google. Conteúdos bem feitos, com imagens, vídeos ou outros widget são essenciais nesse processo. Lembre-se, a base do SEO continua sendo a produção de um conteúdo relevante.
- Hierarquize seus conteúdos:
Para você conquistar boas posições no Google é importante ordenar seus conteúdos de acordo com a hierarquia, ou seja, o ordenamento dos seus conteúdos deve ser determinado de acordo com sua importância. Essa estrutura melhora a experiência de leitura dos usuários e facilita que o Google encontre sua página.
- Tenha atenção ao tempo de resposta do seu site:
O tempo de resposta das suas páginas tem relação direta com seu posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Isso porque, quando uma página é lenta e demora a carregar, o Google entende que há uma perda na experiência do cliente e, por isso, tende a prejudicar seu ranqueamento.
- Construa URLs amigáveis:
A URL também é um fator importante para o posicionamento no Google. Portanto, utilize suas palavras-chave dentro da url. Garanta que suas urls sejam amigáveis, ou seja, fáceis de ler e memorizar.
- Utilize links internos:
Os links internos são utilizados para facilitar a navegação do usuário dentro do seu site, além de ajudar o Google a entender seu canal como relevante. O algoritmo do Google é construído considerando a relevância de uma página, por isso os links internos são importantes para o usuário e cruciais para uma boa estratégia de SEO.
- Mantenha estratégias de link Building:
Você sabia que receber links de outros sites para o seu também é um dos principais fatores de ranqueamento nos mecanismos de busca? Por isso, investir em estratégia de Link Building, ou seja, ter links em outros sites que estejam apontando para o seu site é uma excelente iniciativa.
É importante ressaltar que há muitos outros caminhos a serem seguidos, mas com esses pequenos passos você já é possível começar a otimizar suas páginas e a melhorar o ranqueamento da sua empresa nos mecanismos de busca, fator determinante para o sucesso da sua estratégia de marketing digital e o consequente sucesso do seu negócio.