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A evolução das redes sociais fez com que os consumidores de hoje adquirissem o hábito de se reunirem em comunidades. O novo consumidor não tem pudor algum de utilizar as marcas que mais admira como forma de reforçar sua identidade. Diante desse cenário, as empresas correram desesperadamente para as redes sociais, com o objetivo de ficarem mais próximas dos consumidores.
A necessidade de as empresas estarem presentes nos diversos ambientes digitais acarretou uma verdadeira corrida em busca de audiência na web. Essa busca é, até certo ponto, necessária, porém acaba levando as empresas a esquecer um ponto fundamental: o engajamento. De que adianta ter milhares de seguidores nas redes sociais, se o público não interage com a marca? Fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje!
O que é a comunidade em torno da marca?
Antes de entender o que é a comunidade em torno da marca ou comunidade de marca, precisamos relembrar o conceito de comunidade.
A palavra “comunidade” vem do latim “communitãte” que significa algo comum, compartilhado. De acordo com o dicionário, uma comunidade é um conjunto de pessoas que pertencem ao mesmo grupo social e compartilham a mesma cultura e crença. Sendo assim, mesmo que a palavra seja bastante usada no sentido de agrupamento de pessoas, o sentido de comunidade vai além disso, é um grupo de interesses.
Com a transformação digital, a palavra comunidade ganhou muita força nas redes sociais, bastava encontrar uma semelhança para criar um espaço de diálogo e de compartilhamento, atraindo cada vez mais pessoas. E dessa forma, as comunidades virtuais criavam seus hábitos, rotinas, mas permitiam que cada membro mantivesse sua individualidade, sem perder a noção de pertencimento.
Com isso, podemos entender a comunidade de marca como um agrupamento de pessoas que desenvolvem relações afetivas com determinado produto ou serviço oferecido por uma marca. Esses membros são identificados como clientes que são apaixonados pelo o que a empresa representa e o que une essas pessoas é essa paixão pela marca ou por algo que ela oferece.
Quando esse sentimento afetivo pela marca é desenvolvido, cria-se uma identificação e se estabelece um relacionamento que não é somente comercial. E a comunidade é o canal para a intensificar esse relacionamento com os clientes e estreitar a relação entre cliente e marca.
Por que criar uma comunidade em torno da marca?
Muito mais relevante que o volume de pessoas que seguem sua marca é o diálogo entre o público e a empresa. Para, de fato, estabelecer um canal de relacionamento com o público no ambiente virtual, é necessária a criação de uma comunidade ao redor da marca, onde os stakeholders trocam informações e experiências entre si e com a empresa. As pessoas já estão falando sobre a sua empresa nas redes sociais. Não tem como fugir disso. Dessa forma, o que as empresas precisam fazer é detectar onde essas conversas acontecem e traçar uma estratégia para fazer parte do diálogo.
Além de selecionar o ambiente corretamente, as marcas precisam identificar o que o público está dizendo sobre a empresa. Dessa forma, a organização saberá em quais pontos o consumidor ainda precisa ser educado, quais características da empresa são melhores percebidas pelo público, bem como quais trazem insatisfação. Com essas informações, a empresa pode traçar uma estratégia de marketing de conteúdo, voltada a explorar cada um desses pontos de forma que o público entre na conversa e compartilhe as informações que a empresa deseja transmitir.
Muitas companhias confundem o marketing de conteúdo com compartilhamento de publicidade. Quando falamos de criação de comunidades ao redor da marca, estamos falando da troca de informações e conhecimentos de interesse do público. É preciso investir em conteúdo que traga algo de relevante para a vida dos consumidores. Somente dessa forma eles estarão propensos a compartilhar suas informações e enxergar sua empresa como autoridade no seu segmento de atuação.
Como vimos, as comunidades são extremamente importantes para a consolidação das marcas e dos seus valores. Quando um grupo de pessoas se conectam por uma paixão em comum pela marca, eles se tornam peças fundamentais na expansão da visão da empresa e ajudam também no cumprimento da missão da organização. Não por acaso, grandes empresas têm apostado na estratégia de criar comunidades em torno da marca, para servirem como um forte canal de comunicação com seus consumidores.