fundo roxo, no centro uma ilustração de uma mulher sentada com computador no colo, com imagens de avaliações de 3 clientes e notas em estrlas de 1 a 5.
  1. O que é personalização no marketing?
  2. Como o marketing personalizado afeta a experiência do cliente?
  3. Como fazer marketing personalizado?

O conhecimento em marketing sempre comprovou que a personalização é uma excelente forma de conseguir mais vendas e engajamento dos clientes.

As tecnologias digitais, no entanto, levaram as possibilidades de personalização a um novo patamar. 

Por isso, neste cenário de digitalização das relações, grandes empresas precisam investir em ferramentas que facilitem a implementação de estratégias de personalização em grande escala.

Veja a seguir o que é atualmente a personalização do marketing em empresas, como afeta a experiência dos clientes e como fazer marketing personalizado!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é personalização no marketing?

Ao lidar com milhares de interações, grandes empresas precisam encontrar formas de segmentar esses clientes de forma eficiente, ligando suas personalidades e interesses aos melhores estímulos e ofertas, conforme seu estágio na jornada de compra.

Assim, a personalização do marketing consiste na implementação de ações que possibilitam identificar as diferentes características e preferências do público, organizar essas informações e realizar as ações certas no momento adequado, conquistando mais vendas, engajamento e retenção de clientes.

Como o marketing personalizado afeta a experiência do cliente?

Personalizar o marketing significa oferecer um atendimento mais eficiente e próximo às necessidades e preferências dos clientes. Isso, portanto, deve afetar os mais diversos pontos de interação entre clientes e empresas: respostas às interações nas redes sociais, envio de e-mails e promoções, disponibilização de informações em canais de atendimento. 

Ou seja, uma experiência do cliente que tem o marketing personalizado como uma preocupação deve contemplar todas as frentes de contato, visando criar uma relação mais próxima e íntima com os clientes a partir das suas preferências e necessidades.

Resumindo, entre as vantagens para empresas que adotam o marketing personalizado, destacam-se:

a-importancia-da-personalizacao-no-marketing-digital-aprimorando-a-experiencia-do-cliente-interna.png

Como fazer marketing personalizado?

Para concluir este conteúdo, veja a seguir algumas dicas práticas que você pode usar para dar início a uma campanha de marketing personalizado:

Tecnologias como as DXPs o ainda um importante componente para a criação de verdadeiras experiências omnichannel, o que já é considerado o futuro da personalização e da experiência dos clientes!

Para saber mais sobre a personalização do marketing e seus efeitos para experiência do cliente, veja: "DXPs oferecem recursos de segmentação de campanhas, elevando resultados".

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/