- O que é personalização no marketing?
- Como o marketing personalizado afeta a experiência do cliente?
- Como fazer marketing personalizado?
O conhecimento em marketing sempre comprovou que a personalização é uma excelente forma de conseguir mais vendas e engajamento dos clientes.
As tecnologias digitais, no entanto, levaram as possibilidades de personalização a um novo patamar.
Por isso, neste cenário de digitalização das relações, grandes empresas precisam investir em ferramentas que facilitem a implementação de estratégias de personalização em grande escala.
Veja a seguir o que é atualmente a personalização do marketing em empresas, como afeta a experiência dos clientes e como fazer marketing personalizado!
O que é personalização no marketing?
Ao lidar com milhares de interações, grandes empresas precisam encontrar formas de segmentar esses clientes de forma eficiente, ligando suas personalidades e interesses aos melhores estímulos e ofertas, conforme seu estágio na jornada de compra.
Assim, a personalização do marketing consiste na implementação de ações que possibilitam identificar as diferentes características e preferências do público, organizar essas informações e realizar as ações certas no momento adequado, conquistando mais vendas, engajamento e retenção de clientes.
Como o marketing personalizado afeta a experiência do cliente?
Personalizar o marketing significa oferecer um atendimento mais eficiente e próximo às necessidades e preferências dos clientes. Isso, portanto, deve afetar os mais diversos pontos de interação entre clientes e empresas: respostas às interações nas redes sociais, envio de e-mails e promoções, disponibilização de informações em canais de atendimento.
Ou seja, uma experiência do cliente que tem o marketing personalizado como uma preocupação deve contemplar todas as frentes de contato, visando criar uma relação mais próxima e íntima com os clientes a partir das suas preferências e necessidades.
Resumindo, entre as vantagens para empresas que adotam o marketing personalizado, destacam-se:
- maior relevância ― com a criação de fluxos de personalização do marketing, a relevância dos conteúdos entregues aos clientes e, consequentemente, a utilidade da relação com a empresa para eles, será maior.
- clientes mais satisfeitos ― a personalização resulta em clientes mais satisfeitos, que permanecem mais tempo com a empresa e a recomendam para outras pessoas;
- antecipação de necessidades ― um fluxo de personalização de marketing ajuda a antecipar necessidades antes que elas se tornem um problema para os clientes e uma falha da empresa;
- vendas, fidelização e retenção ― oferecendo conteúdos e promoções personalizados e no momento adequado, o efeito será o aumento das vendas, da fidelização e da retenção de clientes.
Como fazer marketing personalizado?
Para concluir este conteúdo, veja a seguir algumas dicas práticas que você pode usar para dar início a uma campanha de marketing personalizado:
- colete e processe dados ― o primeiro passo para criar estratégias de marketing personalizado é conseguir informações que ajudem a compreender o perfil do público;
- analise os diferentes perfis ― com os dados disponíveis, estude os diferentes perfis para entender as principais dificuldades, problemas, necessidades e possíveis soluções;
- crie segmentações ― com base nos dados processados e analisados, segmente o público conforme os seus perfis e necessidades;
- ofereça diferenciais de valor e promoções para os clientes ― a partir das segmentações a apresentação de valores da empresa será mais eficiente, bem como o encaminhamento de ofertas direcionadas às especificidades de cada perfil;
- obtenha uma ferramenta de gestão de experiências digitais ― para tornar todo esse processo mais ágil, eficiente e de fácil implementação, o mais indicado para grandes empresas é usar uma ferramenta de gestão de experiências digitais.
Tecnologias como as DXPs são ainda um importante componente para a criação de verdadeiras experiências omnichannel, o que já é considerado o futuro da personalização e da experiência dos clientes!
Para saber mais sobre a personalização do marketing e seus efeitos para experiência do cliente, veja: "DXPs oferecem recursos de segmentação de campanhas, elevando resultados".