Objetivos

Pré-requisitos

Conceituação

O Lumis Portal permite que, em uma mesma instalação, sejam hospedados diferentes websites; esta flexibilidade permite que uma empresa possa gerir, em um mesmo ambiente administrativo, diversas soluções que podem, inclusive, compartilhar algumas funcionalidades e conteúdos.

No caso de soluções diferentes que residam em uma mesma instalação do Lumis Portal, diferentes endereços (URLs) devem remeter a páginas específicas. O endereço da intranet da empresa pode enviar para uma página pedindo ‘login’ e senha e, em seguida, enviar o usuário para uma página de sua intranet; o endereço do site oficial na internet pode não necessitar de autenticação, e certamente direcionará o usuário a uma página diferente.

Cada website pode definir, se necessário, páginas iniciais (homepages) e de autenticação (login) próprias. Este isolamento não é obrigatório, sendo possível que vários websites usem uma mesma página de ‘login’ ou ‘home’.

Gerenciamento de páginas padrão

As páginas padrão de todos os websites são administradas em uma mesma interface disponível na área de administração do Lumis Portal e acessível via F12, apenas a usuários com permissão de Administração do Portal. Esta interface, mostrada a seguir, encontra-se em CONFIGURAÇÃO → Páginas Padrão → Páginas Padrão.

image001.jpg

Na figura anterior é possível perceber que nenhuma página padrão foi adicionada á instalação do Lumis Portal.

A adição de páginas padrão não é obrigatória para a construção de um portal, ou mesmo quando vários websites dividem uma mesma instalação do Lumis Portal. Isso acontece porque o Lumis infere que a página inicial (homepage) de cada website é a primeira página visível em sua estrutura, e gera uma única página de autenticação (login) para todos os endereços.

No exemplo ilustrado a seguir, definiu-se que o canal ‘internet’ definirá um ‘website’; com isso, a primeira página acessível criada em sua estrutura (‘Home’) será assumida como ‘homepage’ pelo Lumis Portal. No caso de haver necessidade de definir uma outra página na estrutura do Portal como página padrão (homepage), esta deverá ser adicionada na interface administrativa ilustrada anteriormente.

image002.jpg

Páginas padrão podem ser adicionadas, excluídas ou ter seus valores alterados. Embora os detalhes destas possibilidades sejam tratados nos manuais do produto, é interessante uma discussão apresentando os parâmetros que definem o escopo das páginas padrão.

Ao adicionar ou editar uma página padrão é possível definir quatro campos, mostrados a seguir.

image003.jpg

O campo ‘página’ permite selecionar uma página da estrutura atual do portal.

O ‘tipo’ define se esta página será uma ‘homepage’ padrão ou tela de ‘login’.

O campo ‘website’ informa o endereço para o qual esta página padrão é utilizada. Como informado no formulário, o valor ‘*’ faz com que a página seja aplicada a todos os websites da instalação do Lumis Portal. No caso de uma mesma página (‘login’ ou ‘homepage’) atender a diversos endereços, mas não a todos, deve ser criado um registro para cada domínio atendido.

Ainda em relação ao campo ‘website’, não deve ser especificado o protocolo utilizado (‘http://’, por exemplo). O domínio deve incluir o número da ‘porta’ utilizada (‘:80’, no exemplo apresentado pelo formulário).

Mais de uma página padrão de login pode ser cadastrada para um mesmo website. Neste caso deve ser informada a abrangência da página, ou seja, a que estrutura de canais a página em questão se refere. Esta abrangência é definida no campo ‘canal do formulário’.

O exemplo a seguir ilustra esta questão. Em um mesmo website (‘intranet’) há duas áreas distintas: ‘finanças’ e ‘recursos humanos’. Podem ser cadastradas duas páginas padrão de ‘login’, uma para cada área, sendo os canais de abrangência, respectivamente, ‘Finanças’ e ‘Recursos Humanos’. Um usuário que não tiver acesso à página de ‘informativos’ do setor de finanças será, desta forma, direcionado à página login daquele departamento.

image004.jpg

Ao não mencionar um canal de abrangência, considera-se que a página padrão cadastrada é válida para todo o website.

Tratamento das páginas padrão especificadas

O diagrama a seguir mostra, em linhas gerais, o que acontece quando um usuário acessa uma solução construída utilizando Lumis Portal. O endereço recebido pode referir-se a uma página específica, cabendo ao Portal se o usuário deve ou não ter acesso a ela. No caso do usuário não possuir o acesso necessário, uma tela de autenticação (login) deve ser apresentada, sendo responsabilidade do portal verificar se há uma tela de ‘login’ padrão para o website desejado.

No caso do endereço ser referente a um canal específico na estrutura do Portal, o Lumis faz a mesma verificação, levando em conta se o usuário possui acesso à primeira página visível na estrutura do canal desejado.

Se a URL for referente a um website, o Lumis Portal verificará se há uma página padrão a ser apresentada; na inexistência de uma ‘homepage’ padrão, o usuário será redirecionado para a primeira página visível na estrutura de canais do website.

Após a autenticação ter sido realizada com sucesso o Lumis Portal direcionará o usuário para a página que desejava visualizar originalmente. O diagrama apresentado demonstra, portanto, um fluxo completo de verificação de acesso e direcionamento, perfeitamente integrado ao conceito de páginas padrão mencionado.

Pela análise do diagrama é fácil perceber que o usuário ‘guest’ (não autenticado) precisa ter acesso às páginas de login padrão que forem definidas, ou ele não conseguirá visualizar o portal. Por uma questão de simplificação da figura, esta verificação foi omitida, mas ela é feita pelo Portal para qualquer página acessada, não importando se ela possui ou não uma interface de ‘login’.

image005.jpg

Configurações externas

Para que um mesmo servidor (ou conjunto de servidores) hospede diversas soluções, algumas configurações externas ao Lumis Portal precisam ser feitas – configurações estas que não fazem parte do escopo deste documento. A utilização de páginas padrão, bem como a de múltiplos websites em uma instalação do Lumis Portal, assume que toda esta configuração externa esteja operacional; sem isso, a requisição não chega ao Lumis Portal, não podendo ser por ele processada.