Montagem

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O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os editores de conteúdo e para o usuário final da solução, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço de Notícias, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do conteúdo e áreas de visualização do serviço pelo usuário final.

 

Administração: Esta interface permite o cadastro e manutenção do conteúdo das notícias pelo editor de conteúdo.
Lista Rápida: Esta interface exibe uma lista de notícias cadastradas mais recentemente, de acordo com o período de publicação, e que estão aprovadas pelo processo de workflow, gerando um link "mais" para uma lista completa delas. A quantidade de notícias na Lista Rápida pode ser determinada através da opção “Número de itens” disponível no right-click desta interface;
Lista: Esta interface disponibiliza a lista de notícias cadastradas, de acordo com o período de publicação, e aprovadas pelo processo de workflow. Esta interface pode ser acessada a partir do link “mais” localizado na interface “Lista Rápida”;
Detalhes: Esta interface exibe os detalhes da notícia selecionada a partir das  interfaces “Lista” e “Lista Rápida”.

Para disponibilizar o serviço de Notícias para o usuário final, basta instanciar as interfaces Lista, Detalhes e Lista Rápida em páginas diferentes do canal. A página que contém a interface Detalhes deve ter a propriedade “Oculto” selecionada, pois esta página será acessível a partir das páginas correspondentes às interfaces Administração, Lista, Lista Rápida,  e até mesmo Busca com Resultados (do serviço de Busca”).

O ambiente administrativo de notícias requer apenas uma página em um canal restrito do portal, onde apenas os editores de conteúdo terão acesso, após o login. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página pertença a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “Notícias”.

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Atribuição de Permissões

Para que o editor de conteúdo possa acessar o ambiente administrativo de notícias, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Editar Conteúdo”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço.

Na figura a seguir, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário “Carla” está com permissão “Editar Conteúdo”, atribuída pelo administrador do portal. Com a permissão “Editar Conteúdo” o usuário tem acesso a interface administrativa porém não conseguirá cadastrar conteúdo. Para isso deve ser concedido pelo menos um dos papéis do workflow padrão. Portanto foi concedido ao usuário “Carla” papel “Editor”.

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Para que o editor de conteúdo realize upload de arquivos, é necessário que ele tenha a permissão de Efetuar Upload de arquivo no Gerenciador de acesso do portal.
 

Observação

 

O Lumis Portal oferece como sugestão de montagem deste serviço um prebuilt channel com uma estrutura de canal, páginas, e disposição das interfaces nas páginas.

Para informações sobre como instanciar canais, páginas e atribuição de permissões no controle de acesso, consultar a seção sobre Portal Studio .

Através do right-click da interface, encontram-se disponíveis parametrizações para a instância de serviço e customizações para a interface. Consultar a seção Customização de instâncias de Interfaces. Entre elas o repositório de imagens a ser utilizado no editor HTML.


Lumis Portal 6.2.0.120405
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