Administração do Conteúdo

Top  Previous  Next

O serviço de Notícias possui um ambiente administrativo disponibilizado pelo administrador do portal, para o cadastro do conteúdo pelo editor responsável. O conteúdo cadastrado pode ser alterado, visualizado ou excluído.

noticias005

Título: Título (obrigatório) linkável que compõe a lista de notícias;
Introdução: Texto (opcional) que acompanha o título na lista rápida e na lista de notícias;
Imagem de introdução: Ilustração (opcional) que acompanha a introdução na lista rápida e lista completa de notícias. Para escolher a imagem é necessário clicar na “seta” localizada ao lado do campo;
Conteúdo: Texto (obrigatório) interno da notícia que corresponde ao detalhe do da mesma. O usuário é remetido a este conteúdo ao clicar no título da notícia. O cadastro deste campo é realizado em um editor de texto que permite tipos de formatação semelhantes aos editores de texto conhecidos. Pode-se ainda editá-lo em HTML através da opção “Código-Fonte” do editor de texto;
Imagem: Ilustração  (opcional) que acompanha o conteúdo da notícia, ou seja, no detalhe da mesma. No entanto, a imagem de conteúdo é sempre posicionada no início do mesmo. O conteúdo da notícia pode ser ilustrado através imagens anexas no editor de texto/HTML que permite o cadastro do conteúdo.

Ao criar ou editar uma notícia é possível Salvar e visualizar o seu conteúdo diretamente da tela de edição da notícia.

O serviço permite também que, ao editar o conteúdo de uma notícia, sua versão seja controlada, a fim de manter sua versão original, e ainda visualizar e resgatar qualquer uma das outras  versões, bastando para isso, clicar na opção “Versões”.

O valor do campo “versão” é modificado automaticamente à medida que a notícia é alterada.

O serviço de Notícias permite ainda que o editor de conteúdo estabeleça regras para publicação como período que determinado conteúdo estará disponível para o usuário final da solução, colocando a notícia como destaque ou não. Permite também publicar o conteúdo para determinados usuários e grupos, para outras instâncias do serviço de Notícias (vantagem de cadastrar a notícia somente uma vez e fazê-la com que seja conteúdo de outras instâncias do mesmo tipo de serviço) e publicar o mesmo conteúdo em outros idiomas.

É possível associar um conteúdo de notícia a outros do mesmo tipo ou referentes a outros serviços (FAQ, Aviso E Eventos). Desta forma, na página de detalhes da notícia, serão exibidos os conteúdos que possuem afinidade de assunto.

Por ser o serviço de Notícias, um serviço de publicação de conteúdos, permite a utilização de workflow para aprovação de seu conteúdo.

noticias007

As notícias cadastradas formam uma lista para posteriores manutenções em seus conteúdos.

noticias009

Os registros que estão cadastrados na figura anterior, estão todos aprovados no processo de workflow por isso foram exibidos na lista de notícias que estão representadas na seção “Visualização do Serviço”.
 

Observação

 

Para informações sobre período de publicação, workflow, versionamento, publicação para outros idiomas e visualização do conteúdo, consultar a seção “Funcionalidades Gerais dos Serviços de Gestão de Conteúdo”. E sobre como fazer associações entre conteúdos, consultar a seção Associações .

 


Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.