Customização de Instância de Interface e/ou Serviço |
Top Previous Next |
Através do menu de contexto de uma instância de interface, acessado através do botão direito sobre a mesma, é possível customizá-la e configurar determinados parâmetros para a instância de serviço. A figura abaixo é representativa de tais customizações e parametrizações. Porém, cada interface pode apresentar parametrizações diferentes dependendo do serviço ao qual ela pertence. Para facilitar, será adotado o termo "interface" ao invés de "instância de interface". Propriedades: as propriedades da interface podem ser alteradas nas abas “Básico”, “Desempenho” e “Avançado”. Na aba “Básico”, encontram-se informações sobre layout , tais como:
Os valores para altura, largura e espaçamento não podem receber valores negativos. Caso deseja-se valores em porcentagem, é necessário informar o "%". Outras propriedades que podem ser setadas:
A figura abaixo exibe uma interface cujas configurações estão definidas na figura anterior.
A figura a seguir refere-se a aba “Desempenho” das propriedades de uma interface.
Tais propriedades referem-se a geração HTML da interface para ser colocada em cache de memória e ao tipo de renderização (pelo servidor e pelo browser cliente). Para cada interface instanciada em uma página, o administrador poderá determinar se será cacheada ou não. Caso contrário assumirá as configurações default do framework .
Quando uma página possui uma instância de interface que não varia com a requisição, é possível que ela seja cacheada. Assim para as próximas requisições, essa interface não será executada, e sim, será retornado o código HTML localizado em memória.
Em um evento de limpeza de cache, por exemplo, quando um conteúdo é alterado, o código armazenado em memória referente à instância de interface é removido e no próximo acesso é gerado novamente.
Cache de interface é útil quando as páginas possuem conteúdos HTML, banners estáticos ou até mesmo listas de conteúdos. Interfaces que interagem com os usuários, requisitam entrada de dados, possuem paginação, ou dependem de parâmetros não devem ser cacheadas.
As opções para cache são:
Cache de interface é útil quando as páginas possuem conteúdos HTML, banners estáticos ou até mesmo listas de conteúdos. Interfaces que interagem com os usuários, requisitam entrada de dados, possuem paginação, ou dependem de parâmetros não devem ser cacheadas.
O cache é atualizado a cada alteração na interface ou nos conteúdos do serviço. As interfaces cacheadas são marcadas com um "c" no modo administrativo do portal como pode ser visualizado na figura abaixo:
Portanto, esta propriedade refere-se às intâncias de interface de templates de páginas. As interfaces neles instanciadas podem se cacheadas a nível de template ou a nível de página. Isso significa que, ao cachear uma interface a nível de template, será gerado apenas UM cache HTML a ser guardado em memória para aquela interface. Então, para cada página criada a partir do template, não será necessário processar a tal interface e sim, chamar o seu cache em memória. Já no nível de página (ou seja, local), para cada página criada a partir do template, será gerado um cache HTML de interface.
Quanto a renderização da instância da interface pode-se determinar se será:
No entanto, se a interface executar um process actions, será realizado o refresh da página inteira, devido ao fato do resultado da sua execução poder ser um redirect, ou ter impacto nas outras interfaces da mesma página.
Caso o process actions passe parâmetros de renderização, a interface não pode ser configurada como client-side. Esta propriedade é vantajosa em relação a Server Side, por exemplo, no cenário de cache HTML: Páginas que possuem interfaces que variam dependendo da requisição, só podem ser cacheadas se estas interfaces estiverem configuradas como client-side. Problemas na renderização da interface client-side, resultará em interface em branco. A aba “Avançado” exibe propriedades referentes à identificação da interface, tais como: nome de identificação que representa a interface (independente de quantas instâncias daquela interface estiverem instanciadas); ID da instância da interface; o serviço ao qual a interface pertence; o ID da instância de serviço ao qual a instância de interface pertence; o nome usual da instância de serviço; e por fim, o nome do canal da onde provém a instância de serviço que possui tal interface. Nessa aba existem também a possibilidade de desabilitar a edição em contexto nessa instância de interface (ver Modo de Edição em Contexto). Através da propriedade Nível de Debug, é possível configurar se será exibido stacktrace do Java quando há um erro de renderização. O mesmo efeito é possível através do botão direito, opção Atualizar, na interface que não rederizou, no modo administrativo do portal (dentro do F12). Ela é renderizada mostrando a mensagem de debug. Isso auxilia o desenvolvedor, pelo fato de não haver necessidade de verificar o erro no log. Pode-se definir, portanto, se o debug será baixo, médio ou alto. Como default, esta propriedade está definida como "Nenhum" nível de debug .
Controlar Acesso: Modo de acesso rápido ao controle de acesso da instância de serviço, ao qual a interface pertence; Estilo: Os estilos de uma interface são definidos por XSL . Através desta opção, é possível selecionar um estilo padrão do Lumis;e cadastrar novos estilos. Maiores detalhes consulte o tópico Editor de Estilos. Número de Itens: Determina se a interface será paginada. Para isso, deve-se especificar quantos itens de registros serão renderizados. Imagine uma interface de lista com 4 registros, um embaixo do outro. Se for determinado que essa intenface terá 2 itens, ela portanto sofrerá paginação. Serão duas páginas da mesma interface, cada uma delas com dois itens. Ver figura abaixo: Campos: permite retirar ou acrescentar campos para exibição de dados em uma interface administrativa. Como pode ser visto na figura abaixo, as colunas “Incluir” e “Exibir”, respectivamente, permitem indicar a disponibilidade de inclusão de tal campo na interface administrativa e se esta será exibida ou não. Habilitar a opção Incluir de um campo, adiciona este campo no XML da interface. Por outro lado, habilitar a opção Exibir, adiciona a informação display="true" para tal campo no mesmo XML. Dessa forma, o XSL da interface implementado para ler essa informação do "display ", renderizará ou não o campo. Fica a critério do administrador do portal determinar, por questão de desempenho, se tais campos terão a possibilidade de fazer parte da interface (selecionar “Incluir”) e se serão exibidas (selecionar “Exibir”). A desvantagem de habilitar e desabilitar a inclusão de determinados campos no XML da interface é que determinados XSLs customizados podem quebrar. Caso seja necessário, pode-se restaurar a configuração padrão definida para a interface, acionando a opção Restaurar padrão . Os campos que estão desabilitados não podem ser retirados da interface, ou seja, por default eles já estão habilitados para fazerem parte da interface, no entanto, ficam a critério do administrador do portal exibí-los ou não. Geralmente isso não ocorre, pois são campos utilizados na implementação da interface, como o “ID”.
Ordenação: permite ordenar os conteúdos através de critérios como ascendência ou descendência dos valores cadastrados para os campos escolhidos. Considerando a figura acima, a ordenação dos conteúdos de determinada interface, ocorrerá da seguinte forma: primeiramente, os conteúdos serão ordenados pelos seus títulos de forma ascendente. Concomitantemente, os conteúdos serão ordenados pela data da última alteração do conteúdo, porém os de data mais recente para os de data mais antiga. Funciona como um agrupamento. Imagine dois conteúdos com o mesmo título e datas de alteração diferentes. Neste caso, o campo “Data da última alteração” é que determinará a ordenação, já que não dá para ordenar pela ascendência do valor do título, uma vez que os dois conteúdos apresentam o mesmo valor para o mesmo.
Por default , os conteúdos das interfaces de listas de conteúdo, estão ordenados por data de publicação descendente.
Filtros: Permite definir filtros para campos de uma interface com lista de conteúdos. Para cada um dos filtros, pode-se definir se receberá parâmetros do usuário ou não, se devem ou não por determinado momento ser aplicado na interface; entre outras configurações. A figura abaixo exibe a tela de administração de filtros, onde é possível adicionar mais de um campo de filtro para a mesma interface. Para cada campo do filtro pode-se mover para cima ou para baixo, determinando a sua ordem no filtro. No exemplo acima, o filtro definido para o campo “título” está configurado para retornar os conteúdos cujo título é igual ao definido para o valor do filtro. O segundo filtro definido para o campo “Data da última alteração” está configurado para retornar os conteúdos cuja data de alteração seja maior ou igual ao definido para o valor do filtro. Os filtros cadastrados acima são exibidos da seguinte maneira em uma interface de administração de conteúdos. Podem ser editados e excluídos conforme necessidade.
Os filtros cadastrados podem ser dos tipos: básico ou avançado. a)Tipo básico: permite a configuração de um filtro através de escolha de vários parâmetros. Informações do filtro para o tipo básico: o Id: Campo obrigatório que identifica unicamente o filtro. Como é um campo que identificará unicamente o filtro a ser criado, dois filtros não podem ter a mesma identificação; o Campo: Campo que receberá o filtro. Neste caso, somente os campos que existem para a interface (referentes a primeira coluna da interface campos) serão exibidos; o Operador: pode-se escolher um dos operadores (igual a, diferente de, maior que, contendo, contendo - case sensitive, nulo, não nulo, entre outros) que irá determinar o conjunto dos resultados da aplicação do filtro. Por exemplo, se para um campo for definido o operador "diferente de", significa que ao digitar uma palavra no filtro, serão retornados os registros que não contenham tal palavra para aquele campo. Para filtros criados utilizando campos do tipo HTML e text, recomenda-se utilizar o operador contendo-case sensitive, pelo fato desses campos não possuírem suporte a upper em determinados banco de dados; o Exibir itens: permite que os itens a serem filtrados não sejam exibidos no dropdown na interface, exigindo que o usuário digite o valor do filtro; ou que todos os itens sejam exibidos no dropdown (bastando o usuário selecionar o valor do filtro); e por último, somente os itens referenciados sejam exibidos no dropdown. Os itens referenciados são aqueles que possuem itens cadastrados associados aos itens a serem filtrados; o Valor default: permite definir um valor fixo para o filtro, toda vez que a interface é acessada; o Largura:permite definir o tamanho em pixels, para o campo do valor do filtro; o Escondido: permite não exibir o filtro na interface, evitando removê-lo da administração de filtros, caso haja a necessidade de exibí-lo novamente. Uma vez definido o filtro pelo tipo básico, pode-se verificar o XML da definição do filtro criado, selecionando o “Tipo Avançado”. b)Tipo Avançado: Exibe a definição XML do filtro configurado no “Tipo básico”. Pode-se também customizar o filtro através de sua definição XML. A figura abaixo exibe o resultado do XML de definição do filtro configurado na figura anterior: Mais atributos ainda podem ser inseridos no filtro uma vez configurados no "Filtro Básico". Possíveis atributos para a definição do filtro: o id: Id do filtro; o fieldId: Campo sobre o qual o filtro é aplicado. Se não for definido vale o valor do atributo id; o requestParameterName: Define o nome do parâmetro usado para obter o valor a ser filtrado. Se não for definido vale o valor do atributo id; o operator:(equal/like/notEqual/greaterThan/greaterThanOrEqual/lessThan/lessThanOrEqual/contains/in/isNull/isNotNull); o showItems: Exibe as opções em um dropdown (all/referenced). Tipo "all" exibe todas as possíveis opções e "referenced" apenas as que estejam presentes naquele campo em algum conteúdo; o renderBlankOption="false": Permite que a opção “Todos” não apareça no dropdown; o hidden:Filtro escondido (true/false[default]); o required:Define a filtragem como necessária para a exibição dos resultados. Se é um filtro escondido que não recebeu o parâmetro, não serão exibidos resultados (true/false[default]); o value: Define o valor que será usado na filtragem, sempre; o defaultValue: Define o valor default usado na filtragem, caso outro não seja definido pelo usuário ou recebido como parâmetro; o dependentOnFilter: Define dependência para um outro filtro. A dependência será calculada baseada em informações de lookup; o maxrows: Define quantos itens filtrados serão exibidos por vez. Serviço de Imagens: permite selecionar o repositório de imagens que o serviço corrente utilizará, caso este requisite imagens. Ao instanciar um serviço que necessita de um repositório de imagens, automaticamente o Lumis irá procurar por uma instância do serviço de imagens no canal corrente. Se não houver, ele procura no canal acima, cujo serviço de imagens tenha sido instanciado antes do serviço que irá utilizá-lo. Se em um mesmo diretório houver mais de um serviço de imagens, o Lumis não faz a seleção. Neste caso, o usuário deverá determinar qual instância será utilizada, através dessa opção.
Exemplos de serviços Lumis que necessitam selecionar o repositório de imagens: HTML, Links, Notícias, Banners; Serviço de documentos: permite selecionar o repositório de documentos pertencente a um canal, que o serviço corrente utilizará, caso este requisite utilizar documentos. Ao instanciar um serviço que necessita de um repositório de documentos, automaticamente oLumis irá procurar por uma instância do serviço de documentos no canal corrente. Se não houver, ele procura no canal acima, cujo serviço de documentos tenha sido instanciado antes do serviço que irá utilizá-lo. Se em um mesmo diretório houver mais de um serviço de documentos, o Lumis não faz a seleção. Neste caso, o usuário deverá determinar qual instância será utilizada, através dessa opção. Exemplo de serviço Lumis que necessita selecionar o repositório de documentos: HTML, pois o editor HTML apresenta uma opção de anexar arquivos. Workflow: Esta opção permite determinar qual workflow a instância de serviço utilizará: workflow padrão do portal; workflows customizados, ou nenhum. No entanto, esta opção somente estará disponível para serviços que possuem suporte a tal funcionalidade.
Não é possível selecionar um tipo de workflow caso a instância esteja com conteúdos cadastrados. Serviço de Categorização: Permite definir qual instância de serviço de Categorização será utilizada pelos serviços de gestão de conteúdo. Mais detalhes consultar Categorização de Conteúdos; Propriedades de Busca: Permite habilitar/desabilitar a busca para a instância de serviço ao qual a interface pertence. Ao desabilitar a busca para a instância de serviço ao qual a interface pertence, os conteúdos não serão recuperados. É importante salientar que a indexação continuará a ocorrer com a busca desabilitada. Posteriormente, quando a busca for novamente habilitada, não será necessário reindexar esta instância de serviço para que seus conteúdos sejam recuperados. Atualizar: atualização da interface após mudanças nas configurações. Permite também fazer limpeza de cache de interface e verificar os possíveis erros ocorridos na renderização.
|
Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.