Montagem

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O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os editores de conteúdo e para o usuário final da solução, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço de Enquete basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do conteúdo e áreas de visualização do serviço pelo usuário final.

 

Administração: Esta interface permite o cadastro e manutenção do conteúdo das enquetes pelo editor de conteúdo.
Votar: Esta interface disponibiliza a enquete cadastrada ou alterada mais recente, que atende ao período de publicação e que está aprovada no processo de workflow;
Resultados: Esta interface exibe a porcentagem de votação de cada resposta da enquete publicada, uma vez que o editor de conteúdo aciona “Resultados” na área administrativa; quando o usuário final seleciona “Resultados” na interface de votação; e por fim, automaticamente após a votação do usuário;
Histórico: Esta interface exibe os últimos resultados consolidados de todas as enquetes já cadastradas, publicadas no portal ou não.

Para disponibilizar o serviço de Enquete para o usuário final, basta instanciar as interfaces Votar e Resultados em páginas diferentes do canal. A página com a interface Resultados deve ter a propriedade “Oculto” selecionada para que não seja visível na barra de navegação do portal. Ela deve ser acessível somente através do botão “Resultados” no ambiente administrativo e da página de votação.

O ambiente administrativo de enquetes requer uma página para  a interface Administração e outra para a interface Histórico, em um canal restrito do portal, onde apenas os editores de conteúdo terão acesso. A página que contém o histórico pode ser oculta, para que seja acessada a partir da interface administrativa. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que estas páginas pertençam a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “Enquete”.

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Atribuição de Permissões

Para que o editor de conteúdo possa acessar o ambiente administrativo de enquetes, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Editar Conteúdo”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço.

Na figura a seguir, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário “Carla” está com permissão “Editar Conteúdo”, atribuída pelo administrador do portal. Com a permissão “Editar Conteúdo” o usuário tem acesso a interface administrativa porém não conseguirá cadastrar conteúdo. Para isso deve ser concedido pelo menos um dos papéis do workflow padrão. Portanto foi concedido ao usuário “Carla” papel “Editor”.

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Observação

 

O Lumis Portal oferece como sugestão de montagem deste serviço um prebuilt channel com uma estrutura de canal, páginas, e disposição das interfaces nas páginas.

Para informações sobre como instanciar canais e páginas, e atribuir permissão no controle de acesso, consultar a seção sobre Portal Studio.

Através do right-click da interface, encontram-se disponíveis parametrizações para a instância de serviço e customizações para a interface. Consultar a seção Customização de instâncias de Interfaces.


Lumis Portal 6.2.0.120405
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