Editor de Estilo

Top  Previous  Next

O Lumis Portal oferece uma interface de edição de estilos (XSL) para customização do layout de uma interface de um serviço. A figura abaixo mostra a interface de edição de estilos. A mesma por ser acessada através de um clique com o botão direito do mouse em uma interface de serviço e em seguida selecionar a opção “Estilo”.

portalStudio198

 

 

EditorEstilo002

 

A tela de edição de estilos possui  quatro abas “Visualizar Interface”, “Editar XSL”, “Exibir XML” e “Gerenciar Estilos”.

Visualizar Interface

Nesta aba é exibido um preview da interface considerando o estilo selecionado no drop down list Exibindo”.

Nesta interface são apresentadas outras informações referentes ao estilo escolhido:

Descrição: texto descritivo do estilo;
Caminho do Arquivo: caminho físico para o arquivo XSL armazenado no disco;
Isolamento: nível de isolamento do estilo;
Em cache: se o arquivo XSL encontra-se em cache ou não;

Para aplicar um novo estilo basta escolher um estilo no drop down list Exibindo” e em seguida clicar no botão “Aplicar Estilo”.

EditorEstilo002

Editar XSL

Nesta aba é exibido o código fonte do XSL escolhido no drop down list Exibindo”.  Ao escolher um estilo é possível fazer ajustes no layout editando o XSL  referente ao estilo escolhido. Para que as alterações sejam efetivadas é necessário primeiramente clicar no botão “Salvar”. Para aplicar as alterações na interface, caso o XSL alterado não seja o corrente da Interface, basta clicar no botão “Aplicar Estilo”.

Nesta interface são apresentadas outras informações referentes ao estilo escolhido:

Descrição: texto descritivo do estilo;
Caminho do Arquivo: caminho físico para o arquivo XSL armazenado no disco;
Isolamento: nível de isolamento do estilo;
Em cache: se o arquivo XSL encontra-se em cache ou não;

EditorEstilo003

Exibir XML

Nesta aba é exibido o XML produzido para a renderização da interface. As informações são apenas leitura não podendo ser alteradas.

EditorEstilo004

Gerenciar Estilos

Nesta aba é exibida uma lista de todos os estilos disponíveis para a interface. As ações permitidas são: Adicionar novo estilo, Excluir estilo, Editar propriedades do estilo e Aplicar estilo na interface.

A lista de estilos apresenta os estilos padrões da interface e os estilos adicionados pelo usuário. Os estilos padrões da interface são listados em destaque com tons de cinza. Já os estilos adicionados pelo usuário não. Na lista são apresentadas informações:

Nome: Nome do estilo;
Descrição: texto descritivo do estilo;
Isolamento: nível de isolamento do estilo;
Caminho do Arquivo: caminho físico para o arquivo XSL armazenado no disco;
Cache: se o arquivo XSL encontra-se em cache ou não;
Aplicado: Indica qual estilo está aplicado na interface.

EditorEstilo005

OBS. Na lista de estilos não são exibidos estilos com isolamento “Isolado” pertencente a outras instâncias da interface.

Botão Adicionar

Permite ao usuário adicionar um novo estilo, podendo o mesmo ser um arquivo já pré-existente ou criar um novo estilo baseado em um estilo pré-existente.

EditorEstilo001

A tela de Adição tem a seguintes informações:

Nome: Nome do estilo. Preenchimento obrigatório;
Descrição: texto descritivo do estilo;
Isolamento: Nível de isolamento do estilo. As opções de isolamento são:
oIsolado: Define que o estilo só poderá ser utilizado na instância de interface corrente;
oPúblico: Define que qualquer instância da interface poderá utilizar o estilo. Neste caso, alterações no estilo afetarão todas as demais interfaces que o utilizam;
oCompartilhado: Define as instâncias de serviços selecionadas pelo usuário poderão utilizar o estilo. Neste caso, alterações no estilo afetarão todas as demais interfaces que o utilizam;

Campo de preenchimento obrigatório;

Observação

 

A funcionalidade de isolamento faz com que o estilo apareça disponível para ser selecionado apenas para instâncias de intefaces conforme o isolamento. Mas a funcionalidade não garante que outra instância de interface o esteja utilizando indiretamente através de um include ou import do XSL. Deve-se evitar durante o desenvolvimento gerar dependências entre XSLs que sejam indesejadas.

 

Copiar de: Determina se é para ser criado um novo estilo com base no estilo selecionado. Nesta opção são listados todos os estilos respeitando os níveis de isolamento conforme apresentado no item acima. Estilos que possuem isolamento Isolado ou Compartilhado que não incluem a instância do serviço corrente não são listados no drop down list;
Caminho do Arquivo: caminho físico onde o arquivo será armazenado ou onde o mesmo está armazenado. Campo de preenchimento obrigatório;
Criar arquivo: indica se é para criar um novo arquivo ou não. Esta opção é utilizada quando se deseja adicionar um novo estilo baseado em um arquivo pré-existente. É importante destacar que não é permitido que dois estilos referenciem um mesmo arquivo físico. Ou seja, ao tentar adicionar um novo estilo utilizando um arquivo pré-existente, será validado se o arquivo já é utilizado por outro estilo.

Botão Excluir

Permite ao usuário excluir um estilo cadastrado.

Observação

 

Apenas estilos adicionados pelos usuários podem ser removidos. Estilos em uso não podem ser removidos até que os mesmos não estejam sendo utilizados.

Botão Propriedades

Permite ao usuário editar as propriedades do estilo.

Observação

 

Caso um estilo, compartilhado para um conjunto de instâncias de interfaces, esteja sendo utilizado por uma determinada instância a mesma não poderá ser desmarcada da lista de compartilhamento até que ela passe a utilizar outro estilo.

 

O nível de isolamento compartilhado somente poderá ser alterado caso nenhuma instância de interface das instâncias de serviço selecionadas não esteja utilizando o estilo corrente.

Botão Aplicar estilo na interface

Permite ao usuário aplicar um estilo selecionado à interface corrente.

 

 

Observação

 

Não alterar os arquivos XSL dos estilos nativos do Lumis, pois a cada upgrade do produto, os arquivos serão sobrescritos. Os estilos nativos ficam no interior da pasta lumisdata/def/lumis.

 

Existe também uma opção <Estilo Padrão> que representa o estilo padrão da definição da interface, ou seja, caso o estilo padrão da interface mude esta opção representa o estilo padrão corrente.

Recomenda-se criar um diretório para customizações de arquivos XSL de estilos de interfaces. Como por exemplo, criar um diretório “Estilos” relativo a “lumisdata/def”: lumisdata/def/Estilos.


Lumis Portal 6.2.0.120405
Copyright © 2006–2012 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.