Open the menu

Montagem do Serviço de Busca

O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para o usuário final da solução, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço de Busca, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a áreas de interação com serviço pelo usuário final.

O serviço oferece duas interfaces, que visam facilitar a montagem de uma solução. Tais interfaces permitem que o mecanismo de busca seja utilizado em quaisquer páginas do portal e o resultado exibido através de uma lista de conteúdos, podendo o usuário refazer a busca a partir da tela de resultados.

  • Busca: Esta interface permite que o usuário digite o conteúdo a ser buscado;
  • Busca com Resultados: Esta interface permite que o usuário visualize o resultado da busca, que são títulos de conteúdos linkáveis para o detalhe dos mesmos. No caso do resultado da busca ser um link para um documento, será exibido a página de detalhes deste documento, ao invés de disparar o download do mesmo. Além disso, esta interface permite que o usuário realize uma nova busca.

Para disponibilizar o serviço de Busca para o usuário final, os serviços buscáveis (Avisos, Notícias, Documentos, Imagens...) devem estar instanciados no mesmo canal que contém a instância de serviço de busca, ou em canais abaixo dele. As interfaces de busca podem ser instanciadas na mesma página ou em páginas diferentes.

Como exemplo, considere a seguinte hierarquia de canais, contendo instâncias de serviços de Busca e Notícias:

lumis.service.search.assembly_001

Neste exemplo, uma busca realizada pela instância de Busca A encontrará conteúdos nas instâncias de Notícias M, N, O, P, Q, R e S. Já a instância de Busca B buscará somente nas instâncias M e N de Notícias. A instância C de Busca encontrará conteúdos das instâncias P, Q e R. Finalmente, a instância de Busca D somente procurará conteúdos na instância de Notícias S.

Parametrização

É possível especificar se no "Resultado da Busca" serão exibidos o caminho da instância, o nome da instância e/ou a imagem da instância de serviço juntamente com o conteúdo retornado.

Para isso é necessário configurar no menu de contexto da interface (acessado através do clique com o botão direito), na opção Campos, respectivamente os campos Caminho do serviço, Nome do serviço e Imagem do Serviço. A partir daí, o XSL padrão do serviço passará a ler tais informações disponíveis no XML.

lumis.service.search.assembly_002

A figura acima exemplifica quais informações estão sendo passadas para o XML, porém o XSLpadrão do serviço de busca está implementado para retornar apenas título do conteúdo (Título), introdução do conteúdo (Subtítulo), Nome do serviço e Caminho do Serviço. Apesar de Endereço (URL)e Relevância estarem marcados por default, não estão sendo informados no XML e portanto o XSL não está exibindo na interface tais informações.

Uma observação importante, é que essas duas últimas informações quando acrescentadas para o resultado da busca, aumentam o processamento, pois para cada conteúdo retornado, essas informações serão obtidas do cache ou do banco de dados se não houver cache.

Outra observação importante é que recomenda-se utilizar as informações de Nome do serviço e Caminho do Serviçocaso a arquitetura de montagem da solução contribua com nomes sugestivos. Isso significa que não seria recomendável utilizar nomes para instância de serviços, tais como "Noticia 1", "Notícia 2". Além disso, as instâncias de serviço não poderiam estar em um canal e suas interfaces em páginas de outro canal.

Configurações do resultado de busca

No menu de contexto da interface Resultado de busca, há a opção “Configurações do resultado de busca”. Esta opção permite que as propriedades de agrupamento sejam customizadas. Por padrão, os agrupamentos de serviço, instância de serviço, categorização e tags estarão ativos.

O agrupamento dar-se-á no repositório de Big Data.